25 março 2011

Terremoto em Mianmar deixa pelo menos 60 mortos e 90 feridos

Terremoto em Mianmar deixa pelo menos 
60 mortos e 90 feridos
O número de mortos em decorrência de um terremoto no Leste de Mianmar já chega aos 60. Os tremores, que deixaram cerca de 90 feridos, atingiram 6,8 graus de magnitude na escala Richter e ocorreram na noite desta quinta-feira, horário local. Pelo menos 130 construções desabaram na região. Os abalos também foram sentidos em Bangcoc, na Tailândia, onde os edifícios mais altos tremeram por alguns segundos.
O terremoto aconteceu em uma região remota, montanhosa e pouco habitada, que faz parte do chamado Triângulo de Ouro da droga, onde convergem as fronteiras de Mianmar, Laos e Tailândia. A maior parte dos mortos estava na cidade de Tachilek.
Segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, perto das fronteiras com Tailândia e Laos, a 90 quilômetros ao norte de Chiang Rai e a 235 quilômetros de Chiang Mai, principal cidade do norte da Tailândia e um dos principais destinos turísticos do país. Mais tarde, um tremor secundário que alcançou 5,4 graus na escala Richter voltou a abalar a mesma região.
A rádio nacional chinesa confirmou que o tremor atingiu a província de Yunnan, no Sudoeste, sem deixar danos ou vítimas, mas provocou fissuras em casas e escolas na região de Xishuangbanna. No dia último dia 10, 25 pessoas já haviam morrido e 250 ficaram feridas em outro abalo sísmico que sacudiu a região fronteiriça entre a China e Mianmar, desta vez com 5,8 graus de magnitude.