03 fevereiro 2012

Incêndio destrói residência em Tuparendi

Foto: Brigada Militar de Tuparendi, divulgação
As chamas destruíram uma residência no centro de Tuparendi na noite desta quinta-feira. O incêndio na residência localizada na Rua Julio Fabrício, centro da cidade, começou por volta das 20h30min.
A Brigada Militar de Tuparendi e os Bombeiros de Santa Rosa compareceram ao local, mas a residência de madeira, com 12 X 8m, foi rapidamente consumida pelo fogo. De acordo com os Bombeiros a perda foi total.
As chamas foram contidas e foi realizado o rescaldo do local para que não fossem atingidas residências e metalúrgica próximas.
Segundo relato de vizinhos à BM, os moradores do local haviam se mudado e a residência estava desabitada. Não houve feridos.

Avança projeto para construir ponte entre Brasil e Argentina

Por Juliana Gomes, Zero Hora
A longa espera dos gaúchos pela construção de uma nova ponte entre Brasil e Argentina pode estar perto do fim. Está marcada para as 15h de hoje, em Foz do Iguaçu (PR), a assinatura do contrato que formaliza o início do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra sobre o Rio Uruguai, no noroeste gaúcho.
O documento será assinado por representantes da comissão binacional Brasil-Argentina e o Consórcio Iatasa, Atec, Grimaux e Ballcons, responsável pelo trabalho.
A ponte é uma reivindicação feita há cinco décadas pelos moradores da fronteira do Estado. Porto Mauá-Alba Posse, na região Noroeste, Porto Xavier-San Javier, nas Missões, e Itaqui-Alvear, na Fronteira Oeste, são as cidades que podem ser contempladas com a construção.
Nessas áreas, a ligação entre os países é feita via balsa. Há pontes para a Argentina apenas em São Borja e em Uruguaiana.
Segundo o consultor Carlos Lopes, da Ballcons, no prazo de 230 dias será sugerido um termo de referência, a partir do qual será definido um modelo para a execução da obra. O trabalho levará em conta a realidade das comunidades envolvidas no Brasil e na Argentina. A partir daí, será definido o local de construção da ponte.
– O estudo permitirá definir as diretrizes estratégicas que servirão de marco integral para estruturar um programa de investimentos para os próximos anos, propondo a execução de projetos tanto nas passagens fronteiriças já priorizadas como também naquelas cujo potencial seja definido a partir do estudo – afirma Lopes.
Vencida essa etapa, outras duas licitações devem ser realizadas. A primeira, para a elaboração do projeto executivo da obra. A segunda, para a contratação da empresa para sua execução.
Obra trará benefícios comerciais e turísticos
Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Lino Pauli, a construção da ponte internacional facilitará o comércio entre os dois países, além de contribuir para o circuito turístico das Missões. Outro benefício seria o fim das restrições impostas pelos horários das balsas e a facilidade de trânsito para o país vizinho.
– Estamos na torcida para que a ponte, finalmente, saia do papel e vá para cima do rio, onde é o lugar dela– comenta Pauli.

Ciclista morre ao cair na Avenida 21 de Abril depois de atropelar pedestre

No detalhes a vitima, Nilson Andrade
Foto: Abel Oliveira
O ciclista Nilso Andrade, que completou 55 anos no último dia 30, morreu às 22h15 desta quinta-feira, 2, na Avenida 21 de Abril, proximidades dos trilhos da Viação Férrea.
Nilso descia a Avenida, em direção ao centro, quando atropelou o pedestre Ari Willemberg, de 67 anos.
Com a queda o ciclista bateu com a cabeça no asfalto e morreu no local. O pedestre foi socorrido pelo Samu. Ele teve uma lesão na altura do ombro esquerdo, entre outras escoriações.
O local do acidente foi isolado pela Brigada Militar para perícia do IGP. O corpo foi encaminhado pela Polícia Civil ao Posto Médico Legal de Ijuí para a necropsia.

Mitiele Brites é a Garota Verão 2012 de Três de Maio

Milhares de pessoas acompanharam o desfilhe de escolha das candidatas de Três de Maio, Santa Rosa e Horizontina para o Garota Verão. Faixas, confetes e banners das torcidas coloriram o Parcão de Santa Rosa.
Receberam o título de Garota Verão as meninas entre 14 e 18 anos que se destacaram pela beleza, simpatia e desenvoltura na passarela. As escolhidas participarão da final regional, no dia 25 de fevereiro, no Ginásio Municipal de Esportes Elias Saffi, em Giruá.

Mitiele Rochinheski Brites
18 anos
Manequim 40
1,78 alt

Colheita da uva começa na Fronteira com expectativa de produção 15% menor

Secretário Mainardi (E) visitou parreiral com sistema de 
irrigação Foto: vilmar da rosa / divulgação
Pela primeira vez, a solenidade de abertura da colheita da uva no Estado ocorreu na Fronteira, em Santana do Livramento, de onde parte cerca de 15% da produção nacional de vinhos finos do país.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, visitou na quinta-feira uma propriedade com parreirais irrigados, realidade pouco comum na produção de uvas no Estado, mas que desponta como forte tendência.
Saiba mais: a produção no Estado
Atualmente, menos de 10% dos parreirais são irrigados no Rio Grande do Sul. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estima que esse percentual deva aumentar a cada ano.
O diretor executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani, diz que o Ibravin tenta obter do governo uma linha de crédito específica para irrigação. A implantação do sistema nos parreirais custa cerca de R$ 10 mil por hectare.
Apesar do custo elevado, o procedimento vale a pena. A seca, explica Paviani, ainda que seja favorável à qualidade da uva, baixa sua produtividade. Neste ano, deve-se colher 15% a menos do que em 2011.
Mainardi, por sua vez, afirma que a produção de vinhos finos está consolidada na região da Campanha e da Fronteira.
— Teremos uvas de excelente qualidade, apesar da produção ser menor do que a do ano passado — avalia o secretário.