28 janeiro 2011

Cavenaghi: "Espero fazer muitos gols pelo Inter"

Cavenaghi será apresentado oficialmente na

segunda-feira
O primeiro destino em solo gaúcho de Cavenaghi foi o Beira-Rio. A mais nova contratação do Inter chegou ao estádio por volta das 19h30min.
Depois de realizar exames físicos com o médico Luiz Crescente, se dirigiu para o jurídico. Na rápida passagem na frente do vestiário, o jogador esbanjou simpatia e agradeceu à torcida do Inter.
– Quero agradecer à torcida. Espero retribuir com muitos gols – frisa. 
Cavenaghi será apresentado oficialmente na segunda-feira. 
Chegada no Salgado Filho
A história de Cavenaghi em Porto Alegre começou por volta das 18h45min desta sexta-feira, 28 de janeiro de 2011. Foi neste horário que o centroavante escolhido pela direção para disputar a Libertadores desembarcou no Aeroporto Salgado Filho. 
Aproximadamente 400 torcedores esperavam o argentino em frente ao Portão 5 do aeroporto da capital gaúcha. A torcida já entoou o canto do novo reforço colorado: "Ohhh, Cavenaghi é gol", para o argentino sentir o carinho que receberá assim que vestir a camisa de seu novo clube.
Apesar de toda a festa, Cavenaghi não teve um contato mais próximo com a torcida. O jogador abanou de dentro do Peugeot 207 preto, do gerente-executivo Newton Drummond, mas não abaixou o vidro.
Os torcedores tentaram se aproximar do veículo, que estava escoltado pela polícia. Ocorreu um princípio de tumulto, e a polícia jogou bombas de efeito moral para conter os mais exaltados. Houve pessoas detidas durante a confusão.

Polícia captura em SC suspeito de cometer atentado contra delegado em Frederico Westphalen

Adão Telles, 39 anos, foi detido 

em Dionísio Serqueira, na divisa

com a Argentina

A Polícia Civil prendeu nessa quinta-feira, em Dionísio Serqueira (SC), na divisa com a Argentina, o homem suspeito de cometer um atentado contra um delegado e ter matado a cunhada do policial em setembro do ano passado em Frederico Westphalen, no norte do Estado. Adão Telles, 39 anos, foi trazido hoje pela manhã ao Rio Grande do Sul e recolhido ao presídio do município.
A operação teve apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, sob coordenação do delegado Claudir Stang. O mandado de prisão por homicídio e tentativa de homicídio foi cumprido por volta das 21h de ontem. Telles estaria morando há alguns meses em um vilarejo argentino localizado a cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil.
O atentado ocorreu na noite de 24 de setembro de 2010, quando dois homens teriam atirado contra a casa do delegado Alicildo José dos Passos, 56 anos, e provocado a morte da cunhada dele, Rosemar Rodrigues Girardello, 36 anos, que foi atingida no pescoço. Os criminosos também feriram com um tiro no braço outra cunhada do policial, Andréa Fabiane de Mello, 29 anos.
Nove pessoas estariam no sítio localizado no perímetro urbano de Frederico Westphalen, incluindo três crianças. Após os disparos, a dupla teria fugido a pé. Duas horas depois, foi perseguida por equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil. Durante o confronto, os policiais mataram um deles, identificado como Adilson Telles, 32 anos, irmão de Adão, que acabou fugindo.
Na manhã desta sexta-feira, após ser comunicada da prisão, uma equipe da Polícia Civil de Frederico Westphalen foi até Santa Catarina para buscar Telles, que negou qualquer participação no crime. Na época, porém, o delegado Alicildo José dos Passos disse tê-lo reconhecido como autor dos disparos contra a sua residência.

Formanda quebra o protocolo para homenagear os pais

Marianita é filha de Pedro Ortaça
Na formatura do curso de psicologia pela URI de Santo Ângelo, no dia 21 de Janeiro, Marianita Ortaça, quebrou o protocolo ao cantar em homenagem para os pais presentes no ato de colação de grau.
Ela foi aplaudida em pé pelo público, que lotava o salão nobre do colégio Madre Verzeli. Na plateia, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, o deputado Adroaldo Loureiro e o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, e o pai de Marianita, o cantor missioneiro Pedro Ortaça, Mestre da Cultura Popular Brasileira.
Parabéns à família Ortaça.  

Antônio Wünsch preside a Coopercultura

Wünsch no comando da Coopercultura
por três anos/Foto: Jorge Medina
Cooperativa também irá desenvolver projetos culturais que envolvam a região
A Coopercultura – Cooperativa Mista de Consumo e Produção Cultural reuniu os associados em Assembleia Geral Ordinária, na noite da segunda-feira, dia 24, nas dependências do auditório da Cotrimaio.Na oportunidade em pauta apresentação do Relatório de Gestão, Prestação de Contas e Eleição do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da cooperativa.
Antônio Wünsch foi eleito presidente da Coopercultura para um mandato de três anos, junto com os demais conselheiros que trabalharão os rumos do Cooperjornal, semanário de circulação regional mantido pela cooperativa. Entre as metas estão a manutenção da edição de um jornal de qualidade e que contribua para o desenvolvimento regional, primando pela fidelidade na informação.

Brigada Militar prende acusado de furtos e roubos em Três de Maio

Vanderlei tem um grande histórico de 
ocorrências  policiais
Na tarde desta quinta-feira, 27, em patrulhamento de rotina dos policiais da Brigada Militar de Três de Maio, prenderam um jovem de 18 anos de idade acusado de pelos menos cinco furtos e roubos nos últimos quinze dias. 
Vanderlei Santos dos Reis, quando menor de idade tinha uma vasta ficha policial. O Delegado de Policia Dr. João Vitório Barbato confirma pelo menos 54 procedimentos de ocorrências contra o jovem. No mês de outubro, Vanderlei completou 18 anos de idade e em dezembro foi preso, vindo a ter liberdade condicional no último dia 10 de janeiro quando voltou a Três de Maio e começou a agir. Algumas vitimas que foram atacadas pelo individuo, reconheceram o mesmo por fotos na Delegacia de Policia, o que levou então o Dr. Barbato a pedir a prisão preventiva  do individuo. 
O Capitão Paulo Roberto do Nascimento, em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta sexta-feira, confirmou que os policiais tiveram que usar de um disparo de arma de fogo em um dos pés do individuo que tentou agredir os policiais com uma faca. Nascimento confirmou também, que já no último dia 21 de janeiro, os policiais prenderam um menor que acompanhava Vanderlei  na prática dos delitos. 

Cursos Técnicos: porta de entrada ao mercado de trabalho

Cursos Técnicos e Mercado de Trabalho
Segundo pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada existe um déficit de 123,3 mil vagas formais para profissionais de nível técnico, nos mais diferentes setores.
O diferencial do curso técnico é a formação que alia teoria e prática. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC), o define como um curso que capacita o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas do setor produtivo. Seu principal propósito é acelerar o ingresso do estudante no mercado de trabalho.
Existem duas modalidades de ingresso no ensino técnico: concomitante e subseqüente. No primeiro o estudante realiza, ao mesmo tempo, o ensino médio e técnico, podendo ou não ser na mesma instituição. No segundo o curso é realizado após o ensino médio.
Além do ingresso no mercado de trabalho, o ensino técnico também funciona como porta de entrada ao ensino superior, para aquelas pessoas, que ao sair do ensino médio, não teriam condições de custear o seu curso superior. Como é o exemplo de Franzéli Inês kaspary, 24 anos, acadêmica de Administração da SETREM.
“O Curso Técnico em Informática foi uma ótima opção para mim, pelo fato de não ter recursos para fazer o Ensino Superior. Através dele adquiri muito conhecimento e consegui entrar no mercado de trabalho. Hoje trabalhando eu consigo pagar minha faculdade, graças ao curso técnico que abriu muitas portas na minha vida profissional”, comenta Franzéli.
  40 anos do Técnico em Agropecuária da 
   SETREM
Com 40 anos de tradição no ensino técnico a Sociedade Educacional - SETREM oferece para a comunidade regional 7 cursos: Agropecuária, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Móveis, Gerência Empresarial, Informática e Vendas. Através de parcerias com diversas empresas, organizações e a realização de práticas profissionais e estágios durante o curso, os estudantes egressos alcançam destaque e rápida inserção no mercado de trabalho, atingindo índices de empregabilidade superior a 90%.
Matrículas podem ser realizadas até 21 de fevereiro ou enquanto houver vagas. Também estão abertas as inscrições do processo seletivo para auxílio financeiro. O prazo estende-se até o dia 14 de fevereiro, sendo as provas realizadas no dia 15, no Campus, às 8h e às 14h.
Maiores informações pelo fone 3535 1011 ou pelo site www.setrem.com.br

Uma indústria de álcool pode se instalar em Três de Maio

             Foto: Pato Roberto
A empresa Tocantins Indústria e Comércio de Óleos Vegetais Ltda poderá investir 42 milhões na construção de uma indústria de álcool etílico à base de milho nos próximos tempos. A extração do álcool etílico do milho servirá para a indústria de cosméticos, medicina e bebidas destiladas. Nesta semana, os empresários Régis Nogueira de Azevedo, Ney Hentschel e o engenheiro Mário Bignetti estiveram em Três de Maio, para desenvolver conversações com o prefeito municipal a respeito da viabilidade de instalação do empreendimento no município.
Os empresários, foram recebidos pelo prefeito Olivio Casali no gabinete do Palácio Municipal, acompanhados pelo Ver. Ivo Novotny presidente da Câmara de Vereadores, e os vereadores Luiz Fernando Cereser e Jorge Leite de Oliveira. Depois de um encontro, quando os visitantes fizeram uma ampla explanação sobre o empreendimento que poderá significar o aproveitamento de aproximadamente 420 mil sacos de milho anualmente, na geração de 13 milhões de litros de álcool, que será comercializado no mercado interno e do exterior, a delegação se deslocou até a localidade de Nossa Senhora do Carmo, onde a empresa poderá estabelecer-se numa área de cerca de 3,0 hectares, que serão doados pela municipalidade.
Em caso de entendimento e, depois de resolvidas todas as questões burocráticas, a fábrica poderá funcionar em oito meses. As negociações entre o prefeito e os empresários da Tocantins tiveram início, em Porto Alegre, há cerca de seis meses atrás. A previsão do faturamento anual é de R$ 21 milhões, com a geração de 80 empregos diretos.

Fumicultores gaúchos buscam redução das perdas com a desvalorização do dólar

Fumicultor Ari Hintz na sua 
propriedade em Vale do Sol
A contínua desvalorização da moeda norte-americana molda o atual cenário do setor fumageiro do país. Para as indústrias brasileiras, que representam o segundo maior produtor mundial de tabaco e o maior exportador do produto, a queda do dólar representa uma significativa redução na rentabilidade. 
Para enfrentar a valorização do real, que tem afetado a competitividade do tabaco brasileiro — hoje considerado o mais caro do mundo —, as indústrias buscam alternativas. A redução da receita pode afetar o preço do tabaco pago aos produtores na hora da compra.

Em Santa Rosa videomonitoramento começa em 15 de março

Centro da cidade terá um reforço na
segurança, com a implantação do 
sistema
A data foi anunciada ontem pela manhã pelo empresário José Enrique Orenbuck, da RT Merlin, empresa do Rio de Janeiro contratada pela Prefeitura de Santa Rosa para instalar o sistema. A promessa inicial era de que o videomonitoramento entrasse em operação em dezembro do ano passado, antes das vendas natalinas do comércio. A empresa, alegando questões técnicas, solicitou um aditivo de prazo ao contrato. 
Serão 25 câmeras concentradas boas parte do centro da cidade e em pontos estratégicos, como entradas de vilas mais habitadas, todas interligadas por uma rede de fibra ótica. Cerca de R$ 800 mil estão sendo aplicados na implantação do projeto. As câmeras serão controladas pelo Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM), que funcionará em uma sala na Prefeitura e operada por soldados da Brigada Militar, policiais civis e servidores contratados. O dinheiro feio do Pronasci. 
“Nós poderemos visualizar a formiga na calçada”, explicou José Henrique, para dar uma noção do poder de zoom de cada câmera. Mesmo em locais menos iluminados, há recursos para identificar suspeitos.