28 janeiro 2011

Em Santa Rosa videomonitoramento começa em 15 de março

Centro da cidade terá um reforço na
segurança, com a implantação do 
sistema
A data foi anunciada ontem pela manhã pelo empresário José Enrique Orenbuck, da RT Merlin, empresa do Rio de Janeiro contratada pela Prefeitura de Santa Rosa para instalar o sistema. A promessa inicial era de que o videomonitoramento entrasse em operação em dezembro do ano passado, antes das vendas natalinas do comércio. A empresa, alegando questões técnicas, solicitou um aditivo de prazo ao contrato. 
Serão 25 câmeras concentradas boas parte do centro da cidade e em pontos estratégicos, como entradas de vilas mais habitadas, todas interligadas por uma rede de fibra ótica. Cerca de R$ 800 mil estão sendo aplicados na implantação do projeto. As câmeras serão controladas pelo Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM), que funcionará em uma sala na Prefeitura e operada por soldados da Brigada Militar, policiais civis e servidores contratados. O dinheiro feio do Pronasci. 
“Nós poderemos visualizar a formiga na calçada”, explicou José Henrique, para dar uma noção do poder de zoom de cada câmera. Mesmo em locais menos iluminados, há recursos para identificar suspeitos.