26 maio 2010

Delegado é morto em emboscada durante entrevista ao vivo por telefone na Bahia

O delegado Clayton Leão foi assassinado hoje a tiros em Camaçari (BA) no momento em que concedia entrevista ao vivo a uma rádio pelo celular, dentro de seu veículo. A entrevista foi interrompida pelo som de disparos e os gritos da esposa do delegado pedindo ajuda.
No momento, os locutores advertiram que algo grave havia acontecido, e só puderam confirmar o homicídio minutos depois. O delegado chefiava a 18ª Delegacia da Polícia Civil em Camaçari e que tinha a seu cargo investigações sobre grupos de narcotraficantes.
Leão estava conversando justamente sobre um caso de tráfico de drogas em sua entrevista à rádio Líder FM quando o diálogo foi interrompido pelos gritos da esposa.
— Pelo amor de Deus, ajuda! —, gritou a mulher.
— Algo grave ocorreu. Ele estava ao vivo conversando comigo e, de repente, ouvimos essa senhora desesperada. Precisamos saber o que aconteceu. Atenção, Polícia Civil, ele estava nos falando da estrada de Cascalheira em Arembepe —, disse o locutor Raimundo Rui ao explicar a interrupção da entrevista.
Segundo fontes oficiais, o delegado, que tinha parado o veículo no acostamento de uma rua para poder falar ao telefone, foi baleado por dois homens que estavam em outro carro no qual aparentemente o seguiam e que fugiram sem dizer nada. A Polícia diz desconhecer os motivos do crime e seus possíveis autores.
Ouça o áudio do momento em que o delegado Clayton Leão foi assassinado, enquanto dava uma entrevista por celular à Rádio Líder FM:


Ressaca destrói casas e provoca estragos na Praia da Armação, em Florianópolis

A forte ressaca nas últimas semanas na praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, destruiu nesta quarta-feira pelo menos três casas e causou prejuízos às famílias que vivem no local.
Pela manhã, parte de uma casa foi levada pelas águas. Um grupo de moradores retirou os móveis e decidiu sair do local. No início da tarde, outras duas casas já haviam sido atingidas pelo mar.
Os moradores dizem que não têm mais dinheiro para comprar areia e pedras para tentar conter o avanço do mar. Muitos estão tirando tudo o que podem das casas afetadas.
Barra da Lagoa
Na Barra da Lagoa, moradores estão em alerta. Algumas famílias ficam acordadas de madrugada, com medo de a água invadir as casas.
A Secretaria de Obras de Florianópolis trabalha no local para tentar recuperar os estragos provocados pela ressaca. Sacos de areia do exército colocados no último sábado não conseguiram conter o avanço da água.
De acordo com a Defesa Civil da Capital, a região está sendo monitorada. Uma equipe está na rua para auxiliar os moradores nos bairros da Armação e da Barra da Lagoa.

Santa Rosa é destaque no Congresso Nacional de Saúde

A Presidente da Fundação Municipal da Saúde, Karina Kucharski e a Diretora Vanderli de Barros foram convidadas para participar do 26º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e o 7º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e não Violência, que acontece esta semana em Gramado.
O convite foi feito, após o trabalho da FUMSSAR, ter sido selecionado como um dos destaques do país. O projeto “A Atividade Física Produzindo Saúde na Atenção Básica” que é realizado, em Santa Rosa, foi um dos selecionados entre os inscritos. O projeto proporciona aulas de educação física para a comunidade do município, com o objetivo de promover saúde. As ações são coordenadas pela Diretoria de Atenção Básica. De acordo com Karina Kucharski, “A promoção de saúde é uma prioridade de Governo e está ligada diretamente a qualidade de vida da população. Quero agradecer o apoio de toda FUMSSAR, em especial a Diretora Glaci e os professores Rogério e Arcanjo que se empenharam nesse projeto”.

Suspeito de matar a esposa é preso em Santa Rosa, no noroeste do Estado

Um funcionário público aposentado de Santa Rosa acusado de assassinar a ex-mulher em Três Corações, Minas Gerais, foi preso no município gaúcho. Protásio Andrade de Medeiros, 63 anos, é suspeito de ter matado Verônica Vitália de Medeiros, 58 anos, com um tiro .

A investigação foi feita pela polícia de Três Corações, onde no dia 17 de maio ele teria cometido o crime. O casal já tinha um histórico de ocorrências de ameaças feitas por Verônica contra Protásio. O acusado foi levado ao presídio de Santa Rosa e será transferido para Minas Gerais para ficar à disposição da justiça mineira.

Fenasul realiza controle de vacinação contra aftosa

A poucos dias do término da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a regularidade dos animais que ingressam no Parque de Exposições Assis Brasil é um termômetro de que a meta deverá ser cumprida no Rio Grande do Sul. Dos mais de 200 bovinos que chegaram a Esteio até o início da noite de ontem para a 6ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), todos estavam em dia com a imunização.
Apesar do atraso inicial na distribuição de doses no Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura (SAA) acredita que o prazo da vacinação contra a aftosa, que se encerra no dia 31, não precisará ser postergado. Até a próxima segunda-feira, a meta é atingir pelo menos 93% do rebanho gaúcho, que gira em torno de 13,6 milhões de cabeças de gado.
Para o veterinário da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal da SAA, Wylner Ribeiro, o andamento da vacinação está dentro do esperado:
– Até agora, não fomos comunicados de dificuldades por parte dos produtores em conseguir a vacina.
Ontem, mais de 200 animais das raças holandesa e jersey começaram a ocupar suas baias no evento, que tem início amanhã e se estende até domingo. Destes, apenas um animal teve de ser barrado na entrada, pois a documentação apresentada pelo proprietário continha dados incompletos.
– Isso demonstra que os produtores estão fazendo a sua parte – aponta José Arthur Martins, diretor de Feiras e Exposições da SAA.
As grandes apostas de negócios da 6ª Fenasul desembarcam hoje em Esteio. São cerca de 1,5 mil terneiros, entre os quais 500 da raça Angus.
– A exportação de terneiros no ano passado fez com que houvesse uma defasagem no mercado, por isso, a expectativa é de um aumento do preço neste ano – acredita Martins.
Com seis vacas holandesas de uma cabanha de Carlos Barbosa, Elói Galina estreará os animais no evento:
– Participo de feiras há 10 anos, mas esses serão expostos pela primeira vez .
Ao todo, 2,2 mil animais – entre bovinos, ovinos, caprinos, equinos, aves, coelhos e chinchilas – devem ingressar no parque até a meia-noite de hoje. A 6ª Fenasul marca também a retomada da economia. Sem projetar números, o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), José Ernesto Ferreira, espera superar os negócios do ano passado:
– Queremos nos projetar como um país exportador de gado leiteiro e de corte. Para isso, ainda precisamos vencer as barreiras sanitárias de fronteira.