16 agosto 2011

CRAS realiza Escola de Trânsito

Ao todo 40 alunos de sete a 17 anos participaram do passeio
e das atividades realizadas na Casa da Cidadania
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Centro de Formação de Condutores Mário Machado e com a Brigada Militar, realizou uma 'Escola de Trânsito' para os alunos que participam das ações socioeducativas e do Projovem Adolescente.
Na atividade, os representantes do CFC e da Brigada Militar explicaram para os alunos as lei que regem o trânsito para pedestres, ciclistas e condutores, e realizaram um passeio de ônibus pela cidade, para analisar se as pessoas estavam agindo conforme a lei.
Ao todo 40 alunos de sete a 17 anos participaram do passeio e das atividades realizadas na Casa da Cidadania, que recebeu do CFC uma réplica de viários trajetos, compreendendo ruas, faixas de segurança e placas de sinalização. Os alunos puderam utilizar bicicletas para realizarem estes trajetos.
Conforme a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, foi a primeira vez que uma atividade destas foi realizada, e foi de muito proveito para os alunos, em decorrência da preocupação de todos com as questões de trânsito. “Tivemos um momento de conscientização para que os alunos possam ter um comportamento adequado quanto pedestres e futuros condutores”, destaca.

Começa transferência de árvores nativas para construção de trevo da BR Foods

Deverão ser retiradas do local 2.628 árvores
Prefeitura de Três de Maio começa preparar área onde será construído o trevo à fábrica de leite em pó da BR Foods na BR 472. Estão sendo retiradas árvores de uma área de 400 metros quadrados. As espécies protegidas por lei, como butiazeiros, coqueiros e figueiras do mato, estão sendo transplantadas para outro local publico onde serão preservadas. 
Deverão ser retiradas do local 2.628 árvores. Para compensar, a prefeitura terá que fazer o plantio de 3770 mudas de arvores nativas em área publica. 
Também toda a fauna presente local, como cobras, lagartos e outros animais silvestres, também terão quer removidos para em segurança para área verde com as mesmas características da atual mata onde estavam vivendo até agora.

XVI Copa Racol terá inicio dia 20 de agosto


Terá início no próximo sábado, dia 20, mais uma edição do Campeonato Municipal de Futebol de campo de São José do Inhacorá, a XVI Edição da Copa Racol.
A abertura será no Estádio Municipal na localidade de Mato Queimado, com início às 14 horas, aonde se enfrentarão as equipes do Esporte Clube Cruzeiro de Santo Antonio do Inhacorá e do Esporte Clube Beija-Flor de Linha Ilha, nas categorias Aspirante e Principal.
Já no domingo, dia 21, os jogos serão em Santo Antônio do Inhacorá, entre as equipes do Esporte Clube Palmeiras de Mato Queimado e do Esporte Clube Corinthians de Barra Seca, em ambas as categorias.

Fogo destrói completamente casa no centro de Tucunduva

As chamas consumiram a residência
Um incêndio ocorrido nas por volta de 01 hora da manhã desta segunda-feira, na rua São Luiz, próximo ao Colégio Bento Gonçalves, centro de Tucunduva, destruiu completamente a casa da professora Maria Leopoldina de Oliveira, que dormia na hora em que o fogo começou a consumir a casa de madeira. Segundo informações, ela foi retirada da casa por vizinhos. O fogo se alastrou rapidamente, e só não atingiu uma casa vizinha devido a um muro alto que dividia as duas propriedades, e a ação dos bombeiros de Horizontina, que foram chamados para controlar o incêndio. Até a manhã desta segunda-feira ( 15 ), não havia nenhuma informação sobre como teria iniciado o incêndio. A professora teria saído da casa apenas com a roupa do corpo e levada para a casa da mãe.

Tribuna Livre da Câmara de Vereadores foi ocupada na 19ª Sessão Ordinária

Ver. Gilson entrega cópia do Projeto de Lei que criou a 
Semana da Água em Três de Maio
Foto: Claudiomar Witchak
Por ocasião da 19ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio, realizada na noite desta segunda-feira, 15, fez uso da tribuna livre a Presidente do Comitê Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Claucia Lourdes Tibulo Kapper, com o objetivo de apresentar aos vereadores o processo e planejamento de usos da água na bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo. Na oportunidade, a presidente Claucia ressaltou que o comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica dos referidos rios, faz parte do sistema estadual de recursos hídricos, tendo uma abragência de 55 municípios localizados desde o rio Turvo até o rio Comandaí, com uma área de 10.800 quilômetros quadrados.
Ao final, o vereador Gilson Grando do PMDB, entregou a presidente Claucia, uma cópia de um projeto de sua autoria, aprovado no mês de março deste ano, no qual institui a Semana da Água em Três de Maio.

Pai e filho de 2 anos morrem em acidente em Campestre da Serra

Carga de farinha cai sobre carro em acidente 
Crédito: Divulgação / PRF
Morreu, por volta das 5h desta terça-feira, o motorista do Palio que foi atingido pela carga de um caminhão  em acidente ocorrido na BR 116, em Campestre da Serra, nos Campos de Cima da Serra, na noite dessa segunda-feira. Ademilso Sutil de Souza, de 34 anos, estava internado no Hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria. A mulher dele, Denise Alves de Souza, de 31 anos, segue em observação na instituição. O filho do casal, Natan Alves de Souza, de 2 anos e oito meses, morreu soterrado pela carga. 
O quarto ocupante do carro, Jorge Salvador Vieira de Aguiar, de 52 anos, está internado no Hospital São João Bosco de São Marcos, no Nordeste do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão, com placas de Caxias do Sul, perdeu a carga de farinha no km 82 da rodovia e atingiu o Palio, também emplacado em Caxias do Sul.

Câmaras excedem teto de gastos

Por wagner_machado
Enquanto dezenas de Câmaras Municipais estudam ampliar o número de vereadores, um levantamento baseado em dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revela novas contradições.
No ano passado, 42 Câmaras gaúchas gastaram com folha de pagamento valores acima do limite legal estabelecido pela Constituição. E, mesmo assim, 10 delas ainda avaliam – cinco até já decidiram – ter mais vereadores do que têm hoje.
Os dados sobre as despesas de cada Legislativo estão no portal do TCE (www.tce.rs.gov.br). Para analisá-los, recomenda-se uma consulta à Carta Magna, que no inciso 1°do artigo 29A determina o seguinte: nenhuma Câmara “gastará mais de 70% de sua receita com folha de pagamento”.
– O propósito é evitar abusos. Mas alguns podem entender que, neste ponto, a Constituição é até liberal demais – diz o constitucionalista Eduardo Carrion.

Simon pede que aliados apoiem ações moralizadoras do governo

Simon pede que aliados apoiem ações moralizadoras do governo 
Crédito: Waldemir Barreto/ Agência Senado
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez, nesta segunda-feira, um apelo aos demais parlamentares da base aliada para que apoiem as ações moralizadoras da presidente Dilma Rousseff. Simon pediu que os líderes partidários na Câmara e no Senado desistam da chamada “greve branca”, em que se recusariam a votar projetos de interesse do governo em represália às demissões ocorridas em ministérios controlados por partidos da base. 
O senador referia-se aos ministérios dos Transportes e da Agricultura, onde há vários servidores sob acusação de envolvimento em supostos esquemas de corrupção.
Em discurso, Simon disse que a imprensa está deixando a classe política e o Congresso em uma situação difícil e que os líderes partidários estão se comportando como se quisessem controlar a presidente. “A imprensa está nos deixando numa posição (...) muito triste. Os líderes dos partidos políticos estão a dizer que vão iniciar um movimento no sentido de acalmar a dona Dilma. Ou ela para, ou vamos votar projetos."
Segundo ele, os líderes não discutem diretamente a aprovação dos textos, mas deixam entender que algumas propostas podem ser aprovadas para prejudicar o governo. “Apelo ao meu partido, o PMDB, e depois aos outros partidos, que paremos para meditar (sobre esta situação).”
Para ele, as demissões feitas por Dilma são um exemplo que não foi dado pelos dois antecessores, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, que não demitiram ninguém. "Ela demitiu no início do governo, a começar pelo homem da sua maior confiança, o seu primeiro nome, alguém que se sabe que ela escolheu, num ministério onde parece que a maioria, quase a imensidão, foi indicada por outras pessoas, a começar pelo Lula. O chefe da Casa Civil (Antonio Palocci) ela tinha escolhido. Ela demitiu”, disse Simon.
Outros apoios
Logo após Simon, também falaram os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Jorge Viana (PT-AC) e Ana Amélia (PP-RS). “Estamos aqui para manifestar ao Brasil inteiro que estamos ao lado da presidenta no momento em que ela demite pessoas que estão sob suspeição. Isso é um ato novo neste País, salvo algumas exceções no passado”, disse Cristovam. Ele aproveitou para pedir à presidente que ouça mais os parlamentares e que construa uma base sem fisiologismos.
Ana Amélia, que tem votado de maneira independente e chegou a assinar requerimentos para a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), criticou a maneira como o Poder Executivo tem se relacionado com o Legislativo, mas apoiou as iniciativas de Dilma. A senadora manifestou disposição de participar da formação de uma frente parlamentar, embora ressaltando que não haverá alinhamento automático ao governo.
"É, pontualmente, um apoio político para que ela não fique refém de outras forças que não queiram o que estamos pretendendo aqui: moralidade, gestão, qualidade, profissionalização do serviço público. É apenas isso. Estamos aqui para dar-lhe o apoio necessário, do ponto de vista político, para que ela continue nessa ação.”
Para Ana Amélia, a presidente precisa ainda diminuir as contratações por indicação políticas nos ministérios, realizar mais concursos e dar promoções por mérito no serviço público. Há mais 17 oradores inscritos para falar na sessão de hoje, a maior parte deles convocada por Pedro Simon para defender as ações de moralização no governo. O movimento começou na última sexta-feira.