19 setembro 2010

Mineiros presos cantam o hino pelo bicentenário da independência do Chile

Milhares de cidadãos cantaram neste sábado o hino nacional nas praças de todas as cidades chilenas para celebrar o Bicentenário de sua independência, e foram acompanhados pelos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade.
Na superfície junto à mina, seus familiares participaram da cerimônia e os mineiros, no subterrâneo, hastearam uma bandeira chilena que lhes foi enviada com a assinatura de seus parentes.
Uma das perfuradoras utilizadas na operação de resgate dos mineiros presos em uma mina no Chile chegou ao local onde estão os 33 trabalhadores, e agora a operação consistirá em alargar o duto aberto pela máquina, o que pode levar várias semanas.
O engenheiro encarregado dos trabalhos de resgate, André Sougarret, explicou que o buraco de 30 centímetros chegou até o refúgio onde estão os mineiros e que agora começa uma nova etapa, que consiste em aumentar o diâmetro para até 71 cm.
Neste sábado, começou a operação para alargar o duto, através do qual se espera resgatar os trabalhadores por meio de uma cápsula de metal. Os mineiros subirão um a um em um trajeto que deve durar cerca de uma hora. A chegada da sonda ao ponto onde estão os mineiros foi uma injeção de ânimo, reforçada pela comemoração do bicentenário da independência, e no âmbito da qual o presidente Sebastián Piñera afirmou que "os mineiros simbolizam melhor do que mil palavras a unidade e o temperamento deste povo".
O próximo passo será extrair as barras da perfuradora, mudar os martelos e fazer uma inspeção com uma câmera de TV "para poder ver a qualidade do poço", disse o engenheiro.
A perfuradora que chegou até os mineiros é a T-130, que executa o chamado 'Plano B'. Outra perfuradora, a Strata 950, que deve chegar até os 702 metros, avançou 320 m e atualmente está em manutenção, mas será posta a funcionar novamente na tarde deste sábado. Na segunda-feira se espera que comecem as perfurações de um terceiro buraco.