07 julho 2011

Choque entre ônibus e caminhão deixa um ferido em Três de Maio

A pouco tinha desembarcado o último passageiro do ônibus
O acidente aconteceu na BR 472, próximo a ponte do Rio Santa Rosa na divisa dos municípios de Três de Maio e Santa Rosa, às 17h e 45min da tarde desta quinta-feira, 07.
O ônibus da empresa Crestani de Três de Maio, conduzido por Valdir Crestani, trafegava no sentido Santa Rosa/Três de Maio, colidiu lateralmente com um caminhão Mercedes que vinha no mesmo sentido. O caminhão de Três Passos carregado com 8mil kg de ração, era conduzido por Erton Dissen, e tinha na carona Daniel Cassiano Spicher. O caroneiro teve ferimentos nas pernas e foi conduzido ao Proto Socorro do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio. No ônibus, no momento do acidente estava apenas o motorista, o mesmo havia feito o trajeto pelo distrito de Quaraim, e retornava para casa.
Os dois veículos saíram lado a lado para o outro lado da pista, ficando com a parte frontal fora da pista de rolamento na mão contrária a qual eram conduzidos.
“Segundo Crestani, motorista do ônibus, ao passar a ponte do rio Santa Rosa, ele percebeu que um caminhão se aproximava e buscou maior proximidade do acostamento para permitir que o mesmo lhe ultrapassasse, e logo em seguida perdeu o controle do volante que teria estourado a barra de direção.”
Compareceram na ocorrência, a Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio, o Samu de Três de Maio e a Policia Rodoviária Federal de Ijui.

Mulher morre em acidente em trevo de Ijuí

O caminhão é de Três de Maio
Um grave acidente por volta das 9 hs15min de hoje, 07, deixou uma pessoa morta e outra ferida no trevo de entroncamento da rua do Comércio com a ERS 342, imediações do campus da Unijuí, em Ijuí.
Edemir Maria Mantovani, de 46 anos, conduzia uma moto quando ao contornar o trevo o veículo foi atingido por uma carreta, placa INR – 82-45, de Três de Maio, que tinha na direção, Jacson Augusto Jahn Britz, de 36 anos.
Com o impacto, a motociclista teve morte instantânea. A caroneira da moto e irmã de Edemir, Luiza Joana Mantovani, de 40 anos, ficou ferida, foi levada consciente ao Hospital de Caridade de Ijuí, porém não corre risco de morrer. Ele tem suspeita de fratura na perna direita.
Com o impacto, a motociclista teve 
morte instantânea
O motorista da carreta disse que ainda tentou frear o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. A vítima fatal residia na Linha 04 Oeste, há cerca de 200 metros do local do acidente, onde também mora a irmã que ficou ferida. Edemir Maria Mantovani saia da estrada de chão, proximidades da propriedade, e ingressava no trevo quando foi colhida pela carreta.
Familiares das vítimas, que inclusive foram os primeiros a chegar no local da colisão, pela proximidade, pediram a implantação de uma rótula onde atualmente existe o trevo, em razão do grande movimento de veículos e velocidade excessiva praticada na rodovia estadual.

Igreja Matriz de Três de Maio será restaurada

Foto: Vanderli Lorenz
Integrantes da Diretoria da Comunidade Católica de Três de Maio, bem como os Padres Tarcisio e o Pároco Afonso Werner, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 07, com autoridades, imprensa e a ilustre presença de Dom José Clemente, Bispo da Diocese de Santo Ângelo, quando na ocasião foi lançada a campanha para restauração interna da Igreja Matriz.
Conforme o presidente da comunidade católica, Ernesto Kochann, depois de realizar a pintura externa do templo a pouco tempo, o objetivo agora é a restauração interna da Igreja Matriz da Comunidade Católica Nossa Senhora da Conceição. O custo da obra será custeado por meio de doações espontâneas da comunidade. Os trabalhos de restauração já tiveram inicio, começando com o sistema de som que já está em fase de conclusão, o que dará uma melhora muito significativa na qualidade sonora no ambiente. A próxima parte do projeto a ter inicio em breve, é a restauração a parte elétrica da igreja.
Empresas e pessoas em geral interessadas em contribuir com a restauração devem entrar em contato com a secretaria da paróquia.

5ª Conferência Municipal de Saúde define diretrizes para a saúde em Três de Maio

Delegados escolhidos para representar Três de Maio na
nas Conferências Estadual e Nacional
Nesta quarta-feira, dia 6 de julho, ocorreu a 5ª Conferência Municipal da Saúde, que teve como tema 'Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS'. O evento foi realizado no Salão Paroquial Católico, durante todo o dia, e contou com a participação de autoridades, profissionais da área da saúde e a comunidade em geral.
Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal, Olívio José Casali; o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca; o delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Antônio de Paula; o presidente da Conselho Municipal de Saúde, Gerson Rodrigues e a coordenadora do evento, a enfermeira Angelita Sabino. Marcaram presença também os secretários municipais Moacir Carvalho e Cristiano Massuda Grenzel; o assessor jurídico Jorge Wachter; a primeira-dama Elizabeth Carrafa Casali; o gerente administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Gelson Schneider; imprensa e representantes da área de psicologia e enfermagem da Setrem.
Em uso da palavra, o presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou que a participação da comunidade é de suma importância para a realização deste evento, que visa aprimorar o processo e adequar os conhecimento no âmbito da saúde.
O secretário da Saúde destacou sua satisfação em trabalhar em Três de Maio, e ressaltou o empenho de toda a equipe de saúde e a parceria que está sendo realizada com a Câmara de Vereadores para possibilitar mais cirurgias eletivas e diminuir a 'fila da dor'. “Hoje iremos decidir as novas diretrizes da saúde para os próximos quatro anos, e iremos escolher os delegados municipais, para representarem Três de Maio em Porto Alegre e Brasília”.
Ivo Novotny salientou que o mínimo de investimentos municipais em saúde deve ser de 12%, e que Três de Maio investe 20%, mas ainda há muitas melhorias para serem realizadas.
Em seu discurso,  o prefeito Casali enfatizou que a saúde é o maior dom do ser humano e que precisa ser preservada. “A administração tem somado esforços para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, e dou carta branca ao secretário Valdemar para que possa possibilitar a comunidade de Três de Maio a saúde que merece”.
Após a solenidade foi realizada uma apresentação artística com Luiz Moreira, e em seguida Valdemar Fonseca iniciou sua palestra sobre alguns apanhados da 14ª Conferência Nacional de Saúde, destacando os componentes básicos da qualidade da saúde, que se baseiam no científico, ético e humano; como o SUS está caracterizado atualmente e os sete pilares da qualidade de vida: eficiência, eficácia, efetividade, equidade, aceitabilidade, legitimidade.
Durante a tarde foram realizadas discussões em grupos para realizar possíveis modificações no relatório geral das oito pré-conferências de saúde que foram realizadas até o momento, entre a cidade e interior.
Dentre as principais sugestões foi destacada a agilidade que deve ser dada ao fornecimento de medicamentos; o agendamento dos atendimentos; demanda de vacinas e exames;  visitas dos agentes de saúde e contratação de novos médicos.
Grupos de pessoas reunidos na Conferência Municipal 
Em seguida, dentre os 46 delegados municipais de saúde (sendo 22 conselheiros natos e 24 escolhidos nas pré-conferências) foram eleitos os seis delegados para representar Três de Maio nas Conferências de Saúde a nível estadual e nacional. Os escolhidos foram: Cleonice Schuster, Isolde Grando, Marlene Schafer, Valdemar Fonseca, Gelson Schneider e Douglas Hammes. Os suplentes: Airton Henn, Lídis Reisheir, Jorge Feistler, Noemi Flores, Marilei Dockhorn e Rosane Thile.
Mais de 120 pessoas estiveram presentes na 5 ª Conferência Municipal de Saúde, e todos receberam certificado de participação com oito horas de carga horária.
A 6º Conferência Estadual de Saúde vai ocorrer em Porto Alegre entre os dias 15 de julho e 30 de outubro, e a 15ª Conferência Nacional deve ser realizada entre 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília.

PROCON recebe representante da OI

Até junho foram realizados mais de 400 atendimentos 
formalizadose repassadas, aproximadamente, 
1.000 informações
Nesta quarta-feira(06), a Coordenadora do PROCON, Lila Pitta Collares recebeu a visita de dois supervisores da empresa de telefonia OI. A gerente de Relacionamento, Rossana Soveral e o gerente da OI na região, André Machado, estiveram no município, para conferir o número de reclamações contra a empresa.
Eles também ofereceram um canal direto de atendimento ao PROCON, com o objetivo de atender as reclamações dos consumidores de uma maneira mais ágil. Os supervisores também se comprometeram em transformar a loja de atendimento da OI, em Santa Rosa(Avenida Rio Branco), em um posto de atendimento, no prazo de 30 dias. Essa foi uma solicitação da Coordenadora, visando facilitar o atendimento, “A visita foi importante, uma vez que essa aproximação com a empresa demonstra que as atividades do PROCON estão sendo realizadas da melhor maneira possível, visando sempre, atender bem os consumidores”, ressaltou Lila Collares.
Até junho foram realizados mais de 400 atendimentos formalizados e repassadas, aproximadamente, 1.000 informações.

Cão encontra bebê dentro de sacola em São Paulo

Cão encontra bebê dentro de sacola em São Paulo 
Crédito: Reprodução / R7
Um bebê recém-nascido foi encontrado, por volta das 19h30min dessa quarta-feira, dentro de uma sacola plástica, na região da Mooca, em São Paulo. A criança estava junto a uma árvore, em uma viela para pedestres.
Uma estudante de Pedagogia passeava com o cão quando o animal foi atraído pela sacola e começou a cheirá-la. A jovem de 25 anos pegou a menina, que estava sem o cordão umbilical, levou para casa, deu banho, enrolou em um cobertor e acionou a Polícia Militar.
Policiais da 5ª Companhia do 21º Batalhão encaminharam a recém-nascida para o Hospital Cândido Fontoura. Ela está em observação na UTI Neonatal e passa bem. Não há previsão de alta.
O caso foi registrado no 57º Distrito Policial, como abandono de incapaz. A criança será encaminhada para o Conselho Tutelar. A mãe, que ainda não foi localizada pela polícia, além de responder judicialmente pelo crime, poderá perder a guarda da filha.

Aposta do Paraná leva prêmio de R$ 9 milhões da Mega Sena

Números sorteados nesta quarta-feira foram: 

14 - 15 - 30 - 53 - 55 - 60

Uma aposta do município de Mandaguari, no Paraná, acertou as seis dezenas do concurso 1.298 da Mega Sena, sorteado na noite desta quarta-feira. O ganhador receberá um prêmio de R$ 9 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). Confira os números:
14 - 15 - 30 - 53 - 55 - 60
Conforme a CEF, 38 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 48.940,41. Outras 4.046 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 656,63. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 2 milhões.