11 junho 2012

Três de Maio: Mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo Lança Programa de Formação de Lideranças

Representando o Hospital São Vicente de Paulo de Três de 
Maio, farão parte deste programa a Ir. Denise Miranda e 
Ir. Fátima Mello
A Associação de Literatura e Beneficência (ASLB), mantenedora da Rede Verzeri que compreende a área da educação, com 5 escolas; saúde, com 3 hospitais; e centro de formação com 3 obras de assistência social, lançou no dia 30 de maio na sua sede em Porto Alegre o Programa de Formação de Lideranças.

Representando o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, farão parte deste programa a Ir. Denise Miranda e Ir. Fátima Mello. Neste curso haverá representantes de todas as unidades e o mesmo tem por objetivo nesta primeira edição denominada “In Company”, desenvolver habilidades para a gestão, envolvendo estratégia, inovação, processos e pessoas, integrando cognição e comportamento, de tal forma que sejam lideranças capazes de conduzir o planejamento estratégico e equipes de excelência.

O resultado esperado está focado em lideranças capacitadas para promover a mudança de cultura na instituição, através de desenvolvimento interpessoal e de metodologias de gestão, e desdobramento de estratégias.
O conteúdo programático está divido em quatro módulos intensivos com duração de até cinco dias. O programa será dinamizado em parceria com o SINEPE/RS Sindicato do Ensino Privado e os principais consultores serão Fátima Vielmo, Mauro Mitio Yuki e Neide Schneider. O curso será em Porto Alegre, nos meses de julho, agosto e outubro, com o quarto módulo a combinar. Mas além das aulas presenciais haverá módulos EAD Webinar e um Coaching para elaboração do diagnóstico institucional. A ASLB visa para a conclusão deste programa, a revisão de seu Planejamento Estratégico.

“Os grandes líderes, são como os melhores maestros – eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos.” (Blaine Lee)

Boa Vista das Missões: Condutor de carreta desvia de veículo, tomba e sobrevive

Carreta tombou em um barranco na BR-386, em Boa Vista das
Missões (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Um caminhoneiro sobreviveu depois de desviar de um veículo e evitar um acidente no km 67 da BR-386 em Boa Vista das Missões, na Região Celeiro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a carreta acabou tombando em um barranco, por volta das 15h10 deste domingo (10). O condutor não se feriu. Conforme o CRBM, um Celta que vinha na direção contrária provocou o acidente.

O veículo seguia no local do acidente por volta das 13h desta segunda (11).

Três de Maio: Demandas gaúchas para Plano Safra são debatidas

O Plano Safra pretende reforçar a assistência
técnica e a extensão rural 
O Plano Safra 2012/2013, que será lançado no mês de julho, foi tema de debate sexta-feira (08), em Três de Maio. Autoridades gaúchas apresentaram suas propostas e buscaram esclarecimentos em reunião com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, juntamente com o presidente da Emater/RS, apresentou as demandas estaduais para a elaboração do Plano Safra. "Ainda teremos uma reunião em Brasília, quando vamos avançar no detalhamento das propostas, com o grande objetivo de ancorar o Plano Safra gaúcho ao Plano federal", afirmou Pavan.

O representante do Ministério recebeu as propostas, que buscam alinhar as políticas do Governo Federal com as políticas do Governo do Estado. "Nós discutimos as linhas gerais do Plano Safra. A nossa proposta é que nós possamos lançar um Plano Safra específico para o Rio Grande do Sul. Abordamos vários pontos em relação a isso, como o fortalecimento da agricultura familiar, como potencializar o crédito e fortalecer a assistência técnica para os agricultores familiares", destacou Müller.

O Plano Safra pretende reforçar a assistência técnica e a extensão rural. O presidente da Emater/RS, Lino De David, ressaltou a importância da aproximação das esferas estadual e federal para que as demandas na área da agricultura familiar sejam atendidas. "Na sequência do que não é a primeira reunião e nem será a última, nós qualificamos as demandas do Plano Safra estadual para o Governo incluir no Plano Safra federal as demandas do Rio Grande do Sul, na área da agricultura familiar. É importante porque a gente quer aproximar as políticas públicas União das políticas do Governo do Estado, ou seja, que uma potencialize a atuação da outra", explicou De David. "Estamos construindo com a União uma política diferenciada, em que os recursos possam ser repassados de forma permanente e continuada à assistência técnica", completou o presidente da Emater/RS.

Santa Rosa: Musicanto prepara concurso nova identidade visual


O Musicanto é feito de pessoas e histórias.Com intuito de aproximar ainda mais a comunidade do evento, em 2012 serárealizado um concurso para desenvolver a nova identidade visual da 26ª edição. Pelosegundo ano consecutivo, o festival realiza o concurso para escolher a marcaque vai representar o Musicanto.

O Presidente e os colaboradores destaedição estão preparando as regras para o concurso. A competição definirá ocartaz e o jingle do 26º Musicanto Sul-Americano de Nativismo. “Estamosorganizando esse concurso com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidadede Santa Rosa ao Musicanto. Essa é a ideia de nossa gestão a frente da OSCIP/Musicanto”,salientou o Presidente Edemir Leite.

As regras do concurso serãodivulgadas nos próximos dias através da imprensa,do site www.musicanto.com.br e do fanpagedo Musicanto, www.facebook.com/musicantosantarosa.O evento será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2012, no CentroCívico Cultural Antônio Carlos Borges e no largo da Rua Buenos Aires (frente do Centro Cívico).

Três de Maio: Números oficiais da 2ª Expo Terneira devem ser divulgados nessa semana

  Foto: Paulo Marques
Apesar da chuva de ontem e do frio que fez durante toda a feira, o público registrado de quinta a domingo agradou a organização do evento. A expectativa inicial era receber 50 mil pessoas. Como não há cobrança de ingresso na Expo Terneira, a comissão central vai calcular o número de visitantes com o apoio da Brigada Militar. O sábado foi o dia mais movimentado, mas mesmo com a instabilidade do tempo, milhares de pessoas aproveitaram o domingo para visitar o parque de exposições de Três de Maio. O presidente da 2ª Expoterneira, Silceu Dalberto, em entrevista a Rádio Colonial afirmou que a feira superou a seca , o frio e a chuva e atingiu seus objetivos.

O presidente da Certhil, Kurt Grenzel, foi anunciado ontem como presidente da 3ª edição do evento, que ocorre em 2014.

Professores têm de fazer 'bicos' para garantir a renda no Rio Grande do Sul

Professores precisam trabalhar além das salas de aula para
conseguir se sustentar (Foto: Reprodução/RBS TV)
Em um turno, eles se dedicam a ensinar matemática, artes, história. Em outro, professores do Rio Grande do Sul são obrigados a buscar atividades informais para complementar a renda e garantir o sustento. Entre os cerca de 75 mil professores da rede pública estadual, muitos ganham em torno de R$ 1,5 mil, um valor baixo para uma carreira que exige conhecimento e muita dedicação.

"Se exige cada vez mais aptidão das pessoas e tudo se aprende na escola, se delega à escola e o professor é o que é menos valorizado", lamenta o professor Carlos Alexandre Silva dos Santos.

Até o mês de abril, o Rio Grande do Sul ainda tinha professores ganhando abaixo de R$ 1.451, valor estabelecido como piso nacional do magistéiro. A lei fixa o valor como o básico, já que sobre ele devem ser incluídos benefícios, como o abono por tempo de serviço. O critério ainda não é adotado pelo governo do estado. Sem saída, os professores têm de se virar para pagar as contas.