27 novembro 2012

Chuva de granizo chega a acumular 70 cm de pedras em Lagoa Vermelha

Pedras de gelo se espalharam pela estrada e por 
propriedades rurais da região (Foto: Rádio Lagoa FM)
Uma chuva de granizo na tarde desta terça-feira fez com que pedras de gelo cobrissem gramados e lavouras em um trecho da rodovia Barracão-Lagoa Vermelha (BR-470), no trajeto entre os dois municípios do norte do Estado.

O flagrante foi registrado por policiais civis que se deslocavam para atender uma ocorrência. As imagens mostram pedras de gelo na estrada, bem como espalhadas pelas propriedades rurais da região.

No km 70, segundo o inspetor Rafael Keche da Rosa, da Polícia Civil de Barracão, os motoristas enfrentavam dificuldade para dirigir, uma vez que o gelo na pista tornava a pista escorregadia.

O meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flavio Varone, explica que foi constatada uma formação de nebulosidade maior em uma faixa entre a Serra e o Planalto Médio, próximo aos municípios. Segundo ele, chuvas de granizo isoladas são comuns nos períodos de verão devido, principalmente, às altas temperaturas.

— A tendência é de que essas chuvas aconteçam mais regularmente, pois têm característica diferente de uma frente fria, que cobre uma área maior _ explica Varone.

Ele também observa que pancadas de chuva de granizo em áreas específicas dependem de cada região e reitera que é normal chover em uma faixa determinada e, a poucos metros dali, não haver nenhum sinal da precipitação.

— Se não houver uma frente fria ou grande área de instabilidade, naturalmente essa condição regional predomina e forma uma instabilidade muito localizada. Isso pode, inclusive, voltar a acontecer em outras áreas na Metade Norte — afirma o meteorologista.

Integrantes do Horizontina Futsal estiveram presentes na final da Série Ouro

Diretoria e Comissão Técnica do Horizontina Futsal 
juntamente com o Goleiro Baranha
Direção e comissão técnica do Horizontina Futsal estiveram em Erechim no último sábado prestigiando a final do Campeonato Gaúcho de Futsal Série Ouro disputado entre as equipe do Atlântico e ACBF.

Na oportunidade foram feitos alguns contatos com membros da Federação Gaúcha de Futsal e direção das equipes envolvidas na final buscando informações pertinentes a competições que serão realizadas em 2013.

O goleiro horizontinense Baranha, formado pelo John Deere Futsal, defendeu o Atlântico e muito provavelmente jogará na ACBF em 2013. Baranha que teve atuação destacada na partida e conquistou a condição de ídolo perante a comunidade de Erechim também foi o goleiro menos vazado da competição e eleito o melhor jogador do campeonato estadual pela Federação Gaúcha de Futsal.

Incêndio atinge cinco apartamentos em bairro de Pelotas

Mulher ficou ferida ao sair pela janela do segundo andar
do prédio (Imagem: Reprodução RBS TV)
Um incêndio atingiu cinco apartamentos em um prédio localizado no bairro Fragata, em Pelotas, no início da madrugada desta terça-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou pouco depois de 0h30 e só foi controlado uma hora e meia depois.

Três apartamentos tiveram perda total e dois ficaram parcialmente destruídos. Ainda segundo os bombeiros, uma mulher ficou ferida ao sair por uma janela do segundo andar. Os motivos do início do fogo ainda não foram confirmados pelo Corpo de Bombeiros.

1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar foi realizado na SETREM

Silceu Dalberto é o coordenador do DAF
(Foto: Rosméri Schmidt)
Na sexta-feira, dia 23, ocorreu 1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar. A atividade iniciou às 8 horas, no Auditório do Campus SETREM e contou com a presença de lideranças municipais, regionais e estaduais.

Na abertura do evento fizeram uso da palavra o coordenador do Departamento da Agricultura Familiar (DAF), Silceu Dalberto, o prefeito municipal Olívio José Casali, o presidente da Funcap e diretor-geral da SETREM Flávio Magedanz e o deputado federal, Elvino Bohn Gass.

Silceu destacou que o DAF já possuí 15 entidades integrantes que primam em valorizar o produto do município a fim de disponibilizar alimentos mais saudáveis e de qualidade ao consumidor, mas que esta comercialização só irá funcionar se as entidades se unirem.

Casali salientou que o município busca oferecer mais qualidade de vida ao homem do campo e, que em Três de Maio, 80% da merenda escolar é advinda da agricultura familiar, sendo que a meta para 2013 é atingir os 100%.

Flávio enfatizou que a agricultura pode ser divida em três fases: na primeira, em 1920, a produção era aumentada através do trabalho braçal, então os produtores tinham mais filhos; na segunda, a partir de 1970, o maquinário foi implementado na plantação para ampliar a capacidade das lavouras; na terceira, desde 2000, o conhecimento foi aliado ao trabalho humano e ao maquinário, para assim, melhorar a produção.

Elvino destacou os incentivos das emendas parlamentares nas pesquisas da linha de produção, enfatizando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Em seguida, o deputado estadual, Edgar Preto, falou sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (SUSAF) e o que os agricultores, os municípios e as entidades precisam fazer e se adequar para buscar a inspeção para vender em todo Estado.

Durante a tarde ocorreu o Dia de Horticultura
(Foto: Ramone Pacheco)
Às 10h15min ocorreu a palestra sobre a Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFRGS), e parceira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Também foi apresentado um “CASE” do município de Três de Maio, que adquire 80% da merenda escolar dos Agricultores Familiares de Três de Maio.

Às 11h20min, Ademir Amaral, assessor do Pré-Território Fronteira Noroeste/MDA, e André Rocha de Camargo, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, abordaram o Projeto Regional de Fruticultura da SETREM.

Durante a tarde ocorreu o Dia de Horticultura, no Auditório da SETREM. Na abertura do evento, o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Claudinei Schmidt, destacou que a produção de hortaliças e frutas sofre grande influência dos fatores ambientais, como características do solo e do manejo utilizado na condução das culturas, por isso, a programação do evento busca discutir as melhores formas de se trabalhar som estes fatores.

Em seguida foi realizada a palestra com o tema “Produção Agroecológica de Hortaliças e Frutas”, com José Ernani Schwengber, Dr. Em Sistema de Produção de Base Ecológica da Embrapa Clima Temperado.
Conforme José, a agroecologia é baseada em sistemas de evolução, da agricultura convencional para uma mais sustentável, e que possui muitos desafios e perspectivas. O pesquisador também abordou a insegurança alimentar, o uso de agrotóxicos, compostagem, regulamentação orgânica e sistemas participativos de garantia.

Às 15h foram abordadas cinco estações de conhecimento sobre horticultura. A primeira destacou a produção de hortaliças fruto tutoradas em cultivo a campo. A segunda estação abordou a influência do espaçamento e cultivo consorciado na produção de hortaliças. Na terceira, foi explanado sobre as alternativas de espécies frutíferas para comercialização in natura ou processadas. Métodos de multiplicação de batata-doce foram abordados na quarta estação, e, na quinta, se falou sobre sistemas de irrigação para produção comercial de hortaliças e frutas.

Mais de 300 pessoas participaram do 1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar e cerca de 150 pessoas estiveram presentes no Dia de Horticultura.

Os eventos tiveram o apoio da SETREM - COTRIMAIO - EMATER – SICREDI – FUNCAP – CERTHIL – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – UNITEC – Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STR) – IECLB – Igreja Católica – Agricultores Familiares- Prefeitura Municipal de Três de Maio-Pólo Universitário.

Gre-Nal pela Vida é neste sábado


Na véspera do clássico Gre-Nal que será disputado no Estádio Olímpico, os torcedores de Grêmio e Inter terão a chance de ajudar seu time do coração a conquistar uma vitória de goleada. Neste sábado, dia 1º de dezembro, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, com apoio do Hemocentro de Santa Rosa, promove o Gre-Nal pela Vida, iniciativa que visa conquistar 80 doadores de sangue estimulando a rivalidade sadia entre os torcedores dos dois maiores clubes do Rio Grande do Sul.

O mutirão ocorre das 08h às 10h, no Auditório do HSVP. Não há inscrições antecipadas. Os 80 primeiros doadores que chegarem ao local portando um documento de identidade com foto poderão participar. Haverá um placar eletrônico informando em tempo real a quantidade de colorados e gremistas que doaram sangue.

Outra novidade do Gre-Nal pela Vida será o sorteio entre os doadores de duas camisetas oficiais de Grêmio e Internacional, além de diversos outros brindes. A camisa do Grêmio será sorteada pouco antes do meio-dia de sábado na Rádio Cidade Canção FM, mesma hora em que será sorteada a camisa do Inter na Rádio Colonial. As empresas apoiadoras desta importante ação social são: Certhil; Cotrimaio; Supermercado Benedetti; DM3 Publicidade; Miquim Esportes e Macuco Esportes. Vista a camisa de seu time do coração e venha ao Hospital São Vicente de Paulo participar desta goleada pela vida.

PARA DOAR É PRECISO:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter idade entre 18 e 65 anos;
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”;
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas.

Jovem ferido em acidente na ERS 342 segue internado na UTI

Strada capotou diversas vezes até atingir um parreiral
As suspeitas de fraturas em razão do acidente deste domingo (25), não foram confirmadas nos exames e o jovem Franco Herdina, residente em Lajeado Micuim, interior de Horizontina segue internado em estado que inspira cuidados na UTI do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio.

O quadro permanece estável segundo a assessoria do hospital e as próximas horas serão fundamentais para sua recuperação. Franco Herdina perdeu o controle de uma camionete Fiat Strada ao trafegar no sentido Doutor Mauricio Cardoso-Horizontina, próximo a entrada de acesso a sede da comunidade de Micuim no final da tarde de domingo.

Miss Brasil será embaixadora da Copa 2014 em Porto Alegre

Gabriela Markus com o prefeito de Porto Alegre recebendo
o título de embaixadora da Copa em Porto Alegre
(Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)
Atual Miss Brasil, a gaúcha Gabriela Markus recebeu nesta segunda-feira (26) o título de embaixadora de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. O prefeito José Fortunati, juntamente com o secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, realizou a nomeação em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal.

Gaúcha de Teutônia, Gabriela tem 24 anos e é a primeira mulher a receber o título de embaixadora da Copa. O primeiro embaixador escolhido foi o zagueiro e ex-capitão da Seleção Brasileira, Lúcio.

O título foi criado em 2009 para homenagear atletas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento da cidade e do estado do Rio Grande do Sul.