27 novembro 2012

1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar foi realizado na SETREM

Silceu Dalberto é o coordenador do DAF
(Foto: Rosméri Schmidt)
Na sexta-feira, dia 23, ocorreu 1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar. A atividade iniciou às 8 horas, no Auditório do Campus SETREM e contou com a presença de lideranças municipais, regionais e estaduais.

Na abertura do evento fizeram uso da palavra o coordenador do Departamento da Agricultura Familiar (DAF), Silceu Dalberto, o prefeito municipal Olívio José Casali, o presidente da Funcap e diretor-geral da SETREM Flávio Magedanz e o deputado federal, Elvino Bohn Gass.

Silceu destacou que o DAF já possuí 15 entidades integrantes que primam em valorizar o produto do município a fim de disponibilizar alimentos mais saudáveis e de qualidade ao consumidor, mas que esta comercialização só irá funcionar se as entidades se unirem.

Casali salientou que o município busca oferecer mais qualidade de vida ao homem do campo e, que em Três de Maio, 80% da merenda escolar é advinda da agricultura familiar, sendo que a meta para 2013 é atingir os 100%.

Flávio enfatizou que a agricultura pode ser divida em três fases: na primeira, em 1920, a produção era aumentada através do trabalho braçal, então os produtores tinham mais filhos; na segunda, a partir de 1970, o maquinário foi implementado na plantação para ampliar a capacidade das lavouras; na terceira, desde 2000, o conhecimento foi aliado ao trabalho humano e ao maquinário, para assim, melhorar a produção.

Elvino destacou os incentivos das emendas parlamentares nas pesquisas da linha de produção, enfatizando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Em seguida, o deputado estadual, Edgar Preto, falou sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (SUSAF) e o que os agricultores, os municípios e as entidades precisam fazer e se adequar para buscar a inspeção para vender em todo Estado.

Durante a tarde ocorreu o Dia de Horticultura
(Foto: Ramone Pacheco)
Às 10h15min ocorreu a palestra sobre a Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFRGS), e parceira do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Também foi apresentado um “CASE” do município de Três de Maio, que adquire 80% da merenda escolar dos Agricultores Familiares de Três de Maio.

Às 11h20min, Ademir Amaral, assessor do Pré-Território Fronteira Noroeste/MDA, e André Rocha de Camargo, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, abordaram o Projeto Regional de Fruticultura da SETREM.

Durante a tarde ocorreu o Dia de Horticultura, no Auditório da SETREM. Na abertura do evento, o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Claudinei Schmidt, destacou que a produção de hortaliças e frutas sofre grande influência dos fatores ambientais, como características do solo e do manejo utilizado na condução das culturas, por isso, a programação do evento busca discutir as melhores formas de se trabalhar som estes fatores.

Em seguida foi realizada a palestra com o tema “Produção Agroecológica de Hortaliças e Frutas”, com José Ernani Schwengber, Dr. Em Sistema de Produção de Base Ecológica da Embrapa Clima Temperado.
Conforme José, a agroecologia é baseada em sistemas de evolução, da agricultura convencional para uma mais sustentável, e que possui muitos desafios e perspectivas. O pesquisador também abordou a insegurança alimentar, o uso de agrotóxicos, compostagem, regulamentação orgânica e sistemas participativos de garantia.

Às 15h foram abordadas cinco estações de conhecimento sobre horticultura. A primeira destacou a produção de hortaliças fruto tutoradas em cultivo a campo. A segunda estação abordou a influência do espaçamento e cultivo consorciado na produção de hortaliças. Na terceira, foi explanado sobre as alternativas de espécies frutíferas para comercialização in natura ou processadas. Métodos de multiplicação de batata-doce foram abordados na quarta estação, e, na quinta, se falou sobre sistemas de irrigação para produção comercial de hortaliças e frutas.

Mais de 300 pessoas participaram do 1º Seminário Regional da Agricultura Familiar e Fornecimento para Alimentação Escolar e cerca de 150 pessoas estiveram presentes no Dia de Horticultura.

Os eventos tiveram o apoio da SETREM - COTRIMAIO - EMATER – SICREDI – FUNCAP – CERTHIL – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – UNITEC – Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STR) – IECLB – Igreja Católica – Agricultores Familiares- Prefeitura Municipal de Três de Maio-Pólo Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário