27 abril 2011

STF define que suplência na Câmara é da coligação e não do partido

STF define que suplência na Câmara é da
coligação e não do partido 
Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Com uma surpreendente reviravolta, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que a vaga de suplente na Câmara dos Deputados é da coligação e não do partido. O placar de votos ficou em 10 a 1, com a posição contrária do ministro Marco Aurélio Mello. No ano passado, a maioria dos ministros achava que a suplência deveria ficar com a sigla, mas a Corte estava incompleta e, na época, a decisão teve o placar de 5 votos a 3 para o partido.
Agora, o STF se posicionou em definitivo ao analisar o mérito de dois mandados de segurança ajuizados por Carlos Victor da Rocha Mendes (PSB-RJ) e Humberto Souto (PPS-MG). Eles pretendiam assumir as vagas deixadas por seus correligionários ao assumirem outras funções públicas no início do mandato.
A reviravolta começou com o voto da ministra Cármen Lúcia, relatora das duas ações. Anteriormente, tanto no plenário quanto em decisões liminares individuais, a ministra foi uma das defensoras da tese de que a suplência era do partido. Ao justificar a mudança, ela afirmou que a suplência fica definida no momento da proclamação dos resultados, quando está em vigor a aliança formada pela coligação partidária.
“A figura política da coligação é um superpartido, uma superlegenda, que se sobrepõe no processo eleitoral aos partidos. É a união de esforços, ideologias e projetos para aumentar a competitividade e representa uma conjugação indissociável para fins eleitorais”, disse a ministra.
Também trocaram o voto Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Gilmar Mendes. Mendes foi, inclusive, quem lançou a tese, no ano passado, de que a suplência era do partido. Os ministros do STF estão, agora, autorizados a decidir individualmente os casos semelhantes que aguardam julgamento na Corte, seguindo entendimento do plenário.
A decisão de hoje não altera em nada a situação de 25 deputados federais empossados, todos suplentes de coligação, que aguardavam posicionamento definitivo da Corte. Isso porque a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados não obedeceu nenhuma das cinco liminares favoráveis ao partido, emitidas pelo Supremo. Uma das explicações para a desobediência é que a Câmara estaria esperando posicionamento definitivo do plenário completo, uma vez que, nesse meio tempo, houve outras cinco decisões favoráveis à coligação.
“O eleitor não vota em coligação, eu mesmo não teria como definir os candidatos em que sufraguei (votei) nas eleições passadas”, argumentou Mello, o opositor da decisão. Ele também criticou o fato de a Câmara não ter cumprido as liminares do STF em favor do partido, uma delas de sua autoria. “Aprendi que o exemplo vem de cima e fico pensando o que pensa o cidadão quando vê que a Câmara dos Deputados, em uma situação individualizada, e não coletiva, deixa de cumprir uma decisão do Supremo”, disse o ministro.

Mãe morre ao ser atropelada junto com filhas em Sobradinho

Uma das meninas foi levada ao hospital em
estado grave
Uma mãe de 35 anos morreu, nesta quarta-feira, ao ser atropelada junto com suas duas filhas em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo. Conforme a Brigada Militar, Geovana Castro da Rocha, foi atropelada por um Cross Fox junto com as duas filhas Ana Luiza, de quatro anos, e Luana, de sete anos.
O acidente aconteceu no Acesso Eloi de Oliveira Brito, no bairro Baixada. Geovana, que levava as filhas para a escola, morreu no local do acidente. Ana Luiza foi encaminhada ao Hospital Sebastiany em estado grave. A outra menina, não teve ferimentos, mas está em estado de choque. O motorista foi encaminhado para Delegacia de Polícia do município.

Secretaria da Saúde espera imunizar mais de cinco mil pessoas contra a gripe

A ação, que se estende até o dia 13 de 
maio, pretende imunizar 100% da 
população em faixa de risco
Dia 25 iniciou o período de vacinação contra a gripe sazonal e a gripe H1N1 em todo o país. A ação, que se estende até o dia 13 de maio, pretende imunizar 100% da população em faixa de risco. Em Três de Maio, a Secretaria da Saúde espera atingir um total de 5.010 pessoas.
De acordo com o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, a prioridade é a vacinação de gestantes, crianças entre seis meses a dois anos, pessoas acima de 60 anos, indígenas e agentes que trabalham na área da saúde. “Â importância da vacinação contra a gripe é diminuir as internações e melhorar a qualidade de vida da população”, explica.
Segundo a enfermeira de Vigilância Epidemiológica, Mirian Herath Rascovetzki, para as pessoas que não puderem comparecer aos postos de vacinação durante a semana, podem aproveitar o Dia “D” da vacinação para se imunizar. “No próximo sábado, dia 30, estaremos atendendo a população em horários especiais”, informa.
Conforme a enfermeira é muito importante esclarecer que a vacina aplicada não causa a gripe, já que é produzida com o vírus fragmentado e em quantidades muito pequenas. “Existem pessoas que não se vacinam com medo de ficar gripadas, e temos que deixar bem claro que isso não ocorre, e se caso ocorrer é porque a pessoa já está com o vírus encubado”, ressalta.
As dosagens contra a gripe H1N1 e a gripe sazonal são em doses únicas para todas as pessoas, com exceção das crianças entre seis meses e dois anos, que recebem meia dosagem na primeira etapa, e após 30 dias, recebem o restante da aplicação. Para se vacinar, basta comparecer aos postos de saúde do município munidos do cartão de vacinas, para que também seja analisado se a pessoa possuí vacinas pendentes.
Mirian ainda explica que pessoas que estiverem fora da faixa de risco não poderão ser imunizadas com as doses disponibilizadas pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, mas caso queiram se vacinar, devem se dirigir às clínicas e farmácias do município.
Horários de atendimento do Dia "D" e locais de vacinação
8h às a 15h Progresso, Manchinha, Consolata, Pró-Morar, São Pedro, Oriental e São Francisco 
8h às 12 h Quaraim
8h e às 17h Unidade Central  

Morre Neuzinha Brizola, no Rio de Janeiro

Morre Neuzinha Brizola, no Rio de Janeiro 
Crédito: Reprodução Facebook / CP
Neuzinha Brizola, filha caçula do ex-governador do Estado Leonel Brizola, morreu na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. A cantora, que tinha 56 anos, estava internada na clínica São Vicente, na capital fluminense, desde o último domingo. Ela foi vítima de complicações pulmonares, em função de uma hepatite que vinha tratando havia bastante tempo.
A família ainda está na clínica resolvendo trâmites burocráticos. Ainda não está confirmado, mas o corpo de Neuzinha deve ser sepultado em São Borja, na Fronteira, como era de sua vontade. Neusa Maria Goulart Brizola deixa dois filhos, Laila e Paulo Cézar, e quatro netos.
Cantora e capa da Playboy
Neuzinha foi cantora e o auge de sua carreira aconteceu no fim da década de 1980, com o hit "Mintchura". À época, ela foi capa da revista masculina Playboy. A publicação chegou a ser suspensa pelo pai, que era o governador do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos 1980 e início dos 1990, ela foi presa duas vezes, com drogas, mas garantiu ter largado entorpecentes depois.

Eleições do Conselho Tutelar acontecem dia 15 de maio

As eleições irão ocorrer no dia 15 de
maio a partir das 9 horas e se estenderão
até as 13 horas
Na manhã do dia 26, ocorreu uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Três de Maio, juntamente com representantes das 14 entidades que integram o órgão, para estabelecer as normas que irão reger as eleições para os novos conselheiros tutelares do município.
Dentre os principais pontos abordados na reunião, que teve como sede o Espaço Margarida Alves, foi discutido como os conselheiros devem proceder em suas campanhas e de que forma as eleições serão realizadas. Dentre as dez concorrentes ao cargo, que foram todas aprovadas em prova escrita realizada no dia 16 de abril, cinco serão empossadas e duas ficarão como suplentes.
De acordo com a presidente do COMDICA, Eliane Cristina Trasel, para atuar no Conselho Tutelar é necessário haver discernimento, sensibilidade, e um bom jogo de cintura por parte das conselheiras, pois estas irão se defrontar  com problemas de vulnerabilidade social, violência doméstica e escolar. “Como este é um trabalho bem complexo, a escolha das conselheiras deve possuir a seriedade que compete ao cargo. E cabe às entidades que compõem o COMDICA, normatizar e fiscalizar esse processo”, ressalta Eliane.
As candidatas irão receber um material padrão de divulgação, e caberá a cada uma conquistar o maior número de eleitores. “O modelo das cédulas de votação será igual para todas, e cada uma poderá se promover da maneira que quiser, priorizando manter a ordem e o respeito mútuo, para que se possa realizar uma votação tranquila”, explica.
As eleições irão ocorrer no dia 15 de maio a partir das 9 horas e se estenderão até as 13 horas. Caso ainda haja pessoas esperando para votar depois desse horário, serão distribuídas senhas para auxiliar no encerramento da votação. A apuração dos votos deve iniciar às 14 horas e ser concluída até o final da tarde.
Para participar da eleição basta comparecer em algum dos doze pontos de votação, distribuídos entre a Prefeitura Municipal e as escolas da cidade e interior, munido de título eleitoral a documento com foto. A posse das conselheiras será no dia 30 de junho.

Eleita nova diretoria da Mantenedora da Sociedade Educacional Três de Maio

Nova diretoria da Mantenedora da
Setrem
Na última terça-feira, dia 26, na presença de associados da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM foi eleita a nova diretora da mantenedora, responsável por fiscalizar as ações da instituição, que tem caráter comunitário.
Tomou posse como presidente, Hordi Felten; vice-presidente, Ivo Novotny; secretaria, Dalva Lenz de Souza; vice-secretário, Ernani Boeck; tesoureiro, Waldemar Blum; vice-tesoureiro, Ronaldo Kirchhof; Conselho Fiscal: Ronaldo Wendland, Ernani Krause, Mario Tesche, Geraldo Kochhann e Arnaldo Schmitt e Conselho Deliberativo: Marisa S. Allenbrandt, Ilson Koren e Nelson Moura de Oliveira.

Palestra marca início das atividades letivas do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda da Setrem

Direção e coordenadores da 
SETREM com a palestrante
Na última segunda-feira, dia 25, ocorreu aula inaugural do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM. Estiveram presentes estudantes, lideranças e empresários do segmento na região. Palestrou, a consultora e especialista em moda (produtos e negócios), Taís Rissi, abordando sobre o mercado da moda no Brasil.
Na ocasião a profissional destacou a carência de profissionais qualificados. ”Este ramo é novo em nosso país. O primeiro curso de moda criado (São Paulo) tem pouco mais de 20 anos. Muitos jovens gostam de moda, tem curiosidade e interesse em estudar, mas não sabem como começar. Neste sentido, a SETREM deu um passo importante, criou oportunidades. Ao oferecer o Técnico em Design de Moda, prepara profissionais para atuar em fábrica e com o curso superior em Tecnologia em Design de Moda, permite aprimorar conhecimentos.”
Destacou o potencial de nossa região, em virtude do grande número de empresas instaladas, que confeccionam moda praia, íntima, fitness, cama mesa e banho entre outros. ‘Entendo como grande diferencial do curso superior em Design de Moda, o módulo de gestão que oferece. É um item importante e que as empresas estão valorizando. Um profissional precisa ter consciência que o produto deve ter rentabilidade. Não adianta ter o melhor produto se este não tem valor adequado para comercialização’, explica.
Revelou ainda outras atuações em alta neste segmento: a de modelista e produtor de moda. O modelismo, explicou, é pouco explorado e desenvolvido no Brasil, tem escasso o número de profissionais. O modelista é responsável pela elaboração dos moldes das roupas e calçados, função fundamental na produção em série.
Já a área de produção de moda envolve o conhecimento visual. Este deve gostar de fotografia ou interessado em seguir uma carreira de jornalismo de moda. Deve trazer informações históricas, de fotografia, composição, produto e coleção, transformando em editoriais, que é publicado em sites, blogs e revistas de moda. “O mercado da moda está em expansão e ter profissionais qualificados é o primeiro passo para o sucesso”, conclui.

Chassi de uma das caixas-pretas do voo 447 é encontrado, mas não contém dados

Imagem da caixa-preta no fundo do mar foi
divulgada nesta quarta-feira
Foto:Johnann Peschel , BEA , ECPAD
De acordo com o BEA, a peça localizada não contém a memória de sobrevivência Bater Unit (CSMU) que contém os dados dos últimos momentos de voo — imprescindíveis para a investigação. As buscas com o robô Remora 6000 continuam, segundo informou o órgão. Nesta quarta-feira, o equipamento faria um novo mergulho.
Partes da fuselagem da aeronave,juntamente com corpos de passageiros, foram encontradas no início do mês de abril. Desde então, iniciou-se uma operação para fazer a retirada dos objetos e dos restos mortais do fundo do mar.
Na última sexta-feira (dia 22), o navio francês Ile de Sein, saiu do Porto de Dacar, no Senegal, em direção à área de buscas, onde chegou ontem, às 2h (hora de Brasília). A primeira operação com o robô submarino ocorreu ainda na terça-feira. O mergulho, segundo o BEA, durou mais de 12 horas.
Ainda não se sabe se os dados salvos nas caixas-pretas — que contêm os parâmetros técnicos do voo e as gravações das conversas dos pilotos — poderão ser recuperados e analisados, após terem ficado quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade.

Rui Biriva é sepultado em Horizontina

Ainda no hospital, o artista pediu para
ser enterrado em Horizontina, se acaso
viesse a falecer
O enterro do cantor e compositor Rui Biriva ocorreu nesta manhã, em sua terra-natal, Horizontina. O corpo chegou à Câmara de Vereadores do município, por volta das 22h da terça-feira. A família e amigos o aguardavam em frente ao prédio.
O culto foi nesta manhã, às 9h no mesmo local. Os familiares e amigos de Horizontina (também músicos) fizeram homenagens ao cantor, assim como outros artistas gaúchos, Poderes Executivo e Legislativo.
A Banda Municipal de Horizontina tocou algumas de suas músicas na saída do local.
O Corpo de Bombeiros realizou o cortejo em carro aberto até o cemitério municipal, onde Rui Biriva foi sepultado juntamente com seu pai.

Mulheres são mais propensas ao tédio no casamento, diz pesquisa

Mulheres sofrem mais com aborrecimentos
do casamento
Foto:  Divulgação, stock.xchng
Uma pesquisa canadense divulgada no jornal Daily Mail realizada com 88 casais constatou que as mulheres são mais propensas ao tédio no casamento. Para chegar ao resultado, os  estudiosos questionaram os casais sobre seus relacionamentos.
As respostas formaram uma lista de cerca de 70 variações de aborrecimentos que foi dada a um segundo grupo de pessoas que teve que relacioná-las a sua própria situação.
Um relacionamento maçante foi a queixa mais comum, com falta de conversa, diversão e romance também com alta pontuação. Alguns reclamaram que as "borboletas no estômago" tinham desaparecido, enquanto outros se sentiam à sombra de seus parceiros.
A pesquisa também revelou que o casamento é mais chato que o namoro — e não só por causa do tempo passado junto com o parceiro.
— Aqueles que estão namorando podem mais facilmente se desembaraçar de um relacionamento que se torne tedioso — diz o pesquisador Beverley Fehr, da Universidade de Winnipeg.
— Se perguntássemos às pessoas nas ruas "qual é o maior obstáculo para o amor duradouro?", elas responderiam "conflitos", "traição" ou "egoísmo". Dificilmente "chatice", mesmo que fosse a resposta certa — acredita Fehr.

Estudante de Psicologia da SETREM desenvolve estudo sobre a Lei Maria da Penha em Três de Maio

O trabalho foi apresentado no I Congresso Brasileiro
e II Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica,
em Porto Alegre
A Delegacia Civil de Três de Maio, desde setembro passado, mantém espaço para acolhimento psicológico de vítimas de violência (física, sexual ou psicológica) e de situações traumáticas (assaltos, acidentes de trânsito, etc). Trata-se de uma parceria entre o órgão de segurança e o curso de Psicologia da SETREM visando o desenvolvimento de estágio curricular.
O acolhimento psicológico e escuta de mulheres vítimas de violência vem sendo realizado pela acadêmica do 8º Semestre de Psicologia, Charlize Naiana Griebler, sob a orientação da professora e psicóloga Jeane Lessinger Borges. E com intuito de conhecer amplamente o perfil do público feminino atendido, a estudante realizou pesquisa documental junto aos Boletins de Ocorrência de 2010. A investigação resultou em um artigo, apresentado na primeira semana de abril, no I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica, em Porto Alegre.
Intitulado ‘Perfil da vítima e do agressor em registros da Lei Maria da Penha’, expõem dados relevantes: descreve o perfil da vítima e do agressor, bem como aponta fatores de risco para o fenômeno da violência contra a mulher. Segundo Charlize, os principais autores de agressão são indivíduos que se relacionam afetivamente com a vítima: o companheiro (28,8%), marido (25%) e o ex-companheiro (31,7%). “O uso de álcool, por parte dos agressores, esteve presente em 39,4% dos casos, com maior incidência nos agressores de mulheres com mais de 40 anos e casadas.”
Entre as mulheres mais jovens (até 40 anos) o agressor, na maioria dos casos, é o ex-companheiro (41,4%). As vítimas, analisadas pela pesquisa, têm idade média é 35 anos, variaram entre 15 e 88 anos. Outro dado interessante, segundo a estudante se refere à solicitação de medidas de proteção e da representação criminal por parte destas vítimas. “No momento da notificação, 83,7% das mulheres solicitaram medidas de proteção, porém apenas 47,1% representaram criminalmente contra o acusado. Verificou-se, ainda, que 50% das mulheres relataram que as agressões já haviam ocorrido anteriormente, sendo que destas apenas 16,3% notificaram a reincidência das agressões na Delegacia.”
A professora explica que o contexto social e familiar, medo, dependência financeira e emocional, submissão, sentimento de culpa são variáveis que podem interferir diretamente no momento da decisão por denunciar ou não o agressor. “Das que realizaram a notificação de violência em 2010, 67,96% tinham até 40 anos e 32,01%, acima desta idade. Neste sentido, mulheres mais jovens procuram mais os seus direitos, enquanto as acima de 41 anos, buscam, apesar de tudo, preservar o casamento. Pode-se pensar que as questões culturais e sociais influenciam o comportamento das mulheres frente à decisão de notificar e representar criminalmente a violência sofrida. Torna-se importante compreender a dinâmica da violência conjugal. A escolha amorosa, a presença de um ideal de família e de casamento e as discussões sobre gênero se cruzam neste fenômeno”.
Quanto ao tipo de violência sofrida: 86,5% foram de ordem psicológica; 44,2% física; 30,8% patrimonial; 16,3%, moral e 1,9%, sexual. A violência psicológica é considerada pela professora como tendo um alto custo emocional, pois é diária e constante, caracteriza-se como uma tortura interminável.  “A violência psicológica não é visivelmente detectada, porém está associada a seqüelas duradouras na autoestima e no psiquismo das vítimas. Diversas psicopatologias são comumente observadas, como por exemplo, depressão e estresse pós-traumático,” conclui.
Um espaço de acolhimento, a valorização do relato destas mulheres, sua trajetória de vida e suas ambivalências foram apontadas por Charlize como sendo importantes no atendimento psicológico às vítimas. O Serviço de Psicologia da Delegacia está à disposição da comunidade de Três de Maio. Interessados devem marcar horário no local.

Soberanas divulgam programação da Expofeira

Soberanas da XII Expofeira na Rádio Colonial AM
Três de Maio se prepara para a 12ª edição da Expofeira. A feira que foca o agronegócio será realizada de 30 de abril a 8 de maio no Parque Municipal de Exposições.
A força da diversidade regional estará representada na 9ª Exposição do Gado Leiteiro e 6ª Feira da Agricultura e Agroindústria Familiar. Uma das novidades desta edição é a realização da 1ª Expodinâmica, que contemplará a demonstração prática de produtos voltados ao gado leiteiro, as inovações no manejo e no plantio de forrageiras.
O público terá a oportunidade de conhecer também animais clonados: são três terneiros de uma cabanha de Bagé que estarão em exposição.
O valor do ingresso para a feira será de R$ 3,00 até às 17h e a partir deste horário, R$ 5,00. No dia do show de motocross, que reunirá 120 pilotos de todo o estado, o ingresso custará R$ 7,00, durante todo o dia.
O ingresso permanente é de R$ 20,00. O estacionamento para todos os dias tem o custo de R$ 10,00, no total.
As soberanas da feira Gabriela Backes, Betina Cesa e Valesca Villes estiveram na Rádio Colonial AM nesta terça-feira, 26,  e divulgaram a programação.
A abertura oficial da XII Expofeira, ocorrerá  às 12he30min deste sábado, dia 30, com a presença já confirmada do Governador do Estado Tarso Genro.

Sobe para quatro o número de mortos em acidente na ERS 040

Acidente em Viamão deixou quatro mortos 
Crédito: Bruno Alencastro
Pelo menos quatro pessoas perderam a vida no acidente no km 13 da ERS 040, na noite de terça-feira, em Viamão. Quatro veículos se envolveram na colisão, e um deles pegou fogo. Outras três pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 4 anos, que foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a tragédia começou com uma colisão frontal de um Volkswagen Passat e um Chevrolet Ômega, por volta das 21h45min. O Passat se deslocava no sentido Litoral - Porto Alegre e acabou parando na pista contrária. Logo a seguir, uma picape Fiat Strada colidiu nos dois veículos e entrou na mata. Uma Chevrolet S-10, que vinha atrás, também bateu nos acidentados, mas brecou no acostamento, antes de sair da pista.
As quatro vítimas fatais viajavam nos veículos que colidiram de frente. No Passat, estava um homem e uma mulher, identificados pouco antes da 1h como Daiane Machado dos Reis, 21 anos, e Dênis Costa Lopes, 53. Um menino de quatro anos também estava junto. A criança foi levada ao Hospital de Viamão e, posteriormente, encaminhada ao HPS da Capital.
Os dois passageiros do Ômega morreram. O veículo, inclusive, chegou a incendiar com a colisão. O motorista Tailon da Silva, 28 anos, faleceu na hora. A passageira, Pâmela Martins Demétrio, 17, chegou a ser encaminhada ao Hospital de Viamão, mas não resistiu aos ferimentos.
Os motoristas da Strada e da S-10 – de 27 e 58 anos, respectivamente – sofreram escoriações sem maior gravidade e passam bem.
Rodovia ficou bloqueada
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interrompeu o trânsito no local do acidente, no sentido Porto Alegre - Litoral. O pouco movimento de trânsito na rodovia no momento ajudou no atendimento às vítimas. Viaturas da concessionária que administra a ERS 040, a Univias, foram as primeiras a chegar. Em seguida, ambulâncias, bombeiros, policiais rodoviários e familiares se deslocaram até a ocorrência.