27 abril 2011

Palestra marca início das atividades letivas do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda da Setrem

Direção e coordenadores da 
SETREM com a palestrante
Na última segunda-feira, dia 25, ocorreu aula inaugural do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM. Estiveram presentes estudantes, lideranças e empresários do segmento na região. Palestrou, a consultora e especialista em moda (produtos e negócios), Taís Rissi, abordando sobre o mercado da moda no Brasil.
Na ocasião a profissional destacou a carência de profissionais qualificados. ”Este ramo é novo em nosso país. O primeiro curso de moda criado (São Paulo) tem pouco mais de 20 anos. Muitos jovens gostam de moda, tem curiosidade e interesse em estudar, mas não sabem como começar. Neste sentido, a SETREM deu um passo importante, criou oportunidades. Ao oferecer o Técnico em Design de Moda, prepara profissionais para atuar em fábrica e com o curso superior em Tecnologia em Design de Moda, permite aprimorar conhecimentos.”
Destacou o potencial de nossa região, em virtude do grande número de empresas instaladas, que confeccionam moda praia, íntima, fitness, cama mesa e banho entre outros. ‘Entendo como grande diferencial do curso superior em Design de Moda, o módulo de gestão que oferece. É um item importante e que as empresas estão valorizando. Um profissional precisa ter consciência que o produto deve ter rentabilidade. Não adianta ter o melhor produto se este não tem valor adequado para comercialização’, explica.
Revelou ainda outras atuações em alta neste segmento: a de modelista e produtor de moda. O modelismo, explicou, é pouco explorado e desenvolvido no Brasil, tem escasso o número de profissionais. O modelista é responsável pela elaboração dos moldes das roupas e calçados, função fundamental na produção em série.
Já a área de produção de moda envolve o conhecimento visual. Este deve gostar de fotografia ou interessado em seguir uma carreira de jornalismo de moda. Deve trazer informações históricas, de fotografia, composição, produto e coleção, transformando em editoriais, que é publicado em sites, blogs e revistas de moda. “O mercado da moda está em expansão e ter profissionais qualificados é o primeiro passo para o sucesso”, conclui.