11 dezembro 2009

Vereador Gerson Moura(PDT) é posição contrária à construção da nova Câmara

O vereador do PDT Gerson Paulo Rocha de Moura, veio à público para agradecer pessoas e entidades, empresarios e lideranças que tem se manifestado de uma forma ou de outra, contrários a construção do novo prédio do Poder Legislativo de Horizontina.
O vereador valorizou o resultado da enquete feito pela RBS, que para ele demonstra o verdadeiro desejo da comunidade e a posição que o próprio parlamentar adotou desde o seu voto contrário na compra do terreno na legislatura anterior."Fui criticado inclusive por partidários na época, e mesmo assim em nenhum momento tenho feito alarde como afirmam alguns, mantive-me coerente convicto que há outras prioridades para a comunidade de Horizontina", destaca.
O vereador apresenta dados que justificam o seu posicionamento. Segundo ele na época os R$ 220 mil pagos pelo terreno, seriam suficientes para asfaltar 12 quadras ou construir 12 casas populares. "Imagina o que poder ser feito então com um milhão ou um milhão e meio, que pretendiam investir no novo prédio" afirma.
Pestana, como é conhecido, diz que só não atacou com mais veemência sua contrariedade ao projeto pelo respeito que tem pelos demais colegas que são favoraveis a obra. "Não abro mão, esses valores devem ser investidos no social, na agricultura, saúde e geração de empregos. "Se eu fosse o presidente do Legislativo chamaria uma audiância pública com a sociedade, com os empresários e ao invés de construir prédio, pediria para abraçar-mos um grande projeto de desenvolvimento, garantindo melhorias na estrutura municipal capaz de atrair investimentos em nossos distritos industriais", finaliza.
O atual presidente Alvaro Callegaro anunciou que sua gestão na mesa diretora abriu mão de iniciar a construção. O presidente efetuou a devolução ao Executivo de R$ 124 mil que estavam reservados para iniciar as obras, e que deverão ser aplicados na recuperação de pontes, pontilhões e estradas danificados pelas enchentes.
No Ministério Público começa a tramitar uma ação popular contrária as obras, acompanhada de mais de mil assinaturas de municípes e representantes da sociedade civil. Ao MP a ação também pedirá investigação sobre o valor pago pelos terrenos adquiridos em regime de urgência em 2006 e se o projeto de engenharia seguiu os trâmites dos processos licitatórios, destaca o coordenador da ação, empresário Luis Dalmor Maia.

Nova onda de temporais deve atingir Estado a partir de sexta-feira

Os gaúchos devem se preparar para uma nova onda de temporais, que pode atingir em cheio o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira e o sábado. A formação de um ciclone extratropical no oceano impulsionará para dentro do continente um coquetel de tormentas, com grande volume de chuva, rajadas de vento de mais de 100 km/h e até granizo.
O acumulado de água pode passar dos 60 milímetros em 24 horas em boa parte do Estado, de acordo com a Somar Meteorologia. A ventania alcançará mais de 70 km/h, principalmente nas regiões Nordeste, Centro e Oeste. Além dos vendavais, há risco de queda de granizo em pontos isolados do Estado.
Segundo a Somar, especificamente na região de São Borja, no Oeste, o acumulado pode chegar a 115 milímetros em apenas 18 horas, o correspondente a mais de 90% da média para todo o mês. Na Capital e Região Metropolitana, os moradores podem se preparar para uma sexta-feira de transtornos. A previsão é de que a precipitação chegue a acumular quase um terço de toda a média de dezembro.
No sábado, o ciclone segue com todo o fôlego. Mesmo avançando um pouco mais para o oceano, o sistema ainda provocará chuvarada com intensas rajadas de vento. As áreas mais afetadas devem ser o Litoral e as regiões Nordeste e Sul, além da Fronteira. No sul gaúcho e nas áreas próximas ao Uruguai, as rajadas de vento podem superar os 100 km/h em alguns municípios.
O ciclone perderá força somente no domingo, apaziguando o tempo, que ainda registrará chuva fraca em partes isoladas do centro-leste gaúcho.