11 setembro 2012

Santa rosa: Detentos são flagrados abrindo parede para fugir de presídio

Buraco seria usado por detentos para fugir
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Mais de 20 cavavam acesso a área externa de penitenciária em Santa Rosa.
Eles usaram estoques, facas produzidas por eles mesmos, para cavar.

Mais de 20 detentos do Presídio Estadual de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foram flagrados na noite desta segunda-feira (10) tentando fugir da penitenciária por meio de um buraco em uma das celas. Segundo o administrador substituto do presídio, Evaristo Borges de Figueiredo, os detentos cavaram dois buracos usando um estoque – faca produzida por eles mesmos.

Os presos de uma das celas cavaram um acesso à cela ao lado. Lá, eles usavam os estoques para abrir um buraco para a área externa da penitenciária quando foram pegos, por volta das 21h30. Os policiais que vigiavam o local ouviram o barulho e acionaram a Brigada Militar e administração do presídio.
Estoques, facas artesanais, foram usados na tentativa de fuga
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Também de acordo com Figueiredo, cinco suspeitos de planejarem a ação foram transferidos ainda na segunda-feira para o Presídio Estadual de Ijuí, na mesma região.

Chama Crioula chega a São José do Inhacorá

São José do Inhacorá inaugura o CTG Recanto da Tradição
Na segunda-feira (10), tradicionalistas inhacorenses envolvidos com a Chama Crioula Farroupilha, advinda e acesa no Município de Coronel Bicaco, trouxeram a centelha da chama crioula ao município de São José do Inhacorá, onde, por volta das 10 horas da manhã, foram conduzidos até o Centro Tradicionalista, local onde ocorreu a transferência da chama ao candeeiro, pelo Prefeito Municipal e, também oportunidade em que se fez presente a comunidade em geral e a escolar, que vem prestigiando e apoiando o movimento tradicionalista no Município.

Após a cerimônia de recepção da chama crioula, o grupo de cavalarianos que já visitou os demais municípios de nossa região, segue até Três e Horizontina onde termina o percurso. O acendimento da Chama Crioula antecede os festejos farroupilhas no Estado e este ano conta com a seguinte programação no município de São José do Inhacorá:

No dia 16 de setembro, terá Missa Crioula, às 10h da manhã, no CTG Recanto da Tradição, dia 17, oficinas tradicionalistas, dia 18, encenação da Revolução Farroupilha, oficinas e tertúlia livre no CTG recanto da Tradição e no dia 20 de setembro, Desfile Farroupilha, às 9h da manhã, na rua Emilio Muller, após terá almoço no CTG e mateada com encerramento da Semana Farroupilha em São José do Inhacorá.

Ijuí: Escola é incendiada e cerca de 800 alunos ficam sem aula

Escola Ruy Barbosa, em Ijuí, não tem aula nesta terça
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Mais uma escola foi atingida por um incêndio no Rio Grande do Sul. Na madrugada desta terça-feira (11), a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, em Ijuí, no noroeste do estado, teve a sala da direção e a biblioteca incendiadas, informou o Corpo de Bombeiros.

Pelo menos cinco computadores e uma geladeira foram destruídos, além de armários, mesas, cadeiras e documentos. Cerca de 800 alunos, dos três turnos, ficarão sem aula nesta terça, em decorrência dos estragos.

O local foi isolado até a chegada de técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP). A polícia investigará se o incêndio foi criminoso. É o segundo caso de fogo em instituição de ensino no município em menos de uma semana.

Polícia desarticula quadrilha suspeita de roubos com explosivos no RS

Posto bancário foi arrombado e caixa eletrônico, explodido
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (11) em Sapucaia, na Região Metropolitana de Porto Alegre, 16 suspeitos de integrar uma quadrilha responsável por roubos a caixas eletrônicos com uso de explosivos. A ação, batizada de Operação Paramount, é realizada pela Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) e conta com 100 policiais, que cumprem 17 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Gravataí.

Segundo o delegado Juliano Ferreira, titular do Deic, a quadrilha é responsável por um ataque a uma agência bancária em Canoas, no dia 13 de março, e outro a um mercado cinco dias mais tarde na mesma cidade. Antes, no dia 5 do mesmo mês, eles teriam arrombado um caixa eletrônico após render vigilantes dentro da sede de uma fábrica em Sapucaia do Sul.

Os suspeitos também estariam envolvidos em roubos de veículos e assaltos a residências e estabelecimentos comerciais.