21 outubro 2009

Lançada a 3ª Ecosol

O lançamento da 3ª Feira de Economia Solidária e Agroecologia – ECOSOL, foi realizado na tarde desta terça-feira(20), na AREDE. O evento contou com a presença do Prefeito, do Sr. Delmar Rempel, Coordenador da AREDE, Sr. Airton Rodrigues da Silva, Coordenador da 3ª ECOSOL, Sr. Paulo Kreutz, Presidente da UNICOOPER e da Sra. Cecília Bernardi representante da 1ª Feira.
Durante o Lançamento foram apresentadas as peças publicitárias que serão usadas na divulgação da Feira. Participaram da atividade representantes do 19ºRCMec, Sindicoop, Coopasc, Coopari, Coopar, Cresol, o Secretário da Agricultura de Tucunduva, alunos da Casa Familiar de Santo Cristo, Sr. Jéferson Fernandes, representando Dep. Elvino Bohn Gass, o vereador José Albino, a imprensa e os Secretários e Diretores do Governo Municipal.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história das edições anteriores da Feira, através de um relato da Sra. Cecília Bernardi, que falou sobre as dificuldades enfrentadas e também sobre o êxito das edições anteriores. O Coordenador da AREDE quis simbolizar os grupos de cooperativas que formam laços de união em seu trabalho, pedindo para que os participantes do lançamento se dessem às mãos.
Segundo o Coordenador da 3ª ECOSOL, Airton Rodrigues da Silva, “É muito importante que através da Feira seja possível divulgar e valorizar os empreendimentos da economia solidária, para que possamos gerar renda através do trabalho coletivo”. O Prefeito Orlando Desconsi, “Com o trabalho partilhado pelo grupo, a arrecadação da economia solidária se torna muito importante na renda familiar. Nesse ponto, a Feira é muito importante na divulgação desta economia diferenciada, que tem produtos limpos, sem uso de agrotóxico”.
A 3ª Feira da Economia Solidária será realizada no Parque de Exposições, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Caixa e servidores não chegam a acordo para o fim da greve

Terminou sem acordo a audiência de conciliação do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal e a direção da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada hoje no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os servidores da Caixa estão em greve há 28 dias.
Segundo o diretor do sindicato, Romero Carvalho, a empresa continua intransigente em atender às reivindicações específicas dos bancários:
— A Caixa preferiu transferir o capacidade de solucionar o conflito para o TST, ajuizando o dissídio, com o que não concordamos. Até então, estamos abertos à negociação em busca de uma solução para o impasse.
Romero ressaltou que houve um pequeno avanço nas negociações, mas ainda insuficiente para o fim da paralisação:
— Ela (a Caixa) decidiu aumentar o número de contratações de 3 mil para 5 mil e conceder um abono de R$ 700 a ser pago a todos os empregados até janeiro de 2010, o que ainda consideramos insuficiente.
De acordo com o sindicato, o Comando Nacional de Greve dos bancários deve analisar as propostas apresentadas pela Caixa ainda hoje. Dessa avaliação sairá a recomendação às assembleias estaduais, que decidirão se aceitam ou não as propostas.
Nova audiência de conciliação está prevista para a próxima sexta-feira.

São José do Inhacorá, agora tem Casa Lotérica

Aconteceu dia 20 de outubro às 9 horas a inauguração da Lotérica São José em nosso município, situado á Rua Emílio Muller nº 860. Oportunidade estiveram presentes Jorge Luís Wagner – Gerente da Agencia da Caixa de Três de Maio, bem como representantes da Regional de Passo Fundo, prestigiaram o evento autoridades locais, o Prefeito Municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira, Vice-prefeito Roque J. Dill, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o senhor Irineu Kohls, vereador João M. Walter, secretários e funcionários Municipais, Diretores de Escolas, Empresários e a comunidade em geral e em especial os novos empresários Ivair Lenz e Tatiane Genz.
Aos poucos os espaços comerciais e industriais estão sendo ocupados em nossa cidade, acompanhando o acelerado ritmo de crescimento que a cidade vem tomando nos últimos tempos, espaços ocupados por pessoas que são naturais da terra e que agora retornam por uma oportunidade de negócio que gera emprego e renda.
A Lotérica São José funcionará das 8h às 12h e das 13h e 30 min às 18h 30min, oferecendo serviços como: apostas nas Loterias da Caixa, consultar saldos de contas correntes e poupanças, receber benefícios sociais como bolsa família; INSS; FGTS, etc, pagamento de contas de água, luz, telefone, tributos municipais, estaduais, bloquetos de cobrança bancária da Caixa, efetuar depósitos em contas correntes e poupanças, pagamentos de aposentadorias, encaminhamento de propostas para aquisição ou construção de casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e outros programas de financiamentos, entre outros.
Ao final do evento foi oferecido um coquetel aos presentes, oportunidades em que puderam confraternizar e conhecer as novas instalações da Lotérica São José

Jantar sela apoio do PMDB à candidatura de Dilma em 2010

A aliança em torno da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, ganhou contornos concretos com o pré-compromisso assumido ontem entre PT e PMDB. Sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líderes, ministros e dirigentes das duas legendas se reuniram para um jantar festivo, no Alvorada.
— O que mais vale é a fotografia — brincou o presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP).
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, assegurou que as legendas estarão unidas para as eleições do ano que vem, mas o acerto final será definido depois das convenções.
— Destacamos desde já que a chapa majoritária tem a composição do PT e do PMDB, que definimos como a representação dos dois maiores partidos que sustentam o governo Lula e que pretendemos que sustente a candidatura da ministra Dilma — disse.
Os dois partidos decidiram selar a parceria sem falar em nomes, mas ninguém tem dúvida de que o próprio Temer é o mais cotado para vice na chapa do PT.
A despeito da foto e da expectativa geral de uma nota conjunta para formalizar a aliança, a oposição não se dá por vencida e segue acreditando que contará com a companhia do PMDB em seu palanque, ainda que seja apenas uma parte do partido.
— Casamento por procuração pode não dar em nada. O governo está ensaiando comemoração antecipada, mas nós temos muitos amigos no PMDB que estarão conosco em 2010 — adverte o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).