Terminou sem acordo a audiência de conciliação do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal e a direção da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada hoje no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os servidores da Caixa estão em greve há 28 dias.
Segundo o diretor do sindicato, Romero Carvalho, a empresa continua intransigente em atender às reivindicações específicas dos bancários:
— A Caixa preferiu transferir o capacidade de solucionar o conflito para o TST, ajuizando o dissídio, com o que não concordamos. Até então, estamos abertos à negociação em busca de uma solução para o impasse.
Romero ressaltou que houve um pequeno avanço nas negociações, mas ainda insuficiente para o fim da paralisação:
— Ela (a Caixa) decidiu aumentar o número de contratações de 3 mil para 5 mil e conceder um abono de R$ 700 a ser pago a todos os empregados até janeiro de 2010, o que ainda consideramos insuficiente.
De acordo com o sindicato, o Comando Nacional de Greve dos bancários deve analisar as propostas apresentadas pela Caixa ainda hoje. Dessa avaliação sairá a recomendação às assembleias estaduais, que decidirão se aceitam ou não as propostas.
Nova audiência de conciliação está prevista para a próxima sexta-feira.