Os novos veículos entregues pela governadora Yeda Crusius nesta terça-feira (9), em frente ao Palácio Piratini, vão reforçar a segurança pública no interior do Rio Grande do Sul. São 22 picapes Mitsubishi L 200, 20 camionetes GM Blazer, seis camionetes Ford Ranger e 12 automóveis Ford Fiesta Sedan à Polícia Civil (PC). Estrategicamente escolhidos, os modelos serão destinados para locais que demandam serviço de difícil acesso, envolvendo abigeato e crimes na área rural. Ao Instituto-Geral de Perícias (IGP), foram adquiridos 16 novos veículos - cinco Fiesta, 10 Fiat Siena Sedan e uma camionete Ford Ranger.
Conforme o diretor-geral do IGP, Áureo Martins, os carros serão utilizados nas regionais do Instituto, além de Porto Alegre. Cinco deles foram escolhidos através da Consulta Popular. Martins explicou que os novos equipamentos e softwares servirão para buscar evidências a provas criminais em memórias de computadores. "Isso vai nos dar mais estrutura no atendimento às solicitações de perícias, além da qualificação e agilidade que os novos equipamentos proporcionarão", afirmou o diretor. Também na entrega de viaturas, a governadora promoveu, por merecimento e antiguidade, 468 servidores do IGP.
Para o chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, a compra de novos automóveis e equipamentos para a Polícia Civil melhora também a autoestima dos servidores. "O policial que está na rua, exposto às intempéries, terá estímulo para o trabalho", frisou. De acordo com o delegado de São Gabriel e Vila Nova do Sul, Laurence Teixeira, a delegacia já está sendo equipada com novos equipamentos. A viatura, segundo Teixeira, soma-se aos esforços para combater delitos nos municípios, principalmente na área rural. "O veículo trará bons resultados no trabalho de Polícia Civil", ressaltou, citando a valorização dos policiais com a aquisição de coletes e computadores novos.
As camionetes possuem celas que vão auxiliar no transporte de detentos. Segundo a delegada regional de Pelotas, Carla Vernetti, o município já recebeu uma leva de veículos. "É muito importante em uma região grande, que conta com sete localidades. A viatura dará apoio", afirmou Carla. Os equipamentos de informática (estações de trabalho, impressoras e no breaks, entre outros) foram adquiridos com recursos do Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp), com custo total de R$ 174,3 mil.