09 junho 2009

Novas viaturas reforçam segurança pública no interior gaúcho

Os novos veículos entregues pela governadora Yeda Crusius nesta terça-feira (9), em frente ao Palácio Piratini, vão reforçar a segurança pública no interior do Rio Grande do Sul. São 22 picapes Mitsubishi L 200, 20 camionetes GM Blazer, seis camionetes Ford Ranger e 12 automóveis Ford Fiesta Sedan à Polícia Civil (PC). Estrategicamente escolhidos, os modelos serão destinados para locais que demandam serviço de difícil acesso, envolvendo abigeato e crimes na área rural. Ao Instituto-Geral de Perícias (IGP), foram adquiridos 16 novos veículos - cinco Fiesta, 10 Fiat Siena Sedan e uma camionete Ford Ranger. 
Conforme o diretor-geral do IGP, Áureo Martins, os carros serão utilizados nas regionais do Instituto, além de Porto Alegre. Cinco deles foram escolhidos através da Consulta Popular. Martins explicou que os novos equipamentos e softwares servirão para buscar evidências a provas criminais em memórias de computadores. "Isso vai nos dar mais estrutura no atendimento às solicitações de perícias, além da qualificação e agilidade que os novos equipamentos proporcionarão", afirmou o diretor. Também na entrega de viaturas, a governadora promoveu, por merecimento e antiguidade, 468 servidores do IGP. 
Para o chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, a compra de novos automóveis e equipamentos para a Polícia Civil melhora também a autoestima dos servidores. "O policial que está na rua, exposto às intempéries, terá estímulo para o trabalho", frisou. De acordo com o delegado de São Gabriel e Vila Nova do Sul, Laurence Teixeira, a delegacia já está sendo equipada com novos equipamentos. A viatura, segundo Teixeira, soma-se aos esforços para combater delitos nos municípios, principalmente na área rural. "O veículo trará bons resultados no trabalho de Polícia Civil", ressaltou, citando a valorização dos policiais com a aquisição de coletes e computadores novos.
As camionetes possuem celas que vão auxiliar no transporte de detentos. Segundo a delegada regional de Pelotas, Carla Vernetti, o município já recebeu uma leva de veículos. "É muito importante em uma região grande, que conta com sete localidades. A viatura dará apoio", afirmou Carla. Os equipamentos de informática (estações de trabalho, impressoras e no breaks, entre outros) foram adquiridos com recursos do Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp), com custo total de R$ 174,3 mil.

Polícia Civil de Três de Maio prende suspeitos de assaltos

Em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta terça-feira (09), o Delegado de Polícia Dr.João Vitório Barbato (foto), anúnciou a prisão de dois elementos suspeitos de terem práticado o assalto a Farmácia Drogabel localizada junto ao Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio, no último dia 02 de junho.
"Segundo o delegado, o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia local, em cumprimento de um mandato de busca e apreensão na residência de Joel de Almeida, no local efetuou a apreensão de uma arma de fogo  e prendeu o mesmo, visto que o revolver de calibre 38 estava com a númeração raspada. Em conversa com o mesmo, o delegado Barbato disse que possibilitou a se chegar a autoria de dois assaltos, ( além da farmácia, o Mercado Santa Rita também foi assaltado anteriromente). Foi preso além do Joel Deminschinski de Almeida,  Odair José Branco que teria sido o seu companheiro no assalto".
Já com relação ao assalto ao Mercado Santa Rita, a autoria recai sobre dois menores, o quais o Delegado aguada a definição do Ministério Público para encaminha-los a FASE em Santo Ângelo. 

Audiência Pública Todos Contra o Crack será dia 07 de julho em Três de Maio

Uma proposição do Ver.Ivo Novotny do PMDB trêsmaiense, foi abraçada pela Câmara de Vereadores e pelas autoridades do municipio, e está marcada para o dia 07 de julho próximo, uma importante Audiência Pública para se debatar sobre o que fazer no combate ao  crack, uma droga que vem interrompendo a vida de muitos jovens no Brasil.
O problema é social, e portanto não é só de quem tem algum familiar envolvido com a droga, porque ninguém sabe o que será o dia de amanhã.
Saiba um pouco sobre a droga: 
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares. 
O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.
O que é
A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.
Como é o uso
O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.
O efeito
O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.
A dependência
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

Conab indica recuo de 11,6% na área de trigo no RS

O desestímulo com o mercado no Rio Grande do Sul deve levar os gaúchos a colherem menos trigo na safra 2009. A primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o grão no Estado aponta para uma área de 866,6 mil hectares, o que representa 11,6% de recuo em relação à safra passada. O percentual é semelhante ao da Emater, de -10,91%
Baseada em informações de cooperativas, assistentes técnicos, na venda de insumos e na produtividade média dos últimos cinco anos, a Conab projeta a colheita de 1,733 milhão de toneladas, o que representa 15,8% de retrocesso no período. De acordo com o gerente da Conab, Ernesto Irgang, preços baixos e comercialização lenta determinam a tendência de comportamento do triticultor gaúcho.
A Farsul estima retração de área ainda maior, de, no mínimo, 25%. Isso sem considerar a diminuição da tecnologia utilizada, alerta o coordenador da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim.
O estudo da Conab trouxe dados praticamente finais da colheita de verão no Estado, afetada pela estiagem. A pesquisa amplia a quebra no milho em relação à pesquisa de abril, de 18,7% para 23,9% sobre o ciclo anterior. Com isso, foram colhidos 4,04 milhões de toneladas. Na soja, houve pequena correção de área para cima, o que fez a safra crescer 1,8% e chegar a 7,912 milhões de toneladas em 3,82 mil hectares. Já o arroz manteve o recorde de 7,905 milhões de toneladas consolidado.
A estiagem na região Sul, responsável por 39,89% da produção nacional de grãos, aliada ao excesso de chuvas no Nordeste deve levar o Brasil a colher na safra 2008/20009 quase 10 milhões de toneladas de grãos a menos que no ciclo passado.
O acompanhamento da Conab mostra queda de 6,9% na colheita, para 134,15 milhões de toneladas, mesmo com a área elevada de 47,4 milhões para 47,6 milhões de ha.

Chega a 24 número de corpos resgatados do mar, diz Aeronáutica

O assessor de imprensa da Aeronáutica, Henry Munhoz, afirmou nesta segunda-feira que chega a 24 o número de corpos resgatados em alto mar de vítimas do voo 447 da Air France. Nesta segunda-feira, foram retirados oito corpos da água.
De acordo com Munhoz, todos os corpos estão a bordo de navios brasileiros e serão levados inicialmente para Fernando de Noronha e, depois, Recife.
A previsão é que 16 corpos resgatados primeiro, que são transportados pela Fragata Constituição, cheguem na terça-feira a Fernando Noronha. A chegada vai depender das condições do tempo.
Segundo Munhoz, o resgate da caixa-preta não é prioridade.
— A prioridade do nosso trabalho é o resgate de sobreviventes, corpos e destroços. A medida que os destroços vão aparecendo, são recolhidos para depois serem encaminhados às autoridades francesas — disse.
A profundidade onde os corpos foram recolhidos é de 3,5 mil metros. Eles estavam localizados a 440 quilômetros a Nordeste do arquipélogo São Pedro e São Paulo.