20 julho 2013

Com dois expulsos, Grêmio não suporta o Criciúma e sua torcida: 2 x 1

Werley e Leandro Brasília disputam bola no Heriberto Hülse
(Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
Pressão, do time e das arquibancadas. A valentia do Grêmio foi grande, mas não daria para conter o Criciúma somente com este atributo. O time gaúcho saiu atrás quando tinha um a menos, mas conseguiu o empate. Depois, com dois jogadores fora por expulsão, não teve como segurar os donos da casa, embalados pela maioria das 12.719 vozes no estádio Heriberto Hülse na noite deste sábado. Matheus Biteco e Vargas desfalcaram os gremistas com a bola rolando. O Tigre aproveitou. Levou calor aos fieis e barulhentos seguidos com a vitória por 2 a 1.

Espantando o frio, a partida começou quente, com chances para os dois lados. Mas o Grêmio gelou por dois momentos da etapa inicial. Primeiro com a expulsão de Matheus Biteco. Pouco depois com o gol de Wellington Paulista. Mesmo com um a menos, seguiu a aproveitar as falhas do time da casa, assim minimizou o prejuízo com o tento de igualdade de Zé Roberto. Porém, os gremistas passaram mais trabalho no segundo tempo, com o segundo cartão vermelho, para Vargas. Só deu Criciúma até o final. O gol era questão de tempo. De tanto pressionar, aos 29, Matheus Ferraz fez a bola ir dentro do gol e decretar a primeira derrota de Renato Gaúcho e frear as pretensões de colocar seu time no G-4.

Na nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Criciúma vai ao Rio de Janeiro. No sábado encara o Vasco, às 18h30m, em São Januário. O Grêmio volta para casa. Na Arena e no domingo, às 16h, encara o Fluminense.

Fim da novela: Inter oficializa a contratação dos jogadores Scocco e Alex

Scocco e Alex são os novos reforços do Inter
(Fotos: Divulgação)
Acabou a novela. O Inter, enfim, conseguiu registrar as suas duas grandes contratações da janela de transferências: Scocco e Alex. Atacante e meia foram registrados na CBF e, agora, resta a apresentação oficial no Beira-Rio para serem utilizados por Dunga. Assim que os seus nomes surgirem no BID, os jogadores estarão aptos a estrear.

O Inter pagou US$ 6,5 milhões ao Newell's por Scocco, de 28 anos. Por Alex, 31 anos, foi pago 1 milhão de euros para o Al-Gharafa.

Com os novos reforços, Dunga poderá até mesmo mudar o sistema tático da equipe, a fim de aproveitá-los como titulares. Com a chegada de Scocco, é possível que o Inter empreste Bolatti e Dátolo.

Jovem de 17 anos foi vítima de tentativa de homicídio em Humaita

Crime ocorreu na noite desta sexta-feira
A Brigada Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (19/07), em Humaitá. Por volta das 23h00min, a vítima, um jovem de 17 anos, entrou em contato com a polícia e informou que havia levado uma facada.

A guarnição encontrou a vítima caída com um corte nas costas, nas proximidades do Restaurante Aconchego, centro da cidade. Imediatamente o jovem foi levado ao Hospital Adesco. Após os primeiros socorros, ele foi transferido para o Hospital de Caridade de Três Passos, onde permanece internado. Ele não corre risco de morrer.

No local do fato foi encontrado um facão com aproximadamente 40cm de lâmina.

Dois dos agressores identificados pela vítima foram abordados e encaminhados para registro na DP local. No entanto, o flagrante não foi lavrado. Isso porque não havia advogado disponível naquele momento para acompanhar o registro.

Veículo de Tenente Portela se envolve em acidente em SC e deixa uma vítima fatal

Uma mulher morreu no acidente em Santa Catarina
(Foto: Polícia Rodoviária SC/Divulgação)
Uma mulher morreu em decorrência de um acidente de trânsito no final da tarde desta sexta-feira (19/07), no Km 8 da SC-415, em Santa Catarina. De acordo com a imprensa catarinese um veículo Senic, placas de Tenente Portela, colidiu contra um caminhão, placas de Francisco Beltrão-PR, por volta das 18h, em Garuva.

No veículo estavam, Juliano Fornari Viana, seus dois filhos e sua esposa, Ângela Aparecida Viana, de 32 anos. Ângela ficou presa nas ferragens, foi socorrida pelo Corpo de
Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Os outros ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves.

Motorista escapa ileso após carreta pegar fogo em Tenente Portela

Carreta pegou fogo em Tenente Portela
(Foto: Divulgação/Portela Online)
Um motorista escapou sem ferimentos após a carreta que dirigia ser completamente destruída pelo fogo na madrugada deste sábado (20) no município de Tenente Portela, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O veículo, com placas de Três Passos, estava indo para a cidade de Palmitinho quando o condutor sentiu o cheiro de fumaça e rapidamente estacionou no acostamento.

Logo após o condutor ter saído do veículo, a carreta incendiou e ficou completamente destruída. Ninguém ficou ferido.

Três-maiense Misael vai jogar no Santos

Misael foi revelado nas categorias de base do Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Divulgação)
O Santos acertou o empréstimo do volante Misael, ex-Grêmio. O jogador, de 19 anos, está vinculado ao Deportivo Maldonado e, nesta sexta-feira, já foi integrado ao elenco alvinegro, vestiu a camisa do Peixe e correu no gramado do CT Rei Pelé. O tempo de contrato não foi revelado, e o atleta deve ser apresentado na próxima semana.

Com passagens pelas seleções de base, Misael não teve espaço no Tricolor gaúcho, onde enfrentou a concorrência de Adriano e Guilherme Biteco. Por isso, o clube decidiu rescindir o contrato dele.

– É um jogador jovem, bem recomendado, de boas qualidades – elogiou o vice-presidente Odílio Rodrigues, na última quinta-feira.

O novo reforço santista vai enfrentar forte concorrência no elenco. Atualmente, o clube conta com Arouca, Alan Santos, Alison, Renê Júnior e Marcos Assunção para a posição, além de Leandrinho e Cícero, meias que também podem atuar recuados.

Além de Misael, o Santos acertou nesta sexta a contratação do atacante Thiago Ribeiro, que estava no Cagliari (ITA). Antes deles, o clube havia fechado com o lateral-direito Cicinho, da Ponte Preta, e ala-esquerdo Eugenio Mena, ex-Universidad de Chile.

Número de jovens vítimas de homicídio sobe 4% no RS em 10 anos

Mais de 600 jovens entre 15 e 24 anos são
assassinados por ano
(Foto: Imagem reprodução RBS TV)
A violência contra os jovens aumentou 4% no Rio Grande do Sul na última década, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Por ano, mas de 600 jovens com idades entre 15 a 24 anos são vítimas de homicídio no estado.

Em todo o estado, o número de jovens assassinados passou de 604 em 2001 para 628 em 2011. Em Porto Alegre, no mesmo período, o aumento foi maior, de 4,5%, passando de 176 para 184, de acordo com o mesmo estudo.

No total de assassinatos registrados em 2011 no estado, 29% dos crimes envolveram jovens. Em Porto Alegre o número é maior ainda: 35%. Segundo especialistas, a necessidade de interromper os estudos e a falta de oportunidades de emprego são algumas das causas.

“Isso tem a ver com questões de precariedade familiar, exclusão social, menos opções em termos de emprego e educação. Nessa faixa etária há uma maior vinculação com grupos e, às vezes, esses colegas e amigos podem pertencer a um grupo criminoso. Daí ele (o jovem) se insere também”, analisa a socióloga Letícia Maria Schabbach.

Mas se por um lado o jovem é capaz de produzir violência, por outro ele também é pode melhorar o lugar onde vive. Foi o que aconteceu na Vila Bom Fim, em Guaíba, na Região Metropolitana da capital, onde um projeto ajudou a reduzir a criminalidade a quase zero.

O Projeto Artesanato, Recreação e Informática (Projari) atende mais de mil pessoas. Dança, artes marciais, música e outras atividades são oferecidas no turno inverso da escola. O objetivo é proporcionar atividades de caráter sócio-educativo, artístico, informativo, cultural e esportivo, tirando os adolescentes das ruas.

“É oferecer um espaço de participação, onde a criança e o adolescente , o jovem  e o adulto, tenham a oportunidade de desenvolver o seu potencial, canalizar as energias”, diz a coordenadora do projeto, Nilva Dal Bello. “Em vez de sai para rua e se deparar com coisas erradas nas esquinas, a gente vem para cá e consegue criar um vínculo. Eles acabam não sendo só participantes, mas parte da família da gente”, acrescenta Roselaine Alves, voluntária.

As atividades do projeto ajudaram a reduzir os índices de criminalidade no bairro. De acordo com a Polícia Civil, apenas uma assassinato foi registrado na região no ano passado e nenhum em 2013. “Com certeza eu posso afirmar que aqui nesse bairro, que era um dos mais violentos de Guaíba, hoje para mim é um dos mais tranquilos”, garante o inspetor Leonardo Gardel.