13 abril 2010

Pedro Ortaça no estúdio

Após cinco anos sem gravar, por opção. E fazendo Shows no Brasil e no exterior. Está novamente nos estúdios da Gravadora ACIT o cantor missioneiro Pedro Ortaça, Mestre da Cultura Popular Brasileira, acompanhado do filho Gabriel Ortaça, que também estará gravando mais um CD. Serão dois trabalhos da Familia Ortaça, que estarão rodando nas rádios do Brasil assim que forem lançados. Para enriquecer ainda mais a cultura do Rio Grande do Sul.

Alunos da Universidade Federal de Pelotas visitaram a Cotrimaio

Na tarde desta terça-feira, 13, alunos das turmas de mestrado e doutorado na área de Ciências e Tecnologias em Sementes da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL visitaram a COTRIMAIO. Os alunos foram recebidos pelo Secretário da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, que apresentou o institucional da cooperativa, assim como, os alunos tiveram a oportunidade de assistir duas palestras. A primeira foi abordada pelo o Eng. Agr. Marcos Schneider, com o tema: “Produção de Sementes”, e a segunda foi com o Técnico responsável pelos orgânicos da COTRIMAIO, Jonas Rossi, que falou sobre lavouras orgânicas podendo assim esclarecer todas as dúvidas dos alunos. Em seguida foram a campo, onde os alunos tiveram a oportunidade de conversar com um produtor que cultiva soja, trigo e milho orgânico.

Dep. Classmann prestigia eleição da nova diretoria da ARCV-RS

O líder do PTB na Assembleia Legislativa deputado Aloísio Classmann prestigiou, na última semana, a eleição do vereador de Boa Vista do Buricá, Fernando Oscar Classmann (PTB), como presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Noroeste do RS (ARCV). Em reunião, o grupo elegeu por consenso a nova diretoria, apresentou o relatório das atividades do último exercício e traçou metas de trabalho para o ano.
O parlamentar destacou a importância do consenso para a escolha da nova diretoria. “Isto mostra a união de todos em prol do objetivo maior: o desenvolvimento dos municípios da nossa região”, garantiu Classmann.
O novo presidente da ARCV-RS definiu como meta principal da nova gestão a integração de todos as Câmaras de Vereadores da Grande Santa Rosa, visando um trabalho conjunto focado no crescimento regional. “Pretendemos criar e disponibilizar um banco de dados informatizado no site da associação para subsidiar e assessorar o trabalho de todos os legisladores municipais”, afirmou Fernando.
Confira a composição da nova diretoria:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente FERNANDO OSCAR CLASSMANN- BOA VISTA DO BURICÁ (PTB)
Vice Presidente - DOUGLAS CALIXTO - SANTA ROSA (PP)
1º Secretário - LUCAS FERREIRA ROQUE - SENADOR SALGADO FILHOPDT
2º secretário - MARCOS CHITOLINA - PORTO MAUÁ (PDT)
1º tesoureiro - JORGE STEFFLER - NOVA CANDELARIA (PDT)
2º tesoureiro - GILBERTO BAIOTTO – INDEPENDÊNCIA (PTB

Bohn Gass acompanha eleição da Coordenação Regional petista nas Missões

No domingo, 11 de abril, o líder da bancada petista, deputado estadual Elvino Bohn Gass participou do Encontro Regional do PT Missões, realizado na Câmara de Vereadores de Cerro Largo. Na oportunidade, além de debates sobre conjunturas políticas, construção partidária, eleições, houve escolha da coordenação regional do Partido, que mais uma vez terá o santoangelense Adelmo Fonseca como titular.
Como coordenador regional, Fonseca é o responsável pela abertura e instalação dos Encontros que, de acordo com o regimento, estão programados para ocorrer ainda nos dias 24 e 25 de abril. “O Adelmo é um coordenador competente, que reúne a sensibilidade e o espírito aguerrido necessários para conduzir a organização do PT num rumo democrático e vitorioso. A experiência dele é fundamental na preparação do partido para a campanha que se aproxima”, lembrou Bohn Gass.
O assessor parlamentar e pré-candidato a deputado estadual, Jeferson Fernandes, que também participou do Encontro, reforçou a relevância da organização do Partido diante da tarefa de reeleger o projeto político do governo Lula e reconquistar o governo estadual. “A sintonia democrática e o bom funcionamento do PT no interior gaúcho são pré-requisitos para fazermos um bom trabalho na campanha. O Adelmo tem essa noção muito clara e sempre voltou sua atuação como coordenador para este objetivo”, concluiu Jéferson.
Participaram da coordenação regional ainda os petistas Ruben Sisto, Marisa Basso, Atanásio Santiago, Eliane Tizoti; Vanderli Lopes, Luciana Lauermann; Jorge Fank, Edemar Steinmetz, Gilberto Corazza; Pedro Bueno e Sandra Freitas.

Servidora da Prefeitura tem texto publicado em livro do professor/a

A Rede Pitágoras, que integra uma das maiores instituições de ensino do país, lançou o novo livro de trabalho do/a professor/a, com um texto especial. A Assessora do Gabinete do Prefeito Orlando Desconsi, Líria Andrioli, que faz parte do quadro de CCs da Administração desde o dia 01º de Janeiro de 2009, teve uma publicação contemplada na edição desse ano.
Prestes a defender sua Dissertação de Mestrado, Líria recebeu a feliz notícia de que um texto seu estava sendo utilizado como material didático do professor em todo o país. O texto, “Dia Internacional de Luta das Mulheres; educar para a igualdade nas diferenças”, trata da origem do DIM (Dia Internacional da Mulher) e de como podem ser possibilitados espaços de discussão e debates da temática das relações de gênero nas escolas. Além do texto sugerido para trabalhar em aula, também foram desenvolvidas questões de interpretação. Líria, é pesquisadora da área de Relações de Gênero, da qual, tem outras publicações e desenvolveu uma Tese sobre a presença dessa temática no currículo real da escola.

Placas indicam a proibição de trânsito de caminhões na rua Bertholdo Boecke

Por definição do Conselho Municipal de Trânsito de Três de Maio com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, a rua Bertholdo Boecke em toda a sua extensão, fica proibido o trânsito de caminhões.
A Bertholdo Boecke, é uma rua lateral a Av.Uruguai, por tanto, uma rua central que se prolonga da Av.Santa Rosa até o entroncamento com a rua Horizontina, e a definição se deu devido ao crescimento do comércio na extensão da mesma, fazendo que o movimento de veículos e pedestres tenha se dado de uma forma impressionante nos últimos meses, o que dificulta a passagem de caminhões até pelo fato da rua ser estreita e não vencer o fluxo, colocando em risco os pedestres que por ali passam, e os próprios condutores de veículos.
Placas indicativas forma colocadas na esquina da rótula da Av.Santa Rosa e na esquina com a rua Horizontina (foto).

BM apresenta 700 novos soldados em Porto Alegre

A Brigada Militar (BM) realiza na manhã desta terça-feira a formatura de 700 soldados que vão integrar o Comando do Policiamento da Capital (CPC). A solenidade ocorreu junto ao Monumento do Expedicionário, em Porto Alegre, nesta manhã.
Ao todo, 3.552 novos soldados da corporação serão apresentados em todo o Estado. As formaturas ocorrem de hoje até o dia 24 de abril, em 36 diferentes solenidades no RS. Prestigiam a apresentação o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, e o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Filho.
De acordo com o Comando-Geral da BM, o efetivo total dos novos soldados será empregado nesta terça-feira na Operação Centauro Alunos, ação que acontecerá em todo o Estado, com foco no combate à criminalidade.
Segundo a BM, os novos soldados representam um acréscimo de 17% no efetivo da instituição, sendo esta a maior inclusão já realizada na história da BM de uma única vez.

Programa Jovem Aprendiz 2010

Ocorreu recentemente o lançamento de mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz 2010, contando com 42 alunos, o programa tem o objetivo de melhor preparar o jovem para o mercado de trabalho. Desde 2005 o programa vem dando a oportunidade para os jovens de aprender uma profissão, bem como de ingressar no mercado de trabalho, contando sempre com parcerias que oferecem aos jovens uma melhor qualificação. O Programa Jovem Aprendiz é dividido em 500h de aulas teóricas e 500h de aulas práticas, onde estas são desenvolvidas junto as Cooperativas de Três de Maio e região. Os alunos vão ingressar no mercado de trabalho a partir do mês de Agosto deste ano. A COTRIMAIO também é parceira do Programa Jovem Aprendiz proporcionando uma excelente maneira de ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho e dar a eles a oportunidade de crescimento profissional e aprendizagem com o primeiro emprego. Na tarde da última sexta-feira dia 09, reuniram-se no auditório da COTRIMAIO os jovens selecionados, para assistir uma apresentação e conhecer mais sobre a Cooperativa, suas unidades e a função que cada uma desempenha. Acompanharam também os programas e a responsabilidade social que a COTRIMAIO desenvolve, além dos eventos realizados pela mesma. Outro assunto extremamente importante é a ATITUDE COTRIMAIO, onde trata a postura do colaborador, a ética, o companheirismo e o bom atendimento que a Cooperativa preza. Logo após os alunos foram conhecer a unidade sede, podendo esclarecer suas dúvidas.

Agricultura cancela debate sobre preço do aço e reflexos na agropecuária

A Comissão de Agricultura da Câmara cancelou a audiência pública que seria realizada nesta terça-feira (13), às 14h30, no plenário 8, do anexo II, para debater o aumento excessivo do preço do aço e os impactos nos custos de produção da agropecuária.
Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), autor da proposta, o cancelamento deve-se ao fato de alguns convidados não terem confirmado presença. O encontro deve ser remarcado dentro de algumas semanas.

Controlando a acidez do leite

Ultimamente, muito tem se falado e discutido sobre leite ácido, suas causas, problemas relacionados, formas de tratamento e prevenção. A acidez é um fenômeno natural no leite. Ao sair do úbere, em condições normais de sanidade, o leite é ligeiramente ácido, equivalente ao pH de 6.6 a 6.75. Esta acidez natural é proveniente dos seus próprios componentes, como os minerais, caseínas, ácidos orgânicos e fosfatos, entre outros. Com o pH abaixo de 6.6, a acidez é considerada anormal e altera a qualidade do leite. Entretanto, a observação de alguns aspectos auxilia significativamente na prevenção da acidez do leite. É sabido que o leite de qualidade obtém-se de vacas sadias, livres principalmente da mastite, uma das principais causas da acidez no leite em função da presença de microrganismos que, inclusive, podem afetar negativamente a saúde humana. Assim, a principal medida a ser tomada na prevenção da produção de leite ácido é promover práticas de manejo que, de fato, levem à manutenção da saúde dos animais. Conforme a Técnica em Agropecuária da COTRIMAIO Marianice Roberti Juliani os fatores que mais contribuem para a contaminação do leite são:
- Instalações mal conservadas e falta de higiene (sala de ordenha e estábulos);
- Vasilhames sujos;
- Água contaminada (não potável);
- Contaminação da ordenhadeira (não utilizar os produtos específicos para higienização da ordenhadeira e resfriador - alcalino e ácido);
- Mãos do ordenhador sujas e tetos da vaca sujos.
- Vacas ordenhadas na fase colostral (recém-paridas), animais com deficiência alimentar e vacas com infecção na glândula mamária são outros fatores que contribuem para o leite ácido.