06 dezembro 2012

Incêndio atinge cinco casas em Sarandi

Incêndio atingiu residências no Norte do Rio Grande do Sul
(Foto: Divulgação/www.norters.com.br)
Cinco casas foram queimadas; duas foram totalmente destruídas.

Dois caminhões de bombeiros foram chamados; causas são desconhecidas.

Um incêndio na tarde desta quinta-feira (5) atingiu cinco casas em Sarandi, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Pelo menos duas residências foram totalmente destruídas.

A ocorrência foi na Vila Esperança. Ninguém se feriu. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar o fogo. Uma perícia vai investigar as causas do fogo.

Escolhidas as Soberanas da XIII EXPOFEIRA do Agronegócio

Soberanas da feira: Leda Sampaio, Joice Herpich e Eduarda
Marostega (Foto: Ass.ACI/Sindilojas)
Na noite desta quarta-feira (05), foi realiado no Armazém Liquid, o evento para escolha das Soberanas e Recepcionistas da XIII EXPOFEIRA do Agronegócio, que acontece de 27 de abril a 05 de maio de 2013.

Após avaliação da Comissão Social e dos jurados foram escolhidas as Soberanas:
- Eduarda Alana Marostega – Representante da empresa Automassul Informática.
- Joice katine Herpich – Representante da empresa Beki Modas.
- Leda R. Bueno Sampaio – Representante da empresa WNL Informática.

As outras meninas que participaram do desfile, serão recepcionistas da feira: Andressa Cristina Leviscki, Bianca Abeling, Bruana Lara Ribeiro, Caciéli Andressa Machado, Daiane Corrêa Machado, Elidiane Sibeli Goettems, Fabiane Souza, Luana Liz Winkelmann, Luana Murinelli Herpich, Silvana Corrêa dos Santos.

Foram jurados : Elisabeth Caraffa, Ana Dockhorn, Mateus Casali, Darci Bortolaz, Sandro Rambo e Andréa Sommer.

São José do Inhacorá apoia a instalação de mais uma empresa

A administração inhacorense apoia a instalação de mais uma

industria no município
No dia 05 de dezembro se fizeram presentes junto ao Serviço Notarial e de Registros do Município de São José do Inhacorá,  o Sr. Roque José Dill, Prefeito Municipal em Exercício e os empresários Aleson e Airton de Oliveira, proprietários da Empresa ALESON DE OLIVEIRA & CIA LTDA (São José Acabamentos) para a assinatura da escritura de doação de uma área de 1.875,0 m² junto a Área Industrial I, na Rua Guilherme Ludwig para as futuras instalações da referida empresa.

A doação desta área vem reforçar o empenho da atual administração na concretização de seu plano de governo e pensando no desenvolvimento de São José do Inhacorá, gerando emprego e renda a seus cidadãos.

Nesse sentido, o município continua desenvolvendo ações e projetos para a atração de novas indústrias e fortalecimentos das existentes e encontra-se de portas abertas a empreendedores que aqui queiram fazer seus investimentos e fazer desta terra um lugar cada vez mais próspero e bom de viver. “Tenha fé em São José”

Comunicação Visual e Ilustração são destaques em evento estadual

Estudante do Curso Técnico em Design Gráfico da SETREM
participa do Cartucho, em Santa Maria
Estudante do Curso Técnico em Design Gráfico da SETREM participa do Cartucho, em Santa Maria

Entre os dias 23 e 25 de novembro, ocorreu em Santa Maria o 9º Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho). O Cartucho é o maior evento de desenhistas do Sul do país, e recebe participantes de diversas cidades do Estado e de várias gerações.

Para Joel Almeida, estudante do Curso Técnico em Design Gráfico da SETREM que participou do evento, a criatividade e humor são os quesitos que mais se destacam. “Com papel e lápis na mão e muita criatividade, aos poucos as linhas vão tomando formas e as ilustrações transformam-se em verdadeiras obras de arte”.

Joel é cartunista e participa do Cartucho desde 2010. O estudante da SETREM também integra a lista dos Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar).

Excesso de atendimentos na emergência do HSVP dificulta contratação de médicos

Dr. Gidione Bombassaro, relata as dificuldades que tem
observado no dia a dia da emergência da Instituição
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio tem encontrado dificuldade em encontrar profissionais para atuarem no setor de Urgência/Emergência 24h da Instituição. A média superior a 90 pacientes atendidos por dia, a grande maioria deles nos turnos da manhã e da tarde, faz com que os médicos precisem realizar atendimentos além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de seis pacientes por hora, número reduzido para quatro pacientes/hora no caso de apenas um destes pacientes chegarem à emergência em estado grave. O índice de atendimentos chega a ser 40% maior do que o recomendado nos horários de maior fluxo de pacientes. Apenas à noite e durante a madrugada a procura pela emergência diminui.

Diante desta situação, os profissionais médicos e as equipe de enfermagem e de atendimento ao cliente têm feito queixas constantes à direção do HSVP devido ao grande numero de atendimentos diários realizados, o que resulta em queixas por parte dos pacientes, que permanecem por muito tempo na sala de espera.
Porém, sete em cada 10 destes pacientes que procuram a emergência não precisariam do atendimento prioritário, pois poderiam ser atendidos em consultas normais ou buscar este atendimento junto às Unidades Básicas de Saúde do município. Muitos pacientes, no entanto, relatam não estar conseguindo este atendimento junto às ESFs e UBSs.

O Hospital São Vicente de Paulo não tem estrutura e não é contratado pelo SUS para atender aos casos eletivos. E nos serviços contratados, conforme pesquisa, somente 65% do que é gasto pelo paciente SUS retorna à Instituição. Este problema contribui para uma maior dificuldade aos gestores do HSVP para atrair médicos plantonistas para atuarem no serviço de Urgência/Emergência. O médico plantonista do HSVP, Dr. Gidione Bombassaro, relata as dificuldades que tem observado no dia a dia da emergência da Instituição.

Cartório de registros está sob intervenção em Crissiumal

Foto: Douglas Atkienson /Guia Crissiumal
A juíza Maria Aline Cazali Oliveira da comarca de Crissiumal determinou o afastamento da titular e dos funcionários do cartório de registros do município por 90 dias.

A ordem judicial foi cumprida na manhã de terça feira, dia 4, por dois oficiais de justiça e quatro policiais militares, acompanhados do interventor judicial Marcos Salomão que assumiu o cartório para realizar relatórios solicitados pelo poder judiciário.

Durante o período da intervenção, o serviço manterá o atendimento ao público durante a tarde. Na parte da manhã Salomão e sua equipe realizarão trabalho interno. O serviço de plantão de óbitos está mantido. Foram trocadas as fechaduras do cartório e do Detran.

O serviço de vistorias de veículos também está sob a coordenação da nova equipe, que manterá o atendimento ao público somente na parte da tarde.

Os motivos da intervenção não foram divulgados. Esta é a segunda vez que o registrador de Boa Vista do Buricá atende a solicitação do poder judiciário como interventor de cartório. A outra vez foi em Alegria, no ano de 2009. Segundo a lei federal 8935/94 a intervenção de um cartório ocorre quando o juiz precisa afastar o titular para apurar eventuais faltas cometidas por notários e registradores.