04 novembro 2009

Pedreiro aparece bêbado em seu próprio velório no Paraná

O pedreiro Ademir Jorge Gonçalves, de 59 anos, que tinha sido dado como morto por sua família, apareceu em seu próprio velório depois de passar a noite inteira bebendo. O caso aconteceu em Santo Antônio da Platina, no Paraná, no último dia 2, feriado de Finados.
A família de Gonçalves havia reconhecido o suposto corpo do pedreiro após um acidente de trânsito na noite de domingo. O gerente da funerária responsável pela cerimônia, Natanael Honorato, afirmou que alguns dos parentes do pedreiro tiveram dúvidas no momento do reconhecimento do corpo, mas uma das tias de Ademir e quatro amigos confirmaram equivocadamente a identidade do morto.
Durante o velório, que acontecia na segunda-feira, Gonçalves apareceu no local. Amigos teriam lhe dito que sua família acreditava que ele estivesse morto e que o velório acontecia. De acordo com a polícia, Gonçalves se apressou para chegar ao local e avisar a família que não estava morto.
Segundo a sobrinha de Gonçalves, Rosa Sampaio, o pedreiro passou a noite inteira em um bar e só ficou sabendo da confusão na manhã de segunda-feira.
- Meus dois tios e eu tínhamos dúvidas sobre a identificação. Mas uma tia e quatro amigos dele identificaram o cadáver como sendo do meu tio. O que íamos fazer? Seguimos adiante com o funeral - disse Rosa.
O corpo foi identificado corretamente na segunda-feira, segundo a polícia, e foi enterrado em outro Estado. O nome da vítima não foi divulgado.

Polícia Federal desarticula 6 quadrilhas de cambistas no Rio Grande do Sul

Os suspeitos atuavam a partir dos municípios de Porto Xavier, Porto Mauá e São Borja, realizando operações irregulares de câmbio, além da internação ou remessa clandestina de divisas pela fronteira do país com o Uruguai e a Argentina. A PF estima que aproximadamente R$ 5 milhões tenham sido movimentados no período da investigação, que durou seis meses.
Batizada de Operação Costeira, a ação mobilizou 123 policiais federais, 16 analistas ou técnicos fiscais e 12 policiais militares. Foram, também, utilizadas 35 viaturas policiais e sete veículos oficiais.
De acordo com o delegado Mario Luis Oliveira dos Santos, chefe da investigação da PF de Santo Ângelo, os suspeitos eram conhecidos nos municípios onde moravam e tinham clientes de anos. As pessoas procuravam os cambistas que atuavam no mercado paralelo em vez de irem até uma instituição financeira autorizada pelo banco central. Se o cliente precisava pagar conta no Exterior eles também ofertavam o serviço.

Classmann, Ioio e Renato tratam do asfaltamento na Vila Ivagaci junto ao DAER

O líder partidário do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, acompanhado dos prefeitos de Boa Vista do Buricá, Jorge Gilberto Klöckner (Ioio) (PTB), e Renato Antônio Muller (PSB), de Nova Candelária, mantiveram nesta quarta-feira audiência com o diretor-presidente do Daer, Vicente Britto Pereira, para tratar do encaminhamento do asfaltamento do trecho de 900 metros, localizado no perímetro urbano de Vila Ivagaci.
Atualmente encontram-se em obras o asfaltamento de 2,3 quilômetros da rodovia entre Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. A pavimentação asfaltica do percurso de 900 metros possibilitará o acesso completo através de via asfaltada entre os dois municípios, pois atualmente este trecho está pavimentado com pararelepipedo e principalmente os veículos pesados como caminhões precisam fazer um desvio de aproximadamente 10 quilômetros.
Durante a reunião o diretor-presidente do DAER informou que o pleito será atendido nos próximos meses. O deputado Aloísio Classmann considerou extremamente importante a realização desta obra que estará trazendo mais qualidade de vida para as comunidades de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá e vindo de encontro às reivindicações do prefeito Ioio e Renato. Também acompanharam a audiência a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), o prefeito de Independência, João Edécio Graef (PTB), e a assessoria parlamentar do deputado Jerônimo Göergen (PP).

Escolhidas concorrentes para o 23º Musicanto

As 15 concorrentes para a 23ª edição do Musicanto foram escolhidas no final de semana. Os jurados, Luis Carlos Borges, Lucio Yanel, Luis Bissigo e Oldemar Gherardt tiveram trabalho para apreciar as 500 composições enviadas para o festival, de diferentes regiões do Brasil e de países vizinhos. Foi um trabalho exaustivo que começou no sábado, 31 e só foi concluído no final da tarde de domingo, 1º.
As músicas, entre elas suas instrumentais, serão apresentadas na noite de sábado, 05 de dezembro. A partir desta quinta-feira, 05, estarão à disposição do internauta, no site do festival. No endereço (www.musicanto.com.br), será possível ouvir as concorrentes e votar na preferida. A mais votada receberá o prêmio de Mais Popular.
“Este mecanismo de interatividade com o público é uma forma de aproximar ainda mais o público do festival”, afirma o presidente do Musicanto, Aquiles Giovelli.
As concorrentes representam os estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de Buenos Aires. Entre os ritmos, toada, milonga, camdombe, chamamé, choro e festejo.
O 23º Musicanto acontece de 03 a 06 de dezembro, no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson.
As concorrentes:
SER-TÃO FORTE – (letra/música) GENÉSIO TOCANTINS
COMPARTIR - (letra/música) RICARDO CASTRO/LULA BARBOSA
ATÉ O PÉ “SENTAR” NO ESTRIBO - (letra/música) JORGE MODESTO, MARCELO HOLMOS/MATHEUS ALVES
O QUE DIGA - (letra/música) JEAN E PAULO GARFUNKEL
TONADA DE LAS HILERAS - (letra/música) JORGE DUARTE WEBER/MIGUEL DARIO DIAZ
DE NOVO PRA “VÉIO” - (letra/música) SAMUEL COSTA DOS SANTOS
SONHADORES - (letra/música) ROBSON BARENHO/LEONARDO RIBEIRO
RANCHO CAIADO - (letra/música) CRISTIANO RAUBER/JOÃO CARLOS LOUREIRO/GLADEMIR ESCOBAR
GATO BARCINO - (letra/música) RODRIGO JACQUES
TRAVESSEIRO DE PEDRA - (Instrumental) RENATO CASCA/ELIAS REZENDE
COM A BÊNÇÃO DO URUGUAY - (letra/música) ÉRLON PÉRICLES
DE LA TIERRA MIA - (letra/música) ANGELO FRANCO
EU QUERO SER DO MUNDO - (letra/música) ÉRLO PÉRICLE/ZELITO RAMOS
FIRENZE – (Instrumental) PAULINHO CARDOSO
A SAUDADE E EU - (letra/música) JOÃO BOSCO AYALA/RICARDO PACHECO

Prefeitura proporciona mais qualificação profissional e pessoal aos servidores

Desde o início do ano a Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Administração vem incentivando a qualificação profissional dos servidores municipais. Só em 2009, mais de 250 profissionais participaram de cursos profissionalizantes. Outras atividades motivacionais e de recreação também foram realizadas.
Pensando em valorizar o servidor, como pessoa e como profissional, a Secretaria organizou um calendário de atividades. Segundo a Diretora Luciene Pires Schröder, “Queremos proporcionar qualificação e incentivar o crescimento pessoal e profissional de todos os servidores municipais”. Para isso, foi organizado o Projeto “Qualificação e Requalificação Profissional”. O objetivo principal é contribuir no processo de qualificação do servidor público buscando um equilíbrio entre as atividades profissionais e as metas pessoais.
Todos os servidores irão participar. As atividades serão divididas em 5 etapas. Os 1.308 profissionais que participarão da Capacitação Continuada, serão divididos em grupos de 40 pessoas. Na primeira etapa, que inicia na próxima quinta-feira(05), um grupo de servidores participará de uma palestra sobre “Responsabilidade, Representatividade e Respeito ao Cidadão”. A segunda etapa que começa no dia 09 de novembro, tratará do tema “Ética e Organizações”. As palestras serão realizadas entre os meses de novembro e março, para contemplar todos os servidores.
O Projeto “Qualificação e Requalificação Profissional” é uma idéia inovadora, pois os servidores, até então, participavam apenas de cursos. De acordo com o Secretário Heitor Henrique Cardoso, “Estamos mantendo o nosso compromisso com o eixo da Administração que preza pela qualificação da gestão valorizando o servidor, e com isso, melhorando o serviço público e proporcionando um atendimento mais qualificado ao contribuinte”. As demais etapas do Projeto serão realizadas em 2010.

Grávida é morta por ex-companheiro em Maçambará

Uma jovem grávida foi baleada na cabeça e morreu na tarde desta terça-feira em Maçambará, na Fronteira Oeste. Marceli Vargas Pereira de Souza, de 18 anos, foi atingida por um disparo efetuado pelo ex-companheiro, Paulo Sérgio Soares Pinto, de 35 anos. O autor se matou logo após atingir a vítima.
Conforme a Brigada Militar, ambos estavam próximos ao Ginásio Municipal de Maçambará. A vítima foi encaminhada para a UTI do Hospital Ivan Goulart, em São Borja, e morreu no final da tarde. Marceli estava grávida de quatro meses e a criança não pode ser salva.