31 março 2011

Secretaria da Educação traz projeto Astronomia na Escola para estudantes de Tucunduva

Público atento na palestra
A secretaria da educação, para auxiliar na aprendizagem dos alunos tucunduvenses promoveu um dia de atividades sobre astronomia. As atividades foram realizadas através do projeto Astronomia na Escola do Observatório Bioastronômico Cosmos de Santa Maria no dia 30 de março.
Todos os alunos das escolas municipais e estaduais participaram das palestras que aconteceram pela parte da manhã e a tarde no Ginásio Municipal de esportes de Tucunduva.
O projeto educacional Astronomia na escola objetiva estimular o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência através de atividades criativas. O Astronomia na Escola leva até os alunos, além de palestras, exposições com rochas meteóricas, sondas meteorológicas, fragmentos de satélites, um macacão espacial usado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes e fragmentos de rocha lunar e rocha de marte.
Visitantes conferiram a exposição 
– O projeto Astronomia na Escola auxilia bastante a aprendizagem dos alunos. Nas nossas palestras falamos de geografia, química, falamos da evolução da vida, da história do universo, de maneira lúdica, onde os alunos participam de forma direta, comenta o educador científico e cosmólogo Hernan Mostajo, que conduziu as atividades.
Durante a palestra os alunos puderam participar de atividades dentro das oficinas de astronomia, nas quais alguns estudantes montaram o sistema solar, aprenderam a usar o telescópio e realizaram o lançamento de foguetes de ar.
Para o cosmólogo o mais importante é a mobilização da prefeitura em oportunizar aos alunos essa atividade que lhes confere conhecimento científico e acesso a diferentes tecnologias.

Sem previsão de retomada das obras, base asfáltica se deteriora em Três de Maio

Os buracos aumentam a cada dia
Não há previsão para a retomada das obras na perimetral que liga a Avenida Santa Rosa a BR-472 numa extensão de cerca de 4 quilômetros.
A obra iniciada no governo anterior estará paralisada desde janeiro. Cerca de 50% do trecho já foi asfaltado. Segundo a empresa que está asfaltando a estrada, 90 dias seriam suficientes para concluir a pavimentação. Mas com o contrato suspenso não há previsão para de retorno das máquinas.

A base que a recém foi feita está cheia de buracos por causa da chuva e do tráfego de veículos. Conforme o deputado estadual Jéferson Fernandes, além da falta de recursos, a obra aguarda liberação do Tribunal de Contas do estado.

Seguem internadas 17 vítimas de acidente em Mato Grosso do Sul

Seguem internadas 17 vítimas de acidente
em Mato Grosso do Sul 

Crédito: Osvaldo Duarte Ramos /


Especial CP

Seguem internadas em hospitais do Mato Grosso do Sul 17 pessoas que estavam no ônibus que tombou na BR 163, em Rio Brilhante (MS), na madrugada desta quinta-feira. Entre elas está uma criança de 3 anos, Elias Antônio Mosellin, cujo estado é estável. Três pessoas morreram após o acidente com o veículo que saiu de Porto Alegre e seguia para Alta Floresta (MS). Os corpos de Belarmino Vicente Mazabri, 79 anos, Dorvalina Pilate Fabiane, 73, e Aidê Teresinha Minozzo, 64 já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Dourados e levados para a funerária Bom Jesus, no município.
O coletivo da Viação Nova Intergação saiu da Estação Rodoviária de Porto Alegre às 7h45min de quarta-feira e deveria chegar em Alta Floresta às 8h de amanhã. O veículo transportava 26 passageiros.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu próximo à rotatória de acesso a Rio Brilhante e havia muita neblina no momento em que o motorista perdeu o controle do veículo. A Polícia Civil já ouviu cerca de dez passageiros e investiga as causas do tombamento.
Veja a lista dos feridos que seguem hospitalizados: 
Hospital da Vida
Eleide Fatima Mosellin (estável): fez cirurgia na tíbia direita
Julio Mesadri: teve fratura exposta do antebraço direito e fez drenagem de tórax
Ilário Antonio Falcosk (estável)
Jair Masuren (estável): sofreu fratura exposta braço e traumatismo craniano
Rosamira Dias de Souza (estável)
Angelina Rodrigues Vargas (instável): sofreu traumatismo craniano
Anildo Jose Vargas (estável)
Jose Cirino da Silva (estável)
Patricia Loatza Rozales (estável)
Pamela Franca Ribas (estável)
Edson Carlos Verzza (estável)
Octavia Vitoria Pereira (estável)
Itália Barrichela (instável)
Elias Antônio Mosellin (estável)

Acesso de caminhões a Três de Maio será exclusivo pelo trevo da Expofeira

O acesso agora é pelo trevo da Expofeira
O acesso para veículos de carga a partir de amanhã será exclusivamente pelo trevo da Expofeira. Conforme o secretário Moacir Carvalho a medida objetiva preservar o asfalto em ruas que não estavam mais suportando o peso dos caminhões e dar mais segurança para os pedestres. Na rua Consolata, por exemplo, o intenso tráfego de caminhões virou motivo de reclamação dos pais de alunos da Escola Estadual Castelo Branco.
A proibição da entrada e saída de carretas e caminhões nos outros acessos a cidade, no entanto, já virou polêmica. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais teme que os produtores sejam prejudicados com o aumento do trajeto até os armazéns de grãos.

Gilson apresenta projeto designando Crack como “Pedra da Morte”

Ver. Gilson Grando é o autor do projeto
O vereador Gilson Antonio Grando (PMDB) apresentou na segunda-feira (28/03), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, um Projeto de Lei que estabelece uma nova designação a ser adotada pelas autoridades de Três de Maio para a base derivada do Erythoxylon Coca, que é conhecida vulgarmente como “Crack”, passando a ser designada por “Pedra da Morte”. Pela proposta do vereador, que é o secretário da Mesa Diretora, em todos os documentos, relatórios manifestações de agentes e servidores públicos no âmbito do município de Três de Maio, será obrigatório adotar a designação “Pedra da Morte” para a referida droga.
Em sua justificativa, Gilson Grando afirma que o Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio, sendo uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
O parlamentar lembra que, no dicionário a palavra “craque” significa “desportista que se destaca pelo seu desempenho e pelas suas qualidades superiores” ou “pessoa que se distingue em determinada função, área profissional ou ramo do saber”, remetendo assim ao imaginário a associação ao sucesso, nada mais impróprio do que essa designação à referida droga. “Instituir novo nome vinculado ao mais evidente efeito e tornar obrigatória a adoção dessa designação no âmbito das instituições do nosso município, especialmente as que tratam de segurança pública e saúde, constituirá na mais poderosa campanha de esclarecimento e combate ao uso dessa substância, que tanto mal tem causado às famílias, à sociedade e ao país”, afirma o vereador.

Três-maiense Márcia Herbertz assume importante cargo no Governo do Estado

Márcia e o Sec.Fabiano
Desde o dia  18 de março de 2011, a tresmaiense Márcia Herbertz passou a integrar  o Governo do Estado aceitando o convite do Secretário Fabiano Pereira, para assumir como Diretoria de Captação de Recursos na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos-RS. E segundo o Secretário é fundamental   contar com a participação de pessoas que já possuem experiência em Gestão Pública, como é o caso da Márcia, que exerceu o cargo  de  Conselheira Tutelar  neste município.   Já em 2000 iniciava o trabalho  na Secretaria de Assistência  Social do Governo Copatti, período de  conquistas nesta área no município e na região.  E posteriormente  no segundo mandato o importante trabalho desenvolvido à  frente  da Coordenadoria da Mulher, e em especial destaca - se  a conquista dos recursos para a construção do Espaço Margarida Alves que abriga a Coordenadoria e a Artemaio.
Ao mesmo tempo é importante destacar o trabalho realizado desde 2009 em Santa Rosa no Governo do Prefeito Orlando Desconsi, onde como Coordenadora de Políticas para as Mulheres ajudou implantar o Centro Regional de Atendimento a Mulher -Dirce Grozs inaugurado há poucos dias e também se empenhou  para implantar a Delegacia da Mulher, que deverá ser assinada nos próximos dias pelo Governador Tarso Genro. Outro  projeto  importante que foi conquistado por  Santa Rosa, tendo o trabalho efetivo da equipe de projetos que Márcia Herbertz integrou foi o Videomonitoramento Urbano, liberado pelo Ministério da Justiça e que deverá entrar em funcionamento nos próximos dias naquele município com o objetivo de prevenir a violência e buscar a concretização de ações que tragam uma vida melhor para a população.
Para Marcia Herbertz é uma oportunidade e  um grande desafio profissional, e ao mesmo tempo uma  conquista de um espaço importante para a região no Governo de Tarso Genro.

Confirmado segundo caso de dengue em Três de Maio

Segundo caso de dengue é confirmado
em Três de Maio
A secretaria estadual da Saúde hoje o segundo caso de dengue no município. A vítima é uma adolescente, que mora no centro da cidade.
O primeiro caso ainda está sendo investigado pela coordenadoria para saber se é autóctone, ou seja, se foi contraído dentro do próprio município.
Quinze casos suspeitos foram notificados em Três de Maio nos últimos dias. Dois casos foram confirmados, dois descartados e outros onze aguardam resultado.
A partir da próxima sexta-feira será realizado um mutirão de limpeza na cidade.

Uma vitória, vários significados: Oscar sobra nos 3 a 0 do Inter

Oscar comemora: ele foi o destaque
da vitória do Inter
(Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Teve um bocado de significados para o Inter a vitória de 3 a 0 sobre o Jorge Wilstermann, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Valeu pela liderança isolada do Grupo 6 da Libertadores, agora com dez pontos, serviu para praticamente garantir classificação, rendeu a manutenção da esperança de melhor campanha geral na primeira fase, apresentou um retorno qualificado de D’Alessandro, do início ao fim, e representou até um pouco de paz entre Zé Roberto e a torcida colorada. Mas nada tem efeito maior do que a consolidação do grande nome do Inter em 2011. Oscar acabou com o jogo.
O guri encanta. Ele fez um gol, deu a assistência para mais um e distribuiu lances de plasticidade artística – sejam passes ou dribles, sejam arrancadas ou assistências. D’Alessandro, outro destaque do time, e Zé Roberto marcaram os outros gols da equipe colorada.
Com o resultado, o Inter abriu três pontos sobre o Emelec, que tem sete, na segunda colocação. O Jaguares é o terceiro, com seis, e o Jorge Wilstermann, zerado, não tem mais chances de classificação. O time colorado volta a campo pela Libertadores já na semana que vem, no México, diante do Jaguares. Antes, no sábado, visita o Lajeadense pelo Campeonato Gaúcho.

Gado Leiteiro será destaque na Expofeira


Dentro do Comitê de Expositores, chefiado por Elói Angst, sete comissões estão respondendo pelos setores que fazem da EXPOFEIRA uma das mais reconhecidas no Estado. São as comissões de Pecuária Leiteira, Pecuária Diversificada, Expodinâmica, Agricultura Familiar, Indústria e a de Artesanato.
As atividades de fortalecimento dos trabalhos dentro das Comissões estão se intensificando. No dia 29 (terça-feira), uma reunião da Comissão da Pecuária Leiteira, coordenada por Hélio Franciscatto, foi realizada nas dependências das ACI três-maiense para projetar atividades que serão desenvolvidas durante a Feira.
O assunto principal foi a já anunciada novidade para esta edição: o Concurso Leiteiro da Raça Jersey. Que foi incrementado ao tradicional Concurso Leiteiro da Raça Holandesa, conhecido com ‘Balde de Ouro’ e aos Concursos Morfológicos da Raça Holandesa e da Raça Jersey. Os julgamentos em pista dos Concursos Morfológicos das duas raças serão certificados pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e pela Associação Brasileira de Criadores de Gado Jersey. A pontuação obtida dentro da XII EXPOFEIRA valerá para o ranking da classificação final. O julgamento será realizado por jurados de pista oficiais credenciados pelas Associações.
Para a realização do Concurso Leiteiro, está em andamento a construção de uma moderna ordenhadeira. A previsão é que 28 animais participem do Concurso, 16 vacas Holandesas e 12 da raça Jersey. O início está previsto para as 6h da segunda-feira (02 de maio) e termina com a última ordenha às 14h da terça-feira (03 de maio). Ao total serão realizadas três ordenhas diárias.
A busca por expositores ainda continua, mesmo tendo 28 produtores com convite direcionado. De Três de Maio serão quatro. Além de participações de criadores das cidades de Santa Rosa, São Sepé, São Martinho, Santo Augusto, Humaitá, Redentor, Sede Nova, Ajuricaba, Fortaleza dos Valos, Cruz Alta, Bagé, Ijuí, Palmeira das Missões, Pelotas, Augusto Pestana e Santo Cristo.

Com um a menos, Juventude vira e derrota Grêmio por 3 a 2 no Gauchão

Gilson marcou um gol contra no final  da
partida em que o Grêmio foi derrotado
pelo Juventude
Foto: Juan Barbosa
Com um homem a menos, em uma partida eletrizante, o Juventude conseguiu uma virada espetacular sobre o Grêmio e venceu por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido pela Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Com o resultado, o time de Caxias do Sul encosta na zona de classificação à próxima fase no Grupo 2. Já o Tricolor para nos nove pontos, em terceiro.
O primeiro gol do jogo foi marcado por Borges, aos 33 minutos do primeiro tempo. Aos dois da segunda etapa, Julio Madureira empatou para o Juventude. Com um belo gol, Leandro colocou novamente o Tricolor em vantagem aos 10. Porém, com apenas 10 atletas em campo, uma vez que Rafael havia sido expulso, o time da casa marcou dois gols no fim e virou. O segundo do Juventude foi marcado pelo lateral-esquerdo Gilson, contra, aos 33. Ramiro, com uma pancada de fora da área sem chances para Victor, aos 43 minutos, decretou o placar final: 3 a 2.