31 março 2011

Secretaria da Educação traz projeto Astronomia na Escola para estudantes de Tucunduva

Público atento na palestra
A secretaria da educação, para auxiliar na aprendizagem dos alunos tucunduvenses promoveu um dia de atividades sobre astronomia. As atividades foram realizadas através do projeto Astronomia na Escola do Observatório Bioastronômico Cosmos de Santa Maria no dia 30 de março.
Todos os alunos das escolas municipais e estaduais participaram das palestras que aconteceram pela parte da manhã e a tarde no Ginásio Municipal de esportes de Tucunduva.
O projeto educacional Astronomia na escola objetiva estimular o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência através de atividades criativas. O Astronomia na Escola leva até os alunos, além de palestras, exposições com rochas meteóricas, sondas meteorológicas, fragmentos de satélites, um macacão espacial usado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes e fragmentos de rocha lunar e rocha de marte.
Visitantes conferiram a exposição 
– O projeto Astronomia na Escola auxilia bastante a aprendizagem dos alunos. Nas nossas palestras falamos de geografia, química, falamos da evolução da vida, da história do universo, de maneira lúdica, onde os alunos participam de forma direta, comenta o educador científico e cosmólogo Hernan Mostajo, que conduziu as atividades.
Durante a palestra os alunos puderam participar de atividades dentro das oficinas de astronomia, nas quais alguns estudantes montaram o sistema solar, aprenderam a usar o telescópio e realizaram o lançamento de foguetes de ar.
Para o cosmólogo o mais importante é a mobilização da prefeitura em oportunizar aos alunos essa atividade que lhes confere conhecimento científico e acesso a diferentes tecnologias.