07 dezembro 2009

Telhas destinadas a doação foram usadas pela Defesa Civil para restaurar quartéis da BM

A Defesa Civil estadual confirmou nesta segunda-feira que cerca de 2 mil telhas destinadas à doação para flagelados gaúchos foram utilizadas para restaurar quartéis da Brigada Militar.
A informação foi confirmada pelo próprio chefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, em depoimento na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Alvorada.
O coronel argumentou que o material foi requisitado pelo Departamento de Logística da BM, mas ainda não apresentou documentos que comprovem a requisição. Uma das possibilidades estudadas pela Polícia Civil é indiciar integrantes da Defesa Civil por peculato (funcionário público apropriar-se ou desviar bem, em função do cargo que ocupa).
— O problema é que não se repassa material público assim, sem mais nem menos. Telha para flagelado não é telha para soldado da BM — pondera o delegado, que ainda não decidiu qual será o desfecho do inquérito.
A Polícia Civil investiga o desvio de donativos da Defesa Civil para madeireiras da Região Metropolitana, que estariam revendendo o material. Até agora, os policiais apreenderam 3,5 mil telhas em lojas de material de construção de Porto Alegre, Alvorada e Gravataí. Foram presos 10 donos de madeireiras, por receptação de objetos furtados.

PMDB confirma José Fogaça como candidato ao governo em 2010

O presidente estadual do PMDB Pedro Simon anunciou na tarde de hoje a candidatura do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, ao governo do RS nas eleições de 2010. O anúncio foi feito após reunião da executiva do partido, por volta das 15h20min, na sede do PMDB, na Avenida João Pessoa, centro da Capital.
— O nosso candidato é o Fogaça — anunciou Simon.
Em sua manifestação, o prefeito José Fogaça afirmou que aceitou a pré-candidatura por não ter que disputar a preferência do partido com o ex-governador Germano Rigotto, que se candidatará ao Senado:
— Várias vezes eu disse a Rigotto que no momento em que ele dissesse 'sou candidato a governador', não haveria mais o que discutir, pois seria um absurdo eu disputar com ele na convenção, abrindo mão da prefeitura. Mas o Rigotto declarou formalmente que não seria mais candidato. E neste fim de semana, eu fiz uma séria reflexão, conversei com o senador Simon e da palavra dele eu cheguei à conclusão de que agora eu não tinha outra alternativa, senão aceitar a condição de candidato ao governo pelo PMBD.

Águas da Lagoa dos Patos invadem ruas em Rio Grande

O canal de acesso ao porto de Rio Grande, que liga o mar a Lagoa dos Patos, em Rio Grande, no sul do Estado, transbordou essa manhã, invadindo as ruas da cidade, inclusive no Centro. Em casas próximas às margens da laguna, a água chegou na porta.
Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, vice-prefeito Adinelson Troca (PSDB), a água estaria pelo menos um metro acima do nível normal. A Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) deve divulgar ainda nesta tarde os dados oficiais sobre o nível da laguna.
Troca explica que, devido às chuvas, a Lagoa dos Patos está muito cheia, já que é local de desague de vários rios no Estado. Hoje, com o vento sul, a água foi represada e acabou invadindo a cidade. Na Ilha dos Marinheiros, também haveria famílias atingidas pela enchente.

Homem é degolado em Três Passos

A Brigada Militar de Três Passos encontrou na manhã deste sábado (05/12), por volta das 11h o corpo de Adelar Rex, 23 anos. O rapaz foi degolado, tinha uma perfuração de bala na cabeça e dois punhais cravados no peito. O corpo foi encontrado próximo a uma residência abandonada no bairro Frei Olímpio.
Conforme informações do correspondente da Rádio Província em Três Passos, João Lourenço Pires, Adelar Rex é natural de Três Passos. Segundo Lourenço o histórico do rapaz era normal até o dia 23 de janeiro deste ano, quando ele veio a cometer seu primeiro delito. Adelar cometeu uma série de assaltos em Santo Augusto e também em Três Passos. Conforme Lourenço, Adelar cometeu cinco assaltos a mão armada em um período de 18 dias.
Segundo João Lourenço, a polícia nunca pegou Adelar e nunca conseguiu um depoimento dele ou de alguém ligado a ele. A Brigada Militar e a Policia Civil de Três Passos já haviam determinado a prisão preventiva de Adelar e estavam procurando pelo assaltante.
A policia não tem suspeitos do crime, mas a tendência inicial é de que Adelar tenha sido assassinado por outros bandidos, pois tinha vários inimigos.
A Polícia Civil investiga o caso.

Hoje é o último dia para inscrições e pagamento do Vestibular UNIJUÍ

Encerram nesta segunda-feira (07/12) as inscrições para o Vestibular Verão 2010 UNIJUÍ. Os interessados podem efetuar a sua inscrição até às 22h do dia 07. O último prazo para o pagamento da taxa de inscrição, ato que confirma a matrícula no processo seletivo, também é no dia 07, até às 15h na rede bancária ou até às 22h nos caixas dos campi da Unijuí.
A Universidade, considerada pelo Ministério da Educação (MEC), como a 10ª melhor universidade privada do Brasil, oferece, nesta edição, mais de 40 cursos nas modalidades presencial e a distância.
A edição 2010 traz quatro grandes novidades para seus campi de atuação. Em Ijuí a novidade é o curso de Graduação Tecnologia em Estética e Cosmetologia. O novo curso busca capacitar profissionais para atuar no segmento de estética e cosmetologia em salões de beleza, centros de estética e spas, a domicílio, em academias e outros estabelecimentos afins, desenvolvendo e aplicando técnicas de tratamento corporal, facial e capilar. No campus Santa Rosa as novidades são os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil – setor em expansão no mercado e carente de profissionais – e Bacharelado em Relações Internacionais. Este segundo curso aborda conhecimentos nas áreas de Economia, Direito, História, Política e Sociologia.
No Campus Três Passos, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental está sendo oferecido pela primeira vez e terá duração de dois anos e meio, noturno, com 45 vagas. O objetivo é capacitar profissionais para desempenhar funções de Gestão Ambiental em órgãos governamentais, em empresas privadas, com conhecimentos para desenvolver metodologias e ações voltadas para a preservação, proteção, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. O campus da UNIJUÍ em Panambi oferece as tradicionais vagas para os cursos de Engenharia Mecânica e Administração.
Para garantir o acesso e a permanência de seus estudantes, a UNIJUÍ oferece uma série de benefícios financeiros, por meio de descontos, programas de bolsas e créditos educacionais. Confira alguns: Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), Crédito Pravaler (o aluno paga meia mensalidade mais encargos no dobro do tempo), Programa Integrado de Formação de Professores (Profe Unijuí), que abrange os cursos de Licenciatura em Letras, Artes Visuais, Filosofia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática, nos Campi Ijuí e Santa Rosa, e oferece descontos de até 43% para pagamento em dia da mensalidade; até 50% para pagamento à vista do semestre; e modalidade de pagamento estendido (78 meses). Informações completas no Portal www.unijui.edu.br/bolsas.
Os candidatos que optarem pelo aproveitamento da nota obtida na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), deverão informar, no ato da inscrição do vestibular, o número de inscrição do ENEM, bem como, o ano que realizaram a prova. Poderá haver o aproveitamento da nota obtida nos últimos três anos (2006, 2007 e 2008). O ENEM de 2009 não será aproveitado para o Vestibular 2010, uma vez que os seus resultados serão divulgados após a realização do Concurso de Vestibular de Verão 2010 da UNIJUÍ. No dia 10 de dezembro de 2009, será divulgado no site do vestibular (www.unijui.edu.br/vestibular) uma lista contendo a relação de candidatos que obtiveram o aproveitamento da redação do ENEM, e que, portanto, não deverão realizar a Prova de Redação do Vestibular da UNIJUÍ.
Inscrições e mais informações pelo site www.unijui.edu.br/vestibular. A prova ocorre no sábado, dia 12 de dezembro, às 17h, campi e núcleos da Universidade.