26 março 2012

Carro despenca de trecho em obras em Campo Novo

Obras de asfalto estão sendo feitas onde ocorreu o acidente
Um veículo Chevette com placas IBI 5911 de Boa Vista do Buricá, acabou envolvendo-se em acidente em Campo Novo.
A ERS que está em construção, exige muito cuidado por parte de motoristas, um exemplo disso é o trecho onde existe um aterramento de aproximadamente 10 metros, onde será construída uma nova ponte, no local tem um desvio, o qual o motorista do Chevette não visualizou e acabou passando reto e despencando, vindo a colidir fortemente contra o chão.
De acordo com a Brigada de Campo Novo, no momento em que chegaram no local o veículo estava abandonado com algumas latas de cerveja no interior e com pequenas marcas de sangue, o carro foi removido.
A Brigada não tem informações da identidade do motorista.

Prefeito de Santa Rosa é finalista do prêmio ‘SEBRAE Prefeito Empreendedor’

O Prefeito Orlando Desconsi recebeu a notícia com muita alegria
O Prefeito Orlando Desconsi é um dos finalistas da sétima edição do Prêmio ‘SEBRAE Prefeito Empreendedor’, biênio 2011/2012.  O Prêmio é concedido a prefeitos de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha que tenham implantado projetos com resultados comprovados de: estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, e modernização da gestão pública.
O município de Santa Rosa se inscreveu com o tema Promoção do Desenvolvimento Rural nas categorias: melhor projeto e prêmio destaque temático.
O Prefeito Orlando Desconsi recebeu a notícia com muita alegria. “Esse é o resultado do trabalho de toda a equipe, é um projeto diferenciado que efetivamente busca fomentar o desenvolvimento. É uma honra para o município de Santa Rosa e nosso governo estar entre os finalistas desse Prêmio, organizado por uma entidade de confiabilidade, que é o SEBRAE”, afirma.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 03 de abril, às 12h, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Tarso Genro confirma presença na 19ª Fenasoja

Governador deverá acompanhar a abertura oficial do evento, 
marcada para o dia 27 de abril 
Durante almoço do Conselho do Desenvolvimento do Extremo Sul, realizado na manhã de sexta-feira, dia 23, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Tarso Genro comprometeu-se em estar em Santa Rosa na abertura oficial da 19ª Fenasoja. O anúncio é ratificação de um convite já feito pelo presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, e pelo prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, em visita anterior a Capital.
Tarso Genro recebeu o presidente da Comissão do Conesul da 19ª Fenasoja, Gerson Lauermann, e a vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, e assegurou estar presente no ato oficial no dia 27 de abril. O chefe do Executivo estendeu o convite às demais autoridades da Mesa Oficial, os governadores argentinos de Misiones, Maurice Closs, e de Santa Fé, Antonio Bonfatti, e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
O evento contou ainda com a presença de autoridades das províncias argentinas que fazem parte do Crecenea, além de representações do Zicosur e de províncias da região Cuyo. A Fenasoja foi evidenciada em vários momentos durante o encontro realizado mais cedo no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. De acordo com Maurice Closs a reunião da Febap, no dia 27 de abril, em Santa Rosa, servirá como um importante marco nas tratativas envolvendo importantes questões para o desenvolvimento dos estados componentes do Codesul.
O ponto principal do debate entre os representantes dos Poderes dos dois países foi o de iniciar um trabalho com o objetivo de estabelecer um processo permanente de cooperação entre o Rio Grande do Sul e as províncias argentinas. Participaram equipes técnicas de desenvolvimento e relações internacionais para tratar das relações bilaterais do Rio Grande com as províncias argentinas.
Foram abordados temas como a construção de uma ponte entre Brasil e Argentina e a Usina de Garabi. A reunião também definiu uma agenda conjunta de cooperação entre o RS e aquele país. A meta é fortalecer a integração em áreas como segurança, infra-estrutura e comércio.

CRAS realiza curso de artesanato

O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Vera 
Lúcia Lazzari. Foto: Pato Roberto 
A Secretaria Municipal da Cidadania, Trabalho e Assistência Social, com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu na última semana, um curso de artesanato de bonecos de pano.
O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Vera Lúcia Lazzari, entre os dias 19 e 22 de março, com uma carga horária de 32 horas. A atividade contou com a participação de dez mulheres da área rural e urbana do município, que confeccionaram diversos modelos de bonecos de pano, onde uma pequena mostra dos produtos artesanias desenvolvidos durante o curso pode ser levada para casa pelas participantes.
Conforme a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, o objetivo do curso foi possibilitar às participantes produzir novos conhecimentos que venham proporcionar alternativas de geração de renda e uma melhoria na qualidade de vida.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, é de fundamental importância que a Secretaria de Assistência Social desenvolva cursos com o objetivo de auxiliar famílias a gerarem renda.

Prefeito determina corte em secretarias para pagar piso aos professores municipais

O pagamento começa a partir deste mês de março
Prefeito de Três de Maio reúne nesta segunda-feira secretários para viabilizar pagamento do piso nacional aos professores municipais. Olívio Casali (PP) vai exigir corte nos orçamentos de algumas secretarias para conseguir honrar o salário básico de R$ 1. 451,00 para 40h semanais. O pagamento do piso nacional aos professores colocou a folha de pagamento da prefeitura no índice máximo, de 51,3%, impedindo novas contratações até o fim do ano.
Em entrevista a Rádio Colonial, Olívio Casali disse que o pagamento do piso da categoria só foi possível graças a uma análise profunda das contas da prefeitura foi possível viabilizar. O pagamento começa a partir deste mês de março. Serão necessários, no entanto, cortes no orçamento de algumas pastas, afirma o prefeito. Ele não revelou quais secretarias serão atingidas, mas os orçamentos de Saúde e Educação estão livres de eventuais enxugamentos orçamentários porque têm percentual mínimo de investimento previsto em lei.

Aula magna do curso de Administração debate ‘Sustentabilidade’

Tema foi abordado por Tiago Ramos, coordenador de 
sustentabilidade da AkzoNobel Tintas Decorativas, 
de São Paulo
O curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou na noite de sexta-feira uma Aula Magna. O tema do evento foi ‘Sustentabilidade’, abordado pelo coordenador de sustentabilidade da empresa AkzoNobel Tintas Decorativas Brasil, empresa detentora da marca Coral, de São Paulo. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre acadêmicos, egressos, professores e empresários do segmento de tintas.
Ramos abordou as estratégias da empresa no que refere-se à sustentabilidade. As ações são concentradas aos produtos e serviços, pessoas e comunidade, energia, transportes e viagens e desperdício e recursos. Os objetivos centrais da empresa são reduzir a pegada ecológica dos produtos, sem comprometer o desempenho; reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis; desenvolver produtos e soluções que reduzam o desperdício, o consumo de energia, pegada hídrica e impactos de transporte; e maximizar o uso de matérias-prima de fontes sustentáveis.
Representantes da empresa distribuíram aos presentes a revista ‘Sustentabilidade em Ação: como estamos cumprindo nossa visão’, que relata todas as ações de sustentabilidade planejadas e executadas pela AkzoNobel. Ocorreu também demonstração com tintas, para empresários do segmento de Santa Rosa e região, presentes na palestra.
O evento, alusivo aos 41 anos do curso de Administração na UNIJUÍ e 20 anos do curso de Administração no Campus Santa Rosa, foi uma promoção do Curso de Administração, Diretório Acadêmico e Lojas Quero-Quero. Além deste evento, o curso programa uma série de atividades durante todo o ano, alusivo aos aniversários da Administração na UNIJUÍ. Palestra em municípios da região, viagem de estudos e jantar comemorativo compõem a programação.

Parque de Exposições fechado para preparar a 19ª Fenasoja

Ingressos antecipados estarão disponíveis a partir do começo do mês de abril
O Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa, estará fechado a partir do dia 01 de abril
A partir do dia 01 de abril será restrito o acesso da população ao Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa. A ação, que ocorre a cada dois anos, nos meses que antecedem a realização da Feira Nacional da Soja – Fenasoja, é uma providência da Comissão Central da Feira, em conjunto com a Prefeitura local.
O acesso à população será impedido a partir desta data, como forma de segurança da própria população. Neste período expositores estarão montando seus estantes, e a Comissão Central da Fenasoja estará intensificando obras de melhorias no Parque, para receber de forma segura e qualificada seus visitantes.
Como o fluxo de veículos e máquinas pesadas será intenso neste período, a Comissão Central da Feira e a Prefeitura local pedem o entendimento da comunidade quando a esta ação. A 19ª Fenasoja ocorre de 27 de abril a 06 de maio. Após a realização da feira, o Parque estará novamente aberto a visitação de toda a população.
19ª Fenasoja terá ingresso antecipado para mega show de Guilherme e Santiago
Ingressos antecipados estarão disponíveis a partir do começo do mês de abril
Um dos maiores e mais aguardados shows da 19ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2012 é o da dupla sertaneja Guilherme e Santiago. Considerado pela Comissão Central o mega-show do evento, a dupla sertaneja vai se apresentar no palco principal da 19ª Fenasoja na noite do dia 02 de maio, quarta-feira. Os ingressos antecipados para o mega-show devem estar a venda a partir da primeira semana de abril, no valor de R$15.
É a primeira vez que a dupla sertaneja, formada pelos irmãos goianos, que completam 17 anos de carreira, vem para a região. “Triste e alegre” e “Bolo doido” são as canções da dupla que despontam atualmente nas emissoras de rádio de todo o país.
Os ingressos estarão disponíveis nas Lojas Becker, Posto Coopermil – BR (Denardin), Vencal Calçados e nas Farmácias do Pedrinho até o dia 01 de maio. No dia 02 de maio, dia do show, o valor será de R$ 25. A caretira de estudante será aceita para compra do ingresso apenas no dia do show. A 19ª Fenasoja acontece de 27 de abril a 06 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa.

Valdemar Fonseca representou Secretários da Saúde em evento nacional

Foto: Divulgação
O secretário municipal de Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, esteve na semana passou, participando em Brasília, do Encontro Nacional da Universidade Aberta do SUS.
Ele representou o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
Estiveram presentes professores e reitores das universidades federais que formam profissionais da área da saúde.
Segundo Valdemar Fonseca, entre os debates, a defesa da proposta de formação de profissionais para a carreira do SUS, e a criação de um plano de carreira, como forma de reduzir o movimento intenso de saída de médicos do Sistema, que acabam partindo em busca de melhores remunerações, e, com isso, causando a falta de profissionais para o atendimento à população.
Fonseca disse que o Conselho Nacional também defendeu que sejam liberadas mais residências médicas nas áreas que ajam deficiências para atendimento em especialidades para o SUS.