26 março 2012

Tarso Genro confirma presença na 19ª Fenasoja

Governador deverá acompanhar a abertura oficial do evento, 
marcada para o dia 27 de abril 
Durante almoço do Conselho do Desenvolvimento do Extremo Sul, realizado na manhã de sexta-feira, dia 23, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Tarso Genro comprometeu-se em estar em Santa Rosa na abertura oficial da 19ª Fenasoja. O anúncio é ratificação de um convite já feito pelo presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, e pelo prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, em visita anterior a Capital.
Tarso Genro recebeu o presidente da Comissão do Conesul da 19ª Fenasoja, Gerson Lauermann, e a vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, e assegurou estar presente no ato oficial no dia 27 de abril. O chefe do Executivo estendeu o convite às demais autoridades da Mesa Oficial, os governadores argentinos de Misiones, Maurice Closs, e de Santa Fé, Antonio Bonfatti, e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
O evento contou ainda com a presença de autoridades das províncias argentinas que fazem parte do Crecenea, além de representações do Zicosur e de províncias da região Cuyo. A Fenasoja foi evidenciada em vários momentos durante o encontro realizado mais cedo no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. De acordo com Maurice Closs a reunião da Febap, no dia 27 de abril, em Santa Rosa, servirá como um importante marco nas tratativas envolvendo importantes questões para o desenvolvimento dos estados componentes do Codesul.
O ponto principal do debate entre os representantes dos Poderes dos dois países foi o de iniciar um trabalho com o objetivo de estabelecer um processo permanente de cooperação entre o Rio Grande do Sul e as províncias argentinas. Participaram equipes técnicas de desenvolvimento e relações internacionais para tratar das relações bilaterais do Rio Grande com as províncias argentinas.
Foram abordados temas como a construção de uma ponte entre Brasil e Argentina e a Usina de Garabi. A reunião também definiu uma agenda conjunta de cooperação entre o RS e aquele país. A meta é fortalecer a integração em áreas como segurança, infra-estrutura e comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário