11 março 2013

TRE multa prefeito reeleito de Três de Maio

Foto: Arquivo/Paulo Marques Notícias
TRE multa prefeito de Três de Maio por realização de publicidade institucional indevida durante a campanha eleitoral do ano passado.

O Tribunal Regional Eleitoral condenou o então candidato a reeleição à Prefeitura de Três de Maio, Olívio Casali, por propaganda eleitoral pela exposição de máquinas agrícolas adquiridas pela administração municipal em frente à prefeitura em período eleitoral. Agora, o prefeito de Três de Maio terá que pagar multa de R$ 8,5 mil após o tribunal negar recurso movido pelos advogados dele.

A defesa argumentou que o maquinário não estava em exposição, mas havia sido depositado no pátio do palácio municipal provisoriamente no período de 24 a 27 de setembro do ano passado até que o abrigo definitivo desses equipamentos junto a Secretaria de Obras estivesse adequado para recebê-los.

O TRE, porém, entendeu que o maquinário agrícola foi colocado em destaque aos olhos dos eleitores três-maienses e o candidato a reeleição tirou vantagem da situação. A ação surgiu de uma denúncia de veiculação de propaganda institucional irregular feita pela Aliança por Três de Maio que perdeu a eleição pela diferença de 29 votos.

Pista com lama faz motorista perder controle de veículo na 330 em Tenente Portela

Apenas danos materiais (Foto: Brigada Militar/divulgação)
O motorista de um Vectra perdeu o controle do veículo ao passar por um trecho da ERS-330 tomado pela lama, a qual desce de uma estrada de terra em função da chuva e invade a via asfáltica. O acidente que resultou em prejuízos para o dono do automóvel, aconteceu no final da manhã desse domingo, 10 de março.

Segundo uma patrulha da Brigada Militar (BM), composta pelos soldados Alaor De Carli e Machado, Nelson Coldebela Junior transitava no sentido Tenente Portela para Derrubadas e ao passar pelo trecho da localidade de Linha Ortolan ocorreu o acidente.

Ninguém ficou ferido no acidente.

Professor da SETREM organiza Simpósio de Tecnologia da Informação

Evento acontece de 13 a 17 de maio em Cruz Alta 
Gustavo Griebler, professor da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) participa da organização do IV Simpósio de Tecnologia da Informação (IV STIN) que será realizado de 13 a 17 de maio de 2013 na Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O evento científico de Tecnologia da Informação (TI) tem o objetivo de criar um ambiente para discussão e divulgação de produções acadêmicas, de pesquisa e de soluções empresarias na área de TI.

De acordo com Griebler, esta proposta foi baseada na tendência de que os locais situados fora de regiões metropolitanas e, especialmente formados por pouca aglomeração de pessoas, estão contribuindo significativamente com a formação de mão de obra qualificada. Prova disso, segundo o docente, é o aparecimento e crescimento gradativo de universidades, faculdades e empresas fora dos grandes centros.

O professor da SETREM explica que a área de Tecnologia da Informação tem fortemente seguido esta tendência e apesar da frequente escassez de profissionais, parte considerável destes profissionais têm permanecido em centros menores visando suprir a demanda existente. “Na perspectiva acadêmica, historicamente a realização de eventos científicos se concentra em grandes centros, tendo muitas vezes o pessoal do Interior interessado nas discussões, que se deslocar até esse local para poder participar”. No entanto, segundo ele, estão ocorrendo mobilizações no sentido de criar novos eventos regionais ou mesmo trazer grandes eventos para esses centros menores.

Griebler conta que deste contexto emergiu a iniciativa de criar um evento científico itinerante na área de TI para a região noroeste do RS. “Com o objetivo de consolidar esta iniciativa, é que se propõe a realização do 4º Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul”, enfatiza ele. O professor da SETREM foi quem que idealizou a criação de um evento voltado a essa área e realizado na Instituição em 2010 e 2012.

Pesquisadores estão convidados a submeter trabalhos, de natureza de pesquisa científica, concluídos ou em desenvolvimento, em forma de artigo relacionado à área da computação. Os artigos devem ser enviados até o dia 12 de março, sendo que a notificação de aceitação acontece no dia 12 de abril, a submissão da versão final no dia 30 de abril e a inscrição para apresentadores até o dia 6 de maio.

Colisão na ERS 168 em Roque Gonzales

O automóvel teve danos de grande monta
Ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) um acidente na ERS 168, envolvendo um Pegout 207, branco, de placas IRX-5306, de Cerro Largo.

Conduzido por Jonas Simon Dugatto, sentido Roque Gonzales - São Luiz Gonzaga, no momento havia muita neblina, o que dificultava a visão. O condutor conta que de repente se deparou com um caminhão a sua frente, trafegando em baixa velocidade, e ao desviar, Jonas saiu da pista e colidiu com uma árvore.

Os danos foram apenas materiais.

Polícia investiga morte de criança atingida por pneu de caminhão em Cruz Alta

Familiares devem começar a ser ouvidos nesta semana
(Imagem: Reprodução RBS TV)
A Polícia Civil investiga as causas de um acidente trágico que vitimou uma criança em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no sábado (9). O menino de 2 anos foi atingido por um pneu de caminhão e morreu após ser levado para o Hospital São Vicente de Paulo. Conforme o delegado Alfredo de Oliveira Ineu, o caso é tratado como homicídio culposo.

"Vai ser instaurado um inquérito policial por homicídio culposo, onde nós vamos averiguar todas as situações, como ocorreu o fato, e apurar uma possível negligência de pais responsaveis ou pessoas que estavam no local na hora do fato", disse o delegado. A previsão é que o inquérito seja concluído em 10 dias.

O velório ocorreu no domingo (10). Ainda segundo a polícia, dois irmãos, de 2 e 6 anos, brincavam em alguns pneus de uma borracharia, enquanto o pai, o tio e os avós faziam reparos em um caminhão. Um pneu de quase 100 kg atingiu a criança mais nova.

Segundo o delegado, familiares começarão a ser ouvidos nesta semana para complementar as investigações. O enterro do menino seria realizado na manhã desta segunda-feira (11), no Cemitério Municipal de Cruz Alta.

Candidatos a vaga de concurso público em Dr. Mauricio Cardoso, dizem que foram impedidos de fazer a prova

Candidatos denunciaram o fato a polícia
Bruna Bolico Zancan, Luiz Ernesto Silva Oliveira e Jair José Antunes, procuraram a Brigada Militar de Dr. Mauricio Cardoso na manhã deste domingo (10), para denunciar que foram impedidos de entrar no local da prova para disputar uma vaga em concurso público da Prefeitura Municipal.

Segundo os denunciantes, eles foram impedidos de realizar a prova por não portarem o comprovante de inscrição, mas eles portavam o boleto de pagamento e documentos de identificação, bem como afirmam ter a inscrição homologada. Relatam ainda, que uma candidata em igual situação teria entrado, e após o fechamento dos portões previsto para às 8he45min, a mãe da referida candidata teria lhe alcançado o comprovante cinco minutos depois, sendo liberada pela comissão organizadora do concurso, o porteiro fiscal Sr. Juliano e o coordenador responsável Sr. Daniel.

Morre o ex-radialista Wilson Fittipaldi, aos 92 anos, no Rio

Emerson Fittipaldi ao lado do pai, Wilson Fittipaldi
em 2012 (Foto: Arquivo Pessoal)
Morreu aos 92 anos na madrugada desta segunda-feira (11) o ex-radialista Wilson Fittipaldi, também conhecido como Barão.

Wilson Fittipaldi é pai dos ex-pilotos Emerson e Wilsinho Fittipaldi, e avô de Christian Fittipaldi.

Ele estava internado desde 25 fevereiro no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria do hospital, ele deu entrada com problemas respiratórios e estava internado no centro de tratamento intensivo coronariano. O hospital não divulgou mais detalhes sobre a causa da morte, a pedido da família.

Barão foi o fundador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e o primeiro narrador de corridas no rádio brasileiro -- o primeiro título mundial de Fórmula 1 do filho Emerson, em 1972, foi narrado por ele.