16 julho 2010

Adolescente capota carro e morre em Nova Palma

Guilherme Battaglin, 14 anos, que se acidentou por volta das 6h desta sexta-feira, em Nova Palma, morreu no final da tarde. Segundo a Brigada Militar (BM), ele dirigia um Gol na estrada de chão na localidade de Linha 5, em direção à cidade, quando perdeu o controle e saiu da pista. O carro caiu de um barranco e capotou.
De acordo com a ocorrência, o jovem teria caído do veículo durante a capotagem e foi prensado no chão pela lataria. Moradores ajudaram na remoção do adolescente, que foi encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde passou por cirurgia e ficou internado na UTI Pediátrica, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Santa Maria.

Pato vai recorrer da decisão de pagamento de pensão para Sthefany

Mais um capítulo da novela Sthefany Brito e Alexandre Pato: a decisão da juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família do Rio, não determinou até quando o jogador terá que pagar pensão para a ex de 20% de seus rendimentos, que gira em torno de R$ 130 mil.
Mas João Paulo Lins e Silva, advogado do rapaz, já estuda recursos cabíveis para a decisão que é apenas temporária. João Paulo se encontrará com seu cliente até sábado para discutir as medidas que serão tomadas com relação aos valores da pensão.
O craque retorna à Itália neste fim de semana, já que terá que se apresentar ao Milan (time em que joga) na próxima terça-feira.

Reunião de Avaliação da 14ª Operação Simultânea

Nesta sexta-feira (16/7) na sede do 7º BPM, em Três Passos, foi realizada a Reunião de Avaliação da 14ª Operação Simultânea que envolveu as Forças de Segurança de Fronteira do Brasil (RS, SC, PR) e Argentina (Misiones).
Estiveram presentes o Cmt do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, o Cel Luiz Guerini, Comandante do 9ª Região Policial Militar/São Miguel do Oeste, da Polícia Militar de Santa Catarina, TCel José Vilmar Becker Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Pato Branco, da Polícia Militar do Paraná, e o Exmo Sr Cleri Camilotti, Prefeito Municipal de Três Passos
Pela Argentina compareceram o Comandante Principal Rogelio Walter Gomez, Chefe do Estado Mayor da Agrupacion IV Misiones - Gendarmeria Nacional Argentina, Comisario Mayor Cesar Santiago Franco, Sub-Diretor General de Planeamiento y Estratégia Policia de Misiones, Alcaide General Oscar Alberto Márquez, Chefe Division Personal Serviço Penitenciário Provincia de Misiones.
Estiveram presentes também os Cmts dos Batalhões da área do CRPO FNO, TCel Iguaraçú Ricardo da Silva, do 37º BPM, Major Renan Claro, do 7º BPM, e Maj Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, representando o Cmdo do 4º BPAF, Delegado Adelino Roberto Toigo, Delegado Chefe Departamento de Polícia do Interior – Policia Civil de Santa Catarina, Delegado Alvaro Ribeiro de Oliveira Neto, Chefe da 10ª Delegacia Regional de Polícia de Santa Rosa, Capitão Cav Marcelo Loureiro Brum, neste ato representando o Cmt do 19º RCMec/Santa Rosa.
Na pauta, foram avaliadas as atividades operacionais desenvolvidas na 14ª Operação Simultânea, ocorrida no mês de março, e traçado novas estratégias para melhorias na segurança da fronteira.

Porto Mauá realizou reunião do programa Minha Casa Minha Vida

Na quinta-feira, 15 de julho, às 14 horas, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores houve a realização da reunião com as Sras. Vânia Monegat Dallagnese e Vera Lúcia Desconsi - Gerentes de Atendimento Pessoa Física da Caixa Federal de Santa Rosa, com as pessoas interessadas no Programa Minha Casa Minha Vida, onde na oportunidade foram esclarecidas as dúvidas e foram realizadas simulações de financiamentos, a fim de dar inicio ao programa.
A modalidade é financiamento de 120 a 240 meses, com incentivo de aproximadamente R$ 9.000,00 para aqueles que já possuírem terreno urbanizado e que não estão na área de preservação permanente. O processo é rápido. Para quem não possui terreno, o município adquiriu uma área que resultará em 33 terrenos na área urbana do município, que será um futuro conjunto habitacional em Porto Mauá.

Evitar alimentos gordurosos pode amenizar sintomas da gastrite

Alimentos gordurosos, produtos derivados do tomate, chocolate, bebidas que contenham cafeína, chá e café, hortelã e álcool são alimentos que devem ser evitados por quem sofre de gastrite. Apesar de não causarem a doença, eles podem irritar o estômago de quem sofre de dores ou inflamações intestinais.
A gastrite é uma inflamação na parede do estômago. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, o sintoma mais comum é a indigestão com ou sem sangramento no tubo digestivo, que causam náuseas, vômitos, dor, mal estar, falta de apetite e dor de cabeça.
As crises se manifestam na ingestão de alimentos específicos, no ato de comer rapidamente, ou comer quando se está cansado, ou emocionalmente descontrolado. Pode também ser o resultado do uso exagerado do álcool, do fumo e de alimentos muito condimentados.
Michelle lista uma série de orientações que devem ser seguidas por quem sofre com a doença. Ela alerta, no entato, que é essencial procurar um especialista para diagnosticar o problema e indicar o tratamento que atenda às suas necessidades
Confira abaixo as orientações gerais da nutricionista:
— Nunca fique muito tempo em jejum, procure fracionar as refeições, se alimentando de 3 em 3 horas. Tomar café da manhã, lanchar antes do almoço, almoçar, lanchar à tarde, jantar e cear, são essenciais;
— Procure fazer refeições leves e pouco volumosas;
Dar preferência:
— Alimentos preparados em casa, cozidos e de fácil mastigação e digestão;
— Frutas verduras e legumes;
— Alimentos com pouca gordura: carnes magras (peito de frango, peixe, carne bovina s/ capa de gordura);
— Preferir alimentos assados, cozidos ou grelhados.
Contra indicado:
— Chá preto, chá mate, refrigerantes, condimentos (mostarda, pimenta do reino, noz moscada, páprica, cravo da índia, vinagre, molho de pimenta);
— Alimentos muito quentes;
— Alimentos ácidos: laranja, maracujá, abacaxi, morango (de acordo com sua sensibilidade);
— Alimentos gordurosos, embutidos e frituras;
— Camarão, marisco, miúdos, carne vermelha, carnes gordas, peles de aves, leite, frituras, gordura de coco, bacon, embutidos ( lingüiça, patê), defumados, manteiga, maionese;
— Cigarro;
— Bebidas alcóolicas.

Fronteira Sul do Estado registra mínima de -2,6°C no amanhecer

A Fronteira Sul do Estado registrou, no amanhecer desta sexta-feira, a tempertura mais baixa do ano. Em Bagé, os termômetros acusaram -2,6°C antes das 7h. Cidades como Quaraí, Sant'Anna do Livramento e Jaguarão registraram geada e também acusaram mínimas negativas durante a madrugada, conforme.
A sexta-feira começou com temperatura de 7°C em Porto Alegre, com tempo encoberto. Conforme a MetSul Meteorologia, o dia ainda deve registrar sol e chuva. A instabilidade que vem do Norte deve deixar o final de semana com tempo instável.
Em outras regiões do Estado, foram anotadas temperaturas próximas de zero durante o amanhecer. Em Caxias do Sul, a sexta começou com 2°C, mesma situação de cidades de outras regiões gaúchas, como Santa Maria e Cruz Alta. Em Erechim, os termômetros acusaram 3°C com tempo instável logo após as 6h. Em São José dos Ausentes, a mínima ficou em 0,3°C.

Ônibus do Menina Fantástica da Globo estará em Três de Maio

O ônibus do concurso Menina Fantástica, promovido pela Rede Globo, virou atração por onde passa. Não foi diferente ontem na Praça da República em Ijuí. O veículo estacionou na Praça da República para as inscrições de meninas da cidade que sonham se tornar top models. Porém, para muitos que passavam pela praça naquele momento aproveitaram a oportunidade de tirar fotos em frente ao ônibus roxo mais conhecido do Brasil.
Podem se inscrever para o concurso, garotas de 16 a 25 anos. Por ser um concurso comandado também por uma agência de modelos, muitos meninos, mesmo que timidamente, espiavam o lado de dentro do ônibus para procurar mais informações sobre oportunidades e possibilidades.
A caravana da Menina Fantástica percorre quase 50 cidades do Rio Grande do Sul. Na região Noroeste, Panambi já havia recebido a visita da caravana. Nos próximos dias, o ônibus vai passar por Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Três Passos e Frederico Westphalen na caça de outros novos talentos.
Todas as candidatas fizerem a inscrição para o concurso vão participar da etapa estadual em Porto Alegre. A seleção na capital gaúcha será realizada no dia 24 de julho.
Enquanto os testes pra valer não começam, o ônibus do concurso Menina Fantástica continua sendo a grande sensação do concurso.

Brasil e Argentina fecham acordo para trigo

Em visita ao país para acertar com os moinhos brasileiros uma classificação comum para o trigo, a Associação Argentina dos Produtores de Trigo (AAProtrigo) prevê que a próxima colheita do cereal na Argentina deve alcançar de 9 milhões a 10 milhões de toneladas. O número é maior do que o registrado no ano passado, quando a Argentina teve forte quebra de safra por causa do clima e produziu apenas 7 milhões de toneladas.
No entanto, é menor do que as cerca de 12 milhões de toneladas esperadas pelo mercado. "Ainda assim, essa previsão está sob dúvida. Pode ser ainda menor", disse Mariano Otamendi, membro da AAprotrigo.
Ele citou como razões a instável política do governo argentino, que prevê retenção de exportações e taxa em 28% a produção nacional do cereal, o que vem desestimulando o plantio.
Com um consumo interno de 5 milhões de toneladas, a Argentina terá, portanto, outras 4 milhões a 5 milhões de toneladas de excedente exportável, caso se confirme o cenário de produção de até 10 milhões de toneladas. A situação deve fazer com que os moinhos brasileiros voltem a comprar cerca de 1 milhão de toneladas de fora do Mercosul.
A despeito da previsão de produção abaixo do esperado na Argentina, os agricultores do país vizinho estiveram reunidos na sede da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) para assinar um acordo pelo meio do qual se busca, no médio prazo, sintonizar as características do trigo argentino às necessidades dos moinhos no Brasil.
"Apresentamos um documento no qual constam as especificações técnicas do trigo que a indústria brasileira precisa consumir. E os produtores que fornecerem esse tipo de cereal será melhor remunerado", afirmou o embaixador Sérgio Amaral, presidente da Abitrigo.
Otamendi, da AAProtrigo, disse que o principal desafio de toda a cadeia do trigo na Argentina será o de segregar o trigo produzido no país. "Produzimos vários tipos de trigo, mas ao longo da cadeia, eles são misturados", explicou.
Assim, segundo Amaral, a parceria vem ao encontro da percepção do setor de que o mercado consumidor está buscando mais variedade e qualidade nos produtos finais do trigo, que vão de massas, a biscoitos e pães.
O presidente da Abitrigo disse que a parceria com os produtores argentinos também é uma sinalização aos triticultores brasileiros sobre que tipo de trigo a indústria precisa. "Também é um sinal ao governo de que é preciso estimular qualidade do trigo e não quantidade", afirmou Amaral, em alusão às políticas de subsídio do governo federal.

Em defesa de seus direitos homossexuais fundam o G3 em Tenente Portela

Em defesa da igualdade de direitos no último sábado (10) foi fundado um grupo oficial de homossexuais em Tenente Portela. Trata-se do G3 – Grupo de Homossexuais e Amigos de Tenente Portela. Inclusive foi criado um blog no último dia 14 no Blogs Online – g3.pol.blog.br  para debater e tirar dúvidas sobre o tema (homossexualidade).
Segundo a presidente, Luciane Trevisol Pinheiro “o grupo foi criado diante da necessidade que os integrantes sentiram em buscar entre os iguais o apoio que de forma individual não encontram na sociedade”. Eles acreditam que, enquanto grupo organizado, terão forças para lutar por seus direitos.
Entre os objetivos do novo grupo estão a promoção de eventos para esclarecer a sociedade sobre a homossexualidade e de ações para esclarecer e apoiar os integrantes do grupo e suas famílias, além de buscar a inclusão social e a proteção legal nas situações de discriminação e homofobia. 
Quem quiser mais informações sobre como participar ou contribuir com o G3 pode entrar em contato pelo e-mail g3oficial@hotmail.com ou visitar o blog do grupo – g3.pol.blog.br  .

Justiça mineira nega habeas corpus a Bruno

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) negou na noite desta quinta-feira o pedido de habeas corpus em favor do goleiro Bruno Fernandes. O ex-camisa 1 do Flamengo é acusado de envolvimento no desaparecimento de sua ex-amante Eliza Samudio. Ele está detido temporariamente no presídio de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Confira a cobertura completa do Caso Bruno
Na noite desta quinta-feira, os advogados Ércio Quaresma e Claudineia Carla Calabunde, dois dos sete responsáveis pela defesa do atleta e de mais seis suspeitos no caso impetraram um segundo pedido de habeas corpus. Conforme o TJ-MG, os pedidos serão julgados, em caráter de urgência, pelo desembargador Doorgal Andrada da quarta Câmara Criminal.
Confira a Nota do TJ-MG
O desembargador Doorgal Andrada, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, negou liminar no pedido habeas corpus impetrado por B.F.D.S., acusado de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio.
Os advogados Ércio Quaresma Firpe e Claudineia Carla Calabund impetraram, na tarde de hoje, dia 15 de julho, habeas corpus com pedido de liminar para B.F.D.S. acusado de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio. A distribuição foi feita para a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que funciona na Unidade Raja Gabaglia. O desembargador Doorgal Andrade será o responsável pela análise do pedido.
O mérito do habeas corpus ainda será julgado pelos integrantes da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, na Unidade Raja Gabaglia.

Lançamento da 15ª Operação Simultânea

Nesta quinta-feira (15/7), às 15h, reuniram-se em Porto Soberbo/Tiradentes do Sul, representantes das Forças de Segurança de Fronteira do Brasil e da Argentina, para solenidade de abertura da 15ª Operação Simultânea.
Os objetivos desta Operação foram ressaltados em todos discursos proferidos pelo Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho e pelos representantes do 3º Batalhão de Polícia Militar de Pato Branco- Paraná, Sr TCel José Vilmar Becker, Comandante da 9ª RPM de São Miguel do Oeste - Santa Catarina, Cel Luiz Guerini, Comisario Mayor Cesar Santiago Franco da Polícia de Misiones, e Comandante Principal Rogelio Walter Gomez, da Gendarmeria Nacional da Argentina.
A operação será finalizada nesta sexta-feira (16/7). As instituições envolvidas se reunirão para avaliação da 14º Operação Simultânea.