13 julho 2009

Menino de nove anos é a segunda vítima fatal da gripe A no RS

A Secretaria da Saúde do RS confirmou nesta tarde a segunda morte por gripe A no RS. É terceiro caso fatal no Brasil. Um menino de nove anos que morava em Sapucaia do Sul teria apresentado os sintomas no dia 1º de julho. Ele foi levado no dia 2 de julho para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde morreu no dia 5. A informação foi dada pelo secretário Osmar Terra.
De acordo com Terra, o menino teria contraído a gripe pelo contato com um irmão que teria contraído o vírus em sua escola por um professor que viajou à Argentina. O secretário enumerou as ações da pasta no Estado contra a gripe A:
— O trabalho é de reforço nas fronteiras, estamos mapeando todos os casos que surgem no Estado e estamos procurando fazer acompanhamento. Acredito que em poucos dias, teremos que trabalhar a questão da gripe autóctone, como uma epidemia, acho que é uma questão de tempo só.
Terra ressaltou que diariamente entram milhares de caminhões no RS provenientes da Argentina, Chile e Uruguai, o que aumenta as possibilidades de contaminação.
O primeiro caso fatal da doença no país foi registrado na cidade de Passo Fundo no dia 28 de junho. O segundo caso foi de uma menina de 11 anos da cidade de Osasco, que morreu no dia 30 de junho, cuja confirmação da morte pela doença foi divulgada na última sexta-feira.

Policiais trocam tiros com ladrões no Noroeste

Policiais civis e militares fazem buscas a três pessoas que assaltaram uma relojoaria em Augusto Pestana e uma cooperativa em Joia, no noroeste do Estado, na manhã desta segunda-feira.
A ação dos criminosos começou na Relojoaria Nova, em Augusto Pestana, às 8h15min. Dois homens armados renderam o proprietário e dois funcionários. A dupla levou do estabelecimento correntes, pulseiras, relógios e bombas de chimarrão.
Eles fugiram em um Celta branco, em direção a Joia. Um terceiro integrante, que tem cabelos compridos, estava no veículo e foi identificado inicialmente como sendo uma mulher. No município vizinho, eles invadiram a cooperativa Agropan. Ao irem embora, levaram uma motocicleta.
Dois fugiram no carro e um, na motocicleta. Em Boa Vista do Cadeado, um pneu do Celta estourou. Quando os criminosos trocavam o pneu, depararam com policiais militares. Houve troca de tiros. A pé, os ladrões se esconderam em um matagal. Os policiais fazem um cerco no local.

Polícia investiga hipótese de racha em acidente que deixou três mortos na Capital

A Polícia Civil investiga a hipótese de racha entre as causas do acidente com um Chevette que deixou três mortos na madrugada de domingo em Porto Alegre. As primeiras testemunhas serão ouvidas a partir de amanhã pelo delegado Gilberto Montenegro, da Delegacia de Trânsito.
Dois jovens, de 16 e 17 anos, foram sepultados na manhã desta segunda-feira. O motorista, de 19, será enterrado às 14h no Cemitério Jardim da Paz. Outras quatro pessoas estavam no veículo. Uma delas foi internada em estado grave na UTI do Hospital de Pronto Socorro.
Os jovens haviam saído de uma festa. Uma das pessoas feridas, uma jovem de 17 anos, disse que o motorista aceitou a provocação de um outro condutor e se envolveu em um racha, que acabou resultando no acidente: o Chevette bateu contra um ônibus da linha T-4 na Avenida Aparício Borges.

Produtores de Vinho Colonial Participaram de Reunião com Representante do Ministério

Os produtores de vinho colonial de municípios da região, em número de 40, prestigiaram reunião organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, quando um representante do Ministério da Agricultura veio fazer explanação sobre comercialização de vinhos coloniais e toda legislação pertinente.
O encontro aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, tendo comparecido produtores de vinho de Três de Maio, Independência, Tucunduva, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Alegria e um deles veio do município de Ijuí. O convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, José Fernando Werlang fiscal federal agropecuário, fez uma esclarecedora explanação sobre o assunto.
Na abertura o prefeito municipal, Olívio José Casali, marcou presença na reunião e dirigiu a palavra aos presentes, colocando a prefeitura à disposição para superar o problema da comercialização de vinhos caseiros enfrentado pelos produtores.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente assumiu na hora do impasse a normalização da situação criada recentemente, quando fiscais do DPV multaram pequenos produtores de vinho e até apreenderam a produção. Já foi organizada uma viagem dos produtores de vinho até a região Serrana de Garibaldi, para conhecer pequenas vinícolas e a maneira de como se procede naquela região. “Agora, vai depender dos produtores a continuidade desta oportunidade que se abre. Os produtores é que devem optar se vão organizar-se em cooperativa, ou se querem continuar do jeito que estava antes. A nossa parte nós fizemos”, esclareceu o secretário Ortiz.

Inscrições para o Enem terminam na sexta-feira

Interessados em se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se cadastrar pela internet até as 23h59min da próxima sexta-feira, dia 17. O exame servirá como forma de ingresso para 40 das 55 universidade federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares proposta pelo Ministério da Educação (MEC).
A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que 7 milhões de estudantes participem do Enem, 3 milhões a mais que no ano passado.
Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Quem estuda na rede privada deve pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, a partir das 13h.

São José do Inhacorá quer colocar câmeras nas ruas

Não houve nenhum crime violento em São José do Inhacorá este ano. Nem ataque à única agência bancária do município do noroeste do Estado no mesmo período. Mesmo assim, a cidade de 2.132 habitantes quer que suas ruas sejam vigiadas por câmeras.
Em fase experimental, um equipamento monitora parte da área central. Dentro de um mês, uma empresa da cidade deve apresentar ao prefeito Alexandre Vaz Ferreira (PMDB) um estudo sobre a viabilidade dos aparelhos.
As câmeras também são vistas como uma maneira de impedir que a violência dos grandes centros chegue ao município agrícola, cercado por morros e onde ainda se fala alemão nas ruas. Conforme Ferreira, poderão ser instaladas de oito a 12 câmeras em parceria com empresas. Todas as seis entradas da cidade deverão ser monitoradas.
Os seis furtos qualificados – que envolveram destruição ou rompimento de portas ou janelas – registrados este ano correspondem à mesma quantia registrada em 2007 e 2008 juntos.
– Provavelmente é gente de fora, porque aqui todos se conhecem. Vai ficar cada vez pior. São José era uma cidade calma, continua calma, só que agora a gente tem medo – diz a proprietária de um restaurante Mara Winchelmann, 40 anos, vizinha de um estabelecimento que já atraiu bandidos fardados como policiais militares.
O alvo foi a agroelétrica de Vianei Both, 29 anos. No início do ano, sofreu dois arrombamentos seguidos. Depois disso, ele foi um dos mentores do monitoramento. É a sua empresa que está fazendo o estudo de viabilidade.
– É uma prevenção. A cidade vem crescendo – comenta Both.