
Os produtores de vinho colonial de municípios da região, em número de 40, prestigiaram reunião organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, quando um representante do Ministério da Agricultura veio fazer explanação sobre comercialização de vinhos coloniais e toda legislação pertinente.
O encontro aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, tendo comparecido produtores de vinho de Três de Maio, Independência, Tucunduva, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Alegria e um deles veio do município de Ijuí. O convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, José Fernando Werlang fiscal federal agropecuário, fez uma esclarecedora explanação sobre o assunto.
Na abertura o prefeito municipal, Olívio José Casali, marcou presença na reunião e dirigiu a palavra aos presentes, colocando a prefeitura à disposição para superar o problema da comercialização de vinhos caseiros enfrentado pelos produtores.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente assumiu na hora do impasse a normalização da situação criada recentemente, quando fiscais do DPV multaram pequenos produtores de vinho e até apreenderam a produção. Já foi organizada uma viagem dos produtores de vinho até a região Serrana de Garibaldi, para conhecer pequenas vinícolas e a maneira de como se procede naquela região. “Agora, vai depender dos produtores a continuidade desta oportunidade que se abre. Os produtores é que devem optar se vão organizar-se em cooperativa, ou se querem continuar do jeito que estava antes. A nossa parte nós fizemos”, esclareceu o secretário Ortiz.