13 julho 2009

Produtores de Vinho Colonial Participaram de Reunião com Representante do Ministério

Os produtores de vinho colonial de municípios da região, em número de 40, prestigiaram reunião organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, quando um representante do Ministério da Agricultura veio fazer explanação sobre comercialização de vinhos coloniais e toda legislação pertinente.
O encontro aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, tendo comparecido produtores de vinho de Três de Maio, Independência, Tucunduva, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Alegria e um deles veio do município de Ijuí. O convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, José Fernando Werlang fiscal federal agropecuário, fez uma esclarecedora explanação sobre o assunto.
Na abertura o prefeito municipal, Olívio José Casali, marcou presença na reunião e dirigiu a palavra aos presentes, colocando a prefeitura à disposição para superar o problema da comercialização de vinhos caseiros enfrentado pelos produtores.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente assumiu na hora do impasse a normalização da situação criada recentemente, quando fiscais do DPV multaram pequenos produtores de vinho e até apreenderam a produção. Já foi organizada uma viagem dos produtores de vinho até a região Serrana de Garibaldi, para conhecer pequenas vinícolas e a maneira de como se procede naquela região. “Agora, vai depender dos produtores a continuidade desta oportunidade que se abre. Os produtores é que devem optar se vão organizar-se em cooperativa, ou se querem continuar do jeito que estava antes. A nossa parte nós fizemos”, esclareceu o secretário Ortiz.