18 março 2011

Com medo, modelo gaúcha no Japão decide voltar ao Brasil

Sarah saiu de São Luiz Gonzaga há um 
ano e meio e retornou do Japão por medo
da radiação
Há uma semana, a modelo gaúcha Sarah Rosner, 20 anos, recém havia chegado a Tóquio. Às 14h46min da sexta-feira passada, ela estava em uma agência de modelos assinando o contrato para ficar dois meses na cidade. Foi neste momento que parte do Japão tremeu e os planos da garota de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, foram suspensos.
Sarah saiu do noroeste do Rio Grande do Sul há um ano e meio. Com o apoio dos pais e a possibilidade de se tornar uma modelo de renome, mudou-se para São Paulo. Desde janeiro, morou na Coreia do Sul mas, no dia em que ia começar a trabalhar no Japão, um terremoto de magnitude 9 seguido de um tsunami devastou parte do norte do país, distante 300 km de onde iria residir.
—  Foi bem na hora da tragédia. Minha filha conta que começou a balançar o bebedouro, cair mesas, quadros. O edifício tremeu e uma amiga da Sarah puxou ela pelo braço e saíram do prédio — diz o pai, Paulo Gilberto Rosner.
Passado o susto e ciente da situação do país, Sarah pediu para voltar ao Brasil. Seu principal medo era a possibilidade de contaminação por radiação. Segundo o pai, a cada tremor era necessário correr para fora do prédio onde estava.
Depois de sair do Japão, Sarah ficou sem comunicação com a família por 32 horas. A são-luizense chegou na quinta-feira ao Brasil mas, como teve a mala extraviada em Dubai, deve vir para a Região das Missões, apenas no domingo.

Inaugurada sala para abrigar Coordenadoria Municipal da Mulher em Tuparendi

A inauguração faz parte da Smena da
Mulher de Tuparendi
Foi inaugurada na tarde de ontem a sala que abrigará a Coordenadoria Municipal da Mulher em Tuparendi. A inauguração faz parte  da programação “De Mulher para Mulher”, que consiste em uma série de eventos promovidos por entidades tuparendienses como forma de comemorar a passagem no município do Dia Internacional da Mulher, ocorrido  dia 8 de março. 
A sala que abrigará a Coordenadoria  da Mulher de Tuparendi, criado em 2009, situa-se no andar térreo da prefeitura, e recebeu decoração e pintura especial. Na inauguração estiveram presentes um grande número de mulheres, a Coordenadora de Políticas Para Mulheres de Santa Rosa, Sandra Padilha, o prefeito Olavo Pawlak, e as coordenadoras no município de Tuparendi. 
A primeira dama do município, Janete Pawlak, foi nomeada no início de 2010 como coordenadora, sendo que Márcia Petry, esposa do vice-prefeito  é a coordenadora adjunta, Eliza Konzem a secretária geral e Eli Marin Fronza a secretária.  Em sua manifestação Janete falou sobre o que pretende fazer a frente da Coordenadoria, e disse que a iniciativa é um passo no sentido de valorizar e lutar pelos direitos das mulheres no município. Já o prefeito Olavo Pawlak fez menção sobre  a  importância do setor público em implementar políticas públicas que beneficiem  as mulheres, e elogiou a participação das mulheres no desenvolvimento do município de Tuparendi. 

Governo do Estado libera licença para AGCO ampliar em Santa Rosa

Reunião que anunciou a liberação
Liberada a licença ambiental para a instalação de uma nova área de pintura na AGCO. A liberação estava sendo aguardada com ansiedade por toda a direção da empresa, Prefeitura e comunidade, pois significa investimentos, aumento de produção e mais empregos. A Prefeitura, através do Prefeito, Orlando Desconsi, do Secretário de Meio Ambiente, Luis Girardon, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sônia Conti, da Vice-Prefeita, Sandra
Padilha, do Secretário de Planejamento, Mohamad Hamoui e do Secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Zeni realizaram diversas audiências em Porto Alegre para cobrar a liberação com a FEPAM.
A empresa irá investir 25 milhões de dólares na Unidade de Santa Rosa. Este será o maior investimento desde que a AGCO se instalou no município. Segundo o Prefeito essa é a garantia de que a empresa permanece no município e que deverá crescer ainda mais, “Quero agradecer toda a equipe de Governo, em especial a Vice Sandra e o Secretário Luis Girardon; a empresa e ao Governo do Estado que respeitou a legislação, o meio ambiente e permitiu que este investimento estratégico possa ser realizado no município. Essa soma de esforços para a liberação resultou nesse momento histórico para Santa Rosa”.
O Diretor da empresa AGCO, da Unidade de Santa Rosa, Sr. Aldemir Ulrich, também comemorou a conquista e agradeceu o apoio do Governo Municipal e Estadual, “Para a Unidade de Santa Rosa é um primeiro passo para que possamos chegar em outro patamar. Esse investimento, e outros que virão até 2014, proporcionarão mais qualidade e com isso queremos dobrar as vendas e também os empregos”. O Diretor da AGCO comentou que a empresa tem projetos maiores para Santa Rosa, mas que no primeiro momento serão investidos 25 milhões de dólares, “Temos um plano de investir 55 milhões de dólares em 5 anos, mas estamos trabalhando para resolver em 3 anos”.
Hoje a empresa conta com 30 mil metros quadrados, sendo que 8 mil são destinados para o setor da pintura. Uma nova área será construída para a pintura a seco, e a antiga área da pintura ficará para a ampliação da produção. Esse novo sistema de pintura vai proporcionar mais qualidade, tecnologia, segurança e cuidados com o meio ambiente. A Secretária de Meio Ambiente, Jussara Cony, que entregou em mãos ao Prefeito e ao Diretor da AGCO, lembrou da meta do Governo do Estado “Queremos o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental”.
A AGCO é responsável por 17% do mercado de colheitadeiras do Brasil e a intenção com novos investimentos é dobrar essa produção.

Região discute uso das águas

O Seminário ocorre no Campus Santa 
Rosa da UNIJUÍ
Está sendo realizado hoje o debate sobre o futuro das águas dos mananciais dos municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo. O Seminário para o Enquadramento das Águas marca o lançamento de uma série de ações que serão desenvolvidas para verificar como serão usados pela população os recursos hídricos da região. 
O evento deve apontar como será feito o planejamento das águas dos rios Turvo, Lajeado Grande, Buricá, Santa Rosa, Santo Cristo, Amandaú e Comandai, que abragem 55 municípios.
Ontem, ocorreu, no campus da Unijuí, um treinamento com os membros do comitê, que reúne participantes de 64 entidades ligadas à utilização da água, usuários e sociedade civil.
A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, fala nesta manhã sobre a relação da gestão de recursos hídricos com a política estadual do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Conforme a coordenadora do comitê, Cláucia Tibulo Kapper, o Seminário ocorre no Campus Santa Rosa da UNIJUÍ e é de extrema importância aos municípios já que sua conclusão trará conseqüências práticas no uso do solo municipal e no perfil econômico da região.
O Comitê foi criado através do Decreto Estadual nº 41.325 de 14 de janeiro de 2002, integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Tem como membros 32 entidades representativas dos usuários da água, da população da bacia e dos órgãos da administração direta, estadual e federal, relacionados com os recursos hídricos.

Artemaio abre a II Semana do Artesão em Três de Maio

Marli Matz coordenou a solenidade,
ao seu lado está a pres.Maria Lucinda
Foi aberta na manhã desta sexta-feira, 18, a II Semana do Artesão, numa iniciativa da Prefeitura Municipal, Associação Tresmaiense dos Artesãos e Artistas Plásticos, com o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e Coordenadoria de Politicas Públicas para as Mulheres, em comemoração ao Dia do Artesão no dia 19 de março, instituído pela Lei (de origem legislativa de autoria do ver. Luiz Fernando Cereser do PP) nº 2.424/2009.
 A programação terá prosseguimento neste domingo, 20, das 14horas até às 17h, quando acontecerá a Integração pela Arte, com exposições de artesãos e artistas anônimos, rua do laser com apoio da Brigada Militar, mateada e copa com lanches. Para fechar, no dia 22 de março, será oferecido um curso de reciclagem, pelo SENAR/RS.
A ARTEMAIO, tem sede junto ao Espaço Margarida Alves no largo da Prefeitura Municipal, e atualmente a associação é presidida pela senhora Maria Lucinda Giehl.

Agência Nuclear japonesa aumenta nível do acidente de Fukushima

Funcionários do governo verificam a 
radiação na população
A Agência de Segurança Nuclear japonesa aumentou de 4 para 5 o nível do acidente nuclear de Fukushima na Escala Internacional de Acontecimentos Nucleares e Radiológicos (INES, na sigla em inglês), que vai até 7. A decisão coloca a crise no mesmo nível do acidente de 1979 na central de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA).
A Autoridade de Segurança Nuclear da França classifica o acidente de Fukushima como nível 6. O desastre de Chernobyl, em 1986, é considerado nível 7. O nível 5 indica "um acidente com consequências graves", de acordo com a Escala Internacional de Eventos Nucleares (Ines, na sigla em inglês), enquanto o nível 4 significa um "acidente com consequências locais".
Temperatura
As autoridades do Japão confirmaram, nesta sexta-feira, à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) que houve aumento da temperatura nos tanques de combustível na Usina de Fukushima Daiichi. Segundo os peritos, a elevação foi registrada nas unidades 5 e 6. O calor gera ameaças de radiação para toda a região em torno da usina, segundo especialistas. Funcionários do governo estão verificando os efeitos da radiação na população.
A preocupação das autoridades japonesas é que as fontes de energia usadas para o resfriamento na Usina de Fukushima Daiichi tenham sido comprometidas. A suspeita está sendo investigada por peritos japoneses e estrangeiros. A Agência de Segurança Industrial do Japão informou que está preocupada com as condições de armazenamento de combustível irradiado.
Na sexta-feira, os trabalhadores da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) começaram a operação para tentar religar a eletricidade na Fukushima 1. O objetivo é resfriar todos os reatores da usina e impedir que os núcleos superaqueção e que combustível nuclear fique exposto ao ar. Desde os vazamentos e explosões ocorridos no país, as autoridades passaram a usar a água do mar para resfriar as unidades de armazenamento. Helicópteros e caminhões foram acionados.

Uma semana da tragédia


O pior terremoto do Japão completou uma semana nesta sexta-feira. Às 14h46min (horário local ou 2h46 de Brasília) foi realizado um minuto de silêncio para lembrar a tragédia. As autoridades japonesas informaram que, por enquanto, já são 6.539 mortos – número superior ao terremoto de Kobe, também no Japão, em 1995, que gerou 6.434 mortos e 10.354 desaparecidos.

Moradores tentam retomar suas vidas uma semana depois da enxurrada em São Lourenço do Sul

Casa foi derrubada com a força das
 águas em São Lourenço do Sul
A cada dia, o amontoado de objetos que até uma semana atrás eram móveis, roupas e outros pertences cresce à frente das casas em São Lourenço do Sul. Enquanto as calçadas e ruas da cidade do sul do Estado ficam repletas de entulhos, o vazio ocupa moradias atingidas pela enxurrada.
Resultado de uma grande quantidade de chuva sobre a região no dia 9, a enxurrada atingiu cerca de 20 mil pessoas e causou a morte de sete, entre elas um menino de 12 anos. Durante a madrugada daquele dia, muitos moradores procuraram abrigo no telhado de suas casas após a água invadir as residências.
Com o olhar atônito, Zaíra Maria da Silva observa o que restou. O lodo ainda faz parte do cenário, assim como a marca na parede indicando até onde a água alcançou. Como as janelas e portas estão quebradas, Zaíra não se sente segura para permanecer em casa.
— Nunca esperava uma coisa dessas — repete baixinho, enquanto anda pela residência.

Governo vai avaliar condições de segurança das usinas nucleares de Angra

Segundo o ministro de Minas e Energia, 
vários países do mundo estão tomando
a mesma medida
O governo federal vai fazer uma avaliação das condições de segurança das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, as únicas em funcionamento no país. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, essa análise será feita pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em parceria com a estatal Eletronuclear e técnicos do governo. Segundo o ministro, para fazer essa avaliação não será preciso paralisar a construção da Usina Nuclear Angra 3.
— Vários países do mundo estão fazendo isso e nós vamos fazer também. Não queremos ficar na contramão de nada. Temos consciência de que o episodio do Japão foi um episódio grave e não queremos jamais que isso se repita — afirmou.
Angra 3 está prevista para entrar em operação em 2015. Angra 1 e Angra 2, juntas, têm capacidade instalada de 2 mil megawatts. A partir de 2015, a conclusão da terceira usina o sistema terá mais 1.080 megawatts.

Principal importadores mundiais de grão, chineses miram como nunca para a soja gaúcha

Tom Youlin esteve na Expodireto para
conhecer a qualidade da soja gaúcha
Principais importadores mundiais de grãos, os chineses estão com os olhos abertos como nunca para a soja gaúcha. Dispostos a ampliar em grande escala as aquisições do produto, empresários da China desembarcaram no Estado na 12ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, que se encerra nesta sexta-feira.
Em uma das mais importantes feiras do agronegócio do país, eles buscaram parcerias para formatar um modelo de negociação diretamente com o produtor. Por meio de investimentos e incentivos a cooperativas, os chineses tentam garantir estoques de soja diante da alta de preços e da demanda cada vez mais crescente por alimentos.
Com um perfil internacional, a Expodireto é o ponto de encontro de quem busca oportunidades e tecnologia de ponta.
Comitiva da China participa pela primeira vez da feira
Pela primeira vez, uma comitiva de empresários chineses participa da feira do agronegócio gaúcho, realizada desde 2000 no norte do Estado. Por meio da articulação do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento Intercâmbio e Comércio Exterior (IBCDE), representantes de empresas chinesas alinhavam negócios para incrementar as exportações de soja brasileira.
Somente nos dois primeiros meses deste ano, a China comprou 7,45 milhões de toneladas da oleaginosa no Exterior — volume 6,1% maior do que no mesmo período do ano passado.
— Eles (os chineses) estão dispostos a injetar investimentos no sistema cooperativista, a fim de garantir o abastecimento de grãos diante da alta de preços no mercado mundial – detalha o presidente do IBCDE, Sérgio de Moraes.
Conforme Moraes, os investimentos em solo gaúcho podem envolver logística para escoamento da produção, armazenagem e beneficiamento de grãos, além da irrigação das lavouras de soja. Uma das possibilidades é o fornecimento de ferramentas necessárias para a produção, como máquinas e insumos, em troca da venda do produto.
Ao contrário de outros países desbravados pelo apetite chinês, a intenção dos orientais no Rio Grande do Sul não é adquirir terras próprias para produção da oleagionosa, especialmente pelas limitações de investimentos impostas pelas faixas de fronteira, mas associar-se a cooperativas agrícolas.
— Esse é o modelo mais eficiente para se ter um resultado imediato — avalia Moraes.