13 setembro 2010

As flores anunciam a chegada da Primavera

Dia 21 de setembro inicia a Primavera. As floreiras e canteiros da cidade abrem-se em floração criando um belo visual pela cidade, pulverizando o seu perfume no ambiente em que vivemos. E o que merece igual destaque, é a localidade de Santo Antonio do Inhacorá, que abriga belos canteiros de flores, no meio rural de São José do Inhacorá.
As administrações municipais sempre tiveram uma preocupação no que tange a formação de uma equipe que tenha a iniciativa do cultivo de flores, criação de canteiros, plantio de árvores que oferecessem floração, além de sombra, enfim, o paisagismo urbano.
Em meio a estas, destacam-se os Ipês que atualmente estão floridos formando uma encantadora paisagem. As flores têm como função o embelezamento e o bem-estar nos locais onde estão, proporcionando um ambiente alegre e aconchegante. É assim que os munícipes inhacorenses e os visitantes se deslumbram, levando a impressão da bela paisagem que enxergam, principalmente a Praça Municipal, e também as floreiras e canteiros da cidade.
Confira também a 2ª Semana do Idoso em São José do Inhacorá
“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente” (Soren Kierkegaard)
Programação da 2° Semana do Idoso
de São José do Inhacorá:
21/09/10: Dia de Campanha para Erradicação da Violência Contra o Idoso.
22/09/10: Teatro: “Colcha de Retalhos” - Grupo Maturidade Ativa, de Ijuí
Hora: 15:00
Local:Centro Comunitário Católico.
23/09/10: Bolãozinho para as Mulheres
Hora: 13:30
Local:Centro Comunitário Católico.
Inscrições no CRAS.
Caminhada por uma Terceira Idade Ativa e Saudável
Hora: 16:15
Local: Praça Municipal Alceu Fernandes
24/09/10: Torneio de Canastra
Hora:09:00
Local: Centro Comunitário Católico.
Inscrições no CRAS.

SETREM recebe Chama Crioula

Nesta segunda-feira, dia 13, pela manhã, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, bem como professores, coordenadores e direção da SETREM recepcionaram a Chama Crioula e os pavilhões (Bandeiras do Brasil, Estado e Município).
O fogo simbólico foi entregue por estudantes da instituição que percorreram o trajeto: CTG Tropeiros do Buricá / Campus. Na ocasião houve hasteamento da bandeira e declamação de poema pela Prenda Dente de Leite do CTG Tropeiros do Buricá, Lívia Tiecher da Silveira.

Incêndio criminoso na Brigada Militar de Porto Mauá

No domingo, 12 de setembro de 2010, por volta das 20h30min, dois policiais militares da Brigada Militar de Porto Mauá estavam fazendo a ronda policial de rotina, com a viatura da corporação, quando estavam em Itajubá, interior do município, onde estava ocorrendo o encerramento da festa naquela localidade, receberam uma ligação comunicando que havia um incêndio na sede da Brigada Militar, localizada na cidade de Porto Mauá.
Quando retornaram, constataram que foi ateado fogo contra a motocicleta do soldado Leonardo e nos dois veículos Opalas que se encontravam nos fundos do prédio da guarnição, veículos que haviam sido aprendidos na semana anterior.
Moradores próximos da guarnição ao perceberem o fogo avisaram a viatura que estava realizando a ronda policial e apagaram o fogo nos veículos.
A motocicleta do soldado foi completamente destruída pelo fogo e estava parada ao lado do prédio da Brigada, se não fosse a ação rápida dos moradores o próprio prédio poderia ter sido consumido pelo fogo. Os dois Opalas foram parcialmente destruídos pelo fogo criminoso.

Chuva de um dia equivale à média mensal em São Borja

O acumulado de chuva em São Borja, na fronteira Oeste, desde o início da madrugada, chegou a 106,8 mm na tarde desta segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O normal para o mês de setembro é 126 mm, sendo que, até agora, já chegou a aproximadamente 200 mm. A chuva foi mais forte hoje no início da manhã. Em Santa Maria, a situação foi menos crítica, com 69,8 mm.
Em Alegrete, o acumulado chegou a 125,2 mm, sendo que, em só três horas (entre o fim da manhã e começo da tarde), chegou cerca de 64 mm. Em São Gabriel, o acumulado chegou a 66 mm.
As regiões Central, Vale do Taquari, Alto Jacuí e fronteira Oeste foram as que mais registraram chuvas entre a manhã de domingo e a de hoje no Rio Grande do Sul. Em Jari, Nova Bréscia e Paraíso do Sul, as estações da Defesa Civil do Estado marcaram 65mm de precipitação em cada lugar.
Conforme a Metsul Meteorologia, um centro de baixa pressão avança nesta segunda-feira pelo Estado. A combinação de ar quente e pressão muito baixa cria um ambiente favorável a chuva forte e tempestades com vendavais e granizo em pontos isolados hoje e nas primeiras horas da terça-feira.
O sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical junto ao Chuí no final do dia e na madrugada de terça, alertando-se para a possibilidade de vento com rajadas fortes a intensas no final desta segunda e principalmente amanhã, sobretudo no Sul e no Leste do Estado.
Os litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai devem ser os mais afetados. Rajadas perto ou acima de 100 km/h não estão afastadas. Porto Alegre também terá muito vento amanhã.

Santa Rosa faz parte do Ligue 180

Todas as cidades que têm Centro de Referências ou Casas de Abrigo às mulheres passam a fazer parte da Central de Atendimento “Ligue 180”. Por isso, Santa Rosa, agora também faz parte dessa central.
Há um ano, existe o serviço 180. O Programa é da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Governo Federal. De qualquer local do Brasil, mulheres podem ligar gratuitamente para receber informações sobre questões jurídicas e orientações a respeito de Delegacias Especializadas, Postos de Saúde, Centros de Referências e Casas de Abrigo. O objetivo agilizar o atendimento e criar uma central de dados sobre a violência à mulher.
A Central opera em sigilo e registra ligações sobre agressões físicas, psicológicas, sexual, assédio sexual e moral, atentado ao pudor e estupro. Os relatórios mensais do atendimento são enviados às Coordenadorias e Assessorias da Mulher em 15 estados e em mais de 110 municípios do Brasil. A central de atendimento funciona 24 horas diariamente.

CTG lotado no domingo da Semana Farroupilha

Foi com a presença de um grande público neste domingo (12), que o CTG Tropeiros do Buricá promoveu mais um dia festivo nas comemorações da Semana Farroupilha em Três de Maio.
Na parte da manhã, foi realizada a Missa Crioula, conduzida pelo Padre Irineu, mais uma vez demonstrando a crença dos tradicionalistas no ser superior, Deus. Ao meio dia foi servido almoço com bife de sobremesa, tradicional das Invernadas Artísticas do Tropeiros, e a tarde, todas as invernadas fizeram uma bela apresentação.
A Semana Farroupilha prossegue no CTG Tropeiros do Buricá, e vale lembrar que ainda restam alguns cartões para o grande show do Cantos Missioneiro Pedro Ortaça, nesta terça-feira. Interessados poderão adquirir o mesmo na recepção da Rádio Colonial AM.

Mulher é a segunda vítima de esfaqueamento no Parque da Harmonia

Uma mulher foi a segunda vítima de esfaqueamento no Parque da Harmonia em menos de 10 horas. A agressão ocorreu pouco antes das 4h dessa madrugada dentro do Galpão 133. Elaine Ferreira, de 27 anos, levou uma facada na barriga e foi levada para o Hospital de Pronto Socorro.
Segundo informações do Hospital, o estado da vítima é regular. Ela recebe atendimento na Sala de Suturas. A Brigada Militar recebeu informação de o autor do crime seria um adolescente de 16 anos que fugiu do local. Os policiais realizaram buscas, mas não localizaram o suspeito.
Na noite deste domingo, Fabrício Barcelos Nunes, de 28 anos, foi esfaqueado no tórax em frente a outro galpão. Ele morreu durante atendimento no Hospital de Pronto Socorro. A Polícia identificou um suspeito do crime, que seria conhecido da vítima. O homem fugiu do local. A motivação do desentedimento ainda não foi esclarecida.

Inter vacila e só empata com o Goiás

Em uma tarde de domingo chuvoso no Beira-Rio, o Inter foi pouco produtivo e só empatou em 0 a 0 com o Goiás. Tanto Harlei quanto Renan foram os destaques ao fazerem boas intervenções. A partida foi válida pela 21ª rodada do Brasileirão.
A partida ainda marcou a estreia de Eduardo Sasha, que teve uma atuação discreta. O jogador – com Leandro Damião e Marquinhos – formou um ataque de garotos na segunda etapa, já que D'Alessandro, Tinga e Giuliano foram substituídos.
Mesmo com o empate, o Inter subiu para quinto no Brasileirão, com 32 pontos. Já o Goiás permaneceu na lanterna com 17.