No domingo, 12 de setembro de 2010, por volta das 20h30min, dois policiais militares da Brigada Militar de Porto Mauá estavam fazendo a ronda policial de rotina, com a viatura da corporação, quando estavam em Itajubá, interior do município, onde estava ocorrendo o encerramento da festa naquela localidade, receberam uma ligação comunicando que havia um incêndio na sede da Brigada Militar, localizada na cidade de Porto Mauá.
Quando retornaram, constataram que foi ateado fogo contra a motocicleta do soldado Leonardo e nos dois veículos Opalas que se encontravam nos fundos do prédio da guarnição, veículos que haviam sido aprendidos na semana anterior.
Moradores próximos da guarnição ao perceberem o fogo avisaram a viatura que estava realizando a ronda policial e apagaram o fogo nos veículos.
A motocicleta do soldado foi completamente destruída pelo fogo e estava parada ao lado do prédio da Brigada, se não fosse a ação rápida dos moradores o próprio prédio poderia ter sido consumido pelo fogo. Os dois Opalas foram parcialmente destruídos pelo fogo criminoso.