22 abril 2010

Fartura de milho no RS

Os agricultores que optaram pelo cultivo do milho no Rio Grande do Sul comemoram os bons resultados da safra de verão. O clima ajudou e a produtividade foi bem melhor este ano.
De acordo com a Emater os gaúchos colheram até agora cerca de 70% das lavouras. Apesar de os produtores terem reduzido a área, em quase 15% nesta safra a produção deverá crescer e chegar a cerca de 5,3 milhões de toneladas.
Quem plantou o cereal nesta safra teve um diferencial: a produtividade. A explicação pode estar na abundância de chuva.
O clima ajudou e a Conab estima um aumento de 46% na produtividade do milho no Estado. O produtor Felipe Badotti comemora.
A expectativa dos produtores agora é que com o bom resultado da safra eles consigam compensar o preço baixo. Em média, a saca está saindo por R$ 15 na região.
De acordo com a Conab, em todo o país, a produção de milho, na safra de verão, deve chegar a 33,4 milhões de sacas. Houve uma pequena queda de 0,7% em relação à mesma safra do ano passado.

Recreação na Comunidade é o novo projeto da ULBRA

120 crianças começaram a ser atendidas no Complexo Esportivo da Universidade
A ULBRA, através do curso de Educação Física, promove o projeto de extensão Recreação na Comunidade, voltado a crianças da rede pública de escolas. Ao todo 120 crianças da cidade de Alvorada participam das modalidades de basquete, handebol e natação, iniciadas nesta semana no Complexo Esportivo da Universidade, em Canoas.
O objetivo do projeto é promover a inclusão social, a socialização e o lazer a partir de atividades lúdicas, esportivas e recreativas à comunidade em geral. Outro fator positivo é que este espaço atende também aos acadêmicos da Universidade, que colocam em prática aquilo que aprendem em sala de aula, associando o ensino à pesquisa e à extensão.
O projeto, que está sob a coordenação do professor Ivan Basegio, é desenvolvido em parceria com as escolas E. E. de Educação Básica Paulo Freire e Júlio Cesar Ribeiro de Souza, ambas de Alvorada.
Cada vez mais o esporte é fator de transformação social. As perspectivas nas quais o esporte tem interferido e estado na vida das pessoas aumentam, como nunca, em proporções jamais pensadas. O Brasil pode ser apropriadamente denominado como país dos esportes, pois será sede da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.
A procura por esportes coletivos tem registrado crescimento nas últimas décadas. Neste sentido, apesar de uma perspectiva diferente do esporte de alto nível, não se pode deixar de reconhecer uma gama de benefícios sociais que advém da realização de projetos cujo meio é a prática de esportes. A ULBRA, há mais de uma década, já é referência neste tipo de iniciativa.
O projeto Recreação na Comunidade é desenvolvido pelo curso de Educação Física, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, além de contar com a participação dos acadêmicos Felipe Toshiro da Silva Kodama, Rodrigo Rutkoski da Rosa, Patrícia Atkison de Souza e Luciano Rosa dos Santos.

Mais de 1,6 milhão de gaúchos já se vacinaram contra gripe A

Imunização de jovens de 20 a 29 anos termina nesta sexta-feira
O Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 1,6 milhão de pessoas imunizadas contra a gripe A. O dado foi atualizado no fim da manhã desta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. Do atual grupo que está sendo vacinado, mais de 768 mil são jovens de 20 a 29 anos.
No sábado, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Pessoas com mais de 60 anos devem se vacinar contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também se imunizarão contra a gripe A. Nesse caso, o idoso recebe uma vacina em cada braço.
A sexta-feira também é o último dia para as gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e doentes crônicos. A vacinação das crianças já ultrapassou, no Rio Grande do Sul, a meta de 80% de cobertura. Entre as gestantes, a cobertura está em 56,2%. No grupo dos jovens de 20 a 29 anos, está em 40,7% , e passa um pouco dos 50% no grupo dos doentes crônicos.

Polícia Civil desencadeia Operação Tiradentes e prende 9 pessoas em Três Passos

A Polícia Civil de Três Passos desencadeou na manhã de ontem, (21/04), a operação batizada de "Operação Tiradentes", em nove residências localizadas no Bairro Frei Olímpio, em Três Passos. De acordo com a delegada de polícia, Caroline Bamberg Machado, a operação contou com a participação de 20 policias civis e cerca de 50 militares e resultou na prisão de 9 pessoas, sendo 5 homens e 4 mulheres, além da apreensão de 250 pedras de crack, 3 armas de fogo, celulares e também de R$ 2 mil em moedas e notas de pequeno valor.
Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Três Passos onde permanecerão à disposição da justiça. Eles responderão por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Três de Maio tem 15 casos de dengue confirmados

Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria da Saúde, de janeiro até a data de hoje, o Rio Grande do Sul contabiliza 4.216 notificações de casos de dengue.
De acordo com os dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o município de Ijuí continua com o maior número de notificações: 3.287. Já Santo Ângelo registra 198 notificações, e Santa Rosa, 182.
Em Três de Maio são 48 casos notificados e 15 confirmados./ Outras 549 notificações estão distribuídas em outros municípios do Estado.

Grêmio perde para Avaí, mas avança às quartas da Copa do Brasil

Mesmo com a vantagem da boa vitória no primeiro jogo, o Grêmio enfrentou dificuldades para passar pelo Avaí na Ressacada, na noite desta quarta. Foi derrotado por 3 a 2, mas este resultado classificou a equipe gaúcha para as quartas de final da Copa do Brasil. Na próxima fase, o adversário será Fluminense ou Portuguesa.
Para o Avaí, marcaram Roberto e Laércio, duas vezes. Para o Grêmio, Jonas e Rochemback fizeram os gols.