120 crianças começaram a ser atendidas no Complexo Esportivo da Universidade
A ULBRA, através do curso de Educação Física, promove o projeto de extensão Recreação na Comunidade, voltado a crianças da rede pública de escolas. Ao todo 120 crianças da cidade de Alvorada participam das modalidades de basquete, handebol e natação, iniciadas nesta semana no Complexo Esportivo da Universidade, em Canoas.
O objetivo do projeto é promover a inclusão social, a socialização e o lazer a partir de atividades lúdicas, esportivas e recreativas à comunidade em geral. Outro fator positivo é que este espaço atende também aos acadêmicos da Universidade, que colocam em prática aquilo que aprendem em sala de aula, associando o ensino à pesquisa e à extensão.
O projeto, que está sob a coordenação do professor Ivan Basegio, é desenvolvido em parceria com as escolas E. E. de Educação Básica Paulo Freire e Júlio Cesar Ribeiro de Souza, ambas de Alvorada.
Cada vez mais o esporte é fator de transformação social. As perspectivas nas quais o esporte tem interferido e estado na vida das pessoas aumentam, como nunca, em proporções jamais pensadas. O Brasil pode ser apropriadamente denominado como país dos esportes, pois será sede da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.
A procura por esportes coletivos tem registrado crescimento nas últimas décadas. Neste sentido, apesar de uma perspectiva diferente do esporte de alto nível, não se pode deixar de reconhecer uma gama de benefícios sociais que advém da realização de projetos cujo meio é a prática de esportes. A ULBRA, há mais de uma década, já é referência neste tipo de iniciativa.
O projeto Recreação na Comunidade é desenvolvido pelo curso de Educação Física, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, além de contar com a participação dos acadêmicos Felipe Toshiro da Silva Kodama, Rodrigo Rutkoski da Rosa, Patrícia Atkison de Souza e Luciano Rosa dos Santos.