26 junho 2012

Com medo de gripe A, hospitais do Noroeste do RS restringem visitas

Três dos óbitos foram registrados no hospital
de Santo Ângelo
Hospitais da Região Noroeste do Rio Grande do Sul adotam medidas de prevenção à Gripe A. Após a confirmação de mortes na região em função da doença, algumas instituições decidiram restringir a visitas a pacientes para evitar possíveis contaminações.

No Hospital Santo Ângelo, na cidade de mesmo nome, já foram registradas três mortes por gripe A, confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Hoje, o local abriga quatro pacientes internados com suspeita da contaminação pelo vírus H1N1. Um deles está isolado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Outro paciente grave está na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Três de Maio. No local, um morador de Coronel Bicaco morreu recentemente em decorrência da doença. No total, a gripe A já vitimou nove pessoas no estado em 2012, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Para diminuir o número de pessoas circulando nos corredores, a direção do Hospital São Vicente de Paulo visita os pacientes nos quartos para passar orientações sobre como evitar a contaminação. Nas paredes, foram fixados cartazes pedindo para evitar visitas desnecessárias. “Seria interessante do ponto de vista de saúde pública. Nós estamos com a preocupação de não disseminar a gripe A”, diz o diretor técnico do hospital, Clóvis Eduardo Tomasi.

Além disso, máscaras são distribuídas para quem chega no pronto atendimento com sintomas de doenças respiratórias. “Não que nós tenhamos algum tipo de surto no hospital, está tudo sob controle. Na verdade, é uma medida preventiva”, conta a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Mariliane Oliveira.

O hospital de Tupaciretã também decidiu restringir as visitas, depois que uma gestante com gripe A morreu no local. Em Cruz Alta, o número de atendimentos na rede pública dobrou. São 80 consultas por dia no pronto-atendimento. Todos os casos de suspeita de Gripe A na cidade estão sendo tratados com o Tamiflu, remédio indicado para o tratamento.

S.José do Inhacorá: ACI de promove palestra pelo SEBRAE

A palestra foi proferida pelo consultor do SEBRAE, Alcindo
Rogério Rojai 
No dia 19 de junho de 2012, tendo por local a sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, a ACI deste município oportunizou a realização de mais uma palestra aos seus empresários.

A palestra foi proferida pelo consultor do SEBRAE, Alcindo Rogério Rojai e teve como tema“Conheça a carga tributária de sua empresa” onde os mais diversos assuntos foram discutidos, tais como:

- Definição de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte;
- Regime Tributário no País: Esferas Federal, Estadual e Municipal;
- Definição de Empresas no regime tributário do Simples;
- Definição de Empresas no regime tributário do Lucro Presumido;
- Definição de Empresas no regime tributário do Lucro real;
- Encargos sobre a Folha de Pagamento;
- Método de Apuração do ICMS-RS;
- Método de Apuração do ISSQN.

A ACI vem disponibilizando aos seus membros diversas atividades que visam o aprimoramento na gestão de suas empresas, e a palestra é um instrumento de apoio na organização por meio da reflexão técnica. Ainda para julho do corrente, está previsto um curso, também através do SEBRAE sobre: “Curso de formação de preços”.

Viamão: Jovem se irrita com demora, quebra vidro de hospital e acaba presa

Vidro da recepção do hospital quebrado pela
jovem  (Foto: Luís André/RBS TV)
Revoltada com a demora no atendimento no Hospital de Caridade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma jovem de 18 anos quebrou uma vidraça e tentou agredir um vigilante do local na madrugada desta terça-feira (26). Após o incidente, ela foi detida. A direção da instituição afirma que ela não estava no local de espera quando foi chamada para a consulta, por volta das 16h50. Já a mulher confirma a depredação e a tentativa de agressão, mas nega que tenha deixado o local.

Com dores nas costas, cólica e dor de cabeça, a jovem afirma que permaneceu por cerca de 13 horas no hospital. No início da madrugada,  perdeu a paciência. "Eu enlouqueci e disse que ia quebrar tudo. Me disseram: 'fique à vontade'", contou à Rádio Gaúcha. Ela foi levada à 1ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e detida em flagrante por qualificado ao patrimônio e lesão corporal. Ficou presa até por volta das 11h desta terça-feira, quando a polícia recebeu um alvará de soltura. A jovem tem prazo de 24 horas para se apresentar em cartório e assinar termo de compromisso.

Segundo a Polícia Civil, a jovem chegou ao setor de emergências do hospital por volta das 13h de segunda-feira (25) e aguardou até perto das 2h de terça (26). Irritada pela demora, ela se descontrolou, quebrado o vidro da recepção com uma pedra e agredido um vigilante com tapas. A Brigada Militar chegou ao local para prender a jovem, que resistiu.

Já a direção do hospital confirma que a paciente chegou ao hospital às 13h e, em 20 minutos, foi encaminhada à triagem, na qual uma enfermeira avalia os casos e prioriza os mais graves. Lá, ela recebeu a pulseira azul, que indica menor urgência. Ainda conforme a instituição, ela foi informada que só seria atendida após todos os casos de maior urgência, e recebeu a orientação de procurar um posto de saúde, onde receberia cuidados médicos mais rapidamente.

A direção do hospital diz que a mulher foi chamada às 16h50 para o atendimento, porém não se encontrava no local, e que só voltou às 22h15.

Três de Maio: Homem é preso após fugir da policia com veículo em alta velocidade. Teste comprovou embriagues ao volante

O condutor do veículo não possuía CNH / Foto: P. Marques
No inicio da noite desta segunda-feira (25), os policiais da Brigada Militar de Três de Maio, faziam patrulhamento de rotina, quando um automóvel Chevette com placas de Três de Maio, quase abalroou a viatura. Os policiais abordaram o veículo, mas o condutor fugiu do local em alta velocidade atravessando avenidas e ruas da cidade, colocando em risco e gerando perigo de dano a veículos e pessoas, por muito pouco não atropelou uma família que transitava na Av. Senador Alberto Pasqualine.

Os policiais só conseguiram abordar o veículo, quando o condutor bateu em uma arvore no pátio de sua residência, na rua José Bonifácio no bairro Primavera.

Em consulta ao sistema, foi constatado que o condutor do veículo não possuía CNH. Para conter o mesmo, foi necessário o uso de algemas devido a sua alteração com os policiais.

O individuo se submeteu ao teste do Etilometro, que acusou 1,37ML/L, sendo então, dada voz de prisão em flagrante, os policiais levaram o homem ao hospital local e posteriormente a Delegacia de Polícia.

Número de mortes por gripe A no RS sobe para 9, diz Secretaria de Saúde

Em 2012, 48 casos confirmados da doença já foram
confirmados pelo CEVS
Subiu para 48 o número de casos confirmados de Gripe A no Rio Grande do Sul em 2012, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Do total de casos, nove resultaram na morte de pacientes.

O número de pessoas comprovadamente infectadas pelo vírus da Influenza A (H1N1) quase dobrou em relação ao último boletim, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no dia 20 de junho. Até então, haviam sido notificados 26 casos, com cinco óbitos no total.

Apesar do crescimento, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS, Marilina Bercini, afirma que a situação continua sob controle. Ela garante que o Estado está disponibilizando medicamento antiviral (oseltamivir) para prescrição médica em casos de gripe.

“É importante que quem estiver gripado, procure o serviço de saúde mais próximo para ser avaliado. As medidas preventivas são igualmente importantes, especialmente o afastamento de gripados de suas atividades habituais”, recomenda Marilina Bercini.