31 agosto 2011

Prefeito é convidado a participar do início das atividades da BRF Brasil Foods

Prefeito Casali recebeu Marcos Lermen no Gabinete
Na manhã de hoje, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete, o gerente industrial da BRF Brasil Foods, de Três de Maio e Santa Rosa, Marcos Lermen. O gerente convidou o prefeito para  participar do início das atividades da indústria, devido a grande parceria existente com o Executivo.
Conforme Marcos, amanhã, 1º de setembro, as atividades da planta industrial de leite em pó serão iniciadas com o recebimento diário de 300 mil litros de leite, dos quais, 120 mil litros serão utilizados para o processamento de leite em pó. “A partir da próxima semana, esse volume subirá para 180 mil litros diários, que serão utilizados no processamento de leite em pó, nos dias 6 e 8 de setembro”.
O gerente destaca que para o dia 12 de setembro, a programação é de industrializar 600 mil litros de leite, totalizando uma produção de 70 toneladas de leite em pó neste dia, com previsão de 700 toneladas para o mês de setembro, e de 1.100 toneladas para o mês de outubro. “A programação para o ciclo de dezembro ainda não está definida, pois depende da oferta de matéria-prima”, informa.
Segundo Marcos, amanhã a indústria iniciará as atividades com 116 funcionários, mas em outubro, será necessário que este número seja de 160 funcionários, para dar conta do 3º turno de atividades, que vai permitir à indústria atuar com capacidade total na industrialização de leite em pó.
O prefeito ainda informou para Marcos que o gerente de projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Cajar Nardes, declarou que assim que for assinado o aditivo entre DNIT e Brasília Guaíba, a intersecção de acesso à Área Industrial III deverá ser iniciada.
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Casali solicitou ao gerente industrial Marcos Lermen, recursos na ordem de R$ 10 mil, para que BRF Brasil Foods seja âncora na 2ª Exposição da Terneira e da Economia Familiar, (Expoterneira), que tem como slogan, 'Mãos que Agregam Valor', que será realizada de 7 a 10 de junho de 2012.
A indústria entra em funcionamento nesta quinta-feira 1º
Após receber o ofício com a solicitação destes recursos, Marcos ligou para o gerente de Originação e Captação de Leite do Rio Grande do Sul, Carlos Russo, que se encontrava na Expointer, para levar esta solicitação junto à direção geral da BRF Brasil Foods S/A.
Amanhã, o prefeito Casali, juntamente com uma comitiva de secretários e assessores, irá visitar a BRF Brasil Foods, para acompanhar o início das atividades e conferir como é realizado o processamento de leite em pó.
A inauguração oficial da indústria será realizada em outra oportunidade, com a presença de autoridades do Estado, que devem incluir o governador Tarso Genro.

Fotos: Ramone Pacheco

SETREM entrega medalhas aos vencedores do 2º Campeonato de Robótica

O campeonato envolveu turmas de 5ª à 8ª Série
Na segunda-feira, dia 29, foi realizada a entrega de medalhas do 2º Campeonato de Robótica SETREM. O campeonato envolveu turmas de 5ª à 8ª Série, com orientação da professora Ana Maria Machado.
Parabéns aos vencedores: Alanit Jahn Kirchhof, Jones Ceccon Junior, Junior Bruxel, Julio Cortesi Lorenset, Fernanda Martins Fritsch, Maria Eduarda Dezordi Klein, Eduarda Gisele Koning.

Fábrica de leite em pó começa a operar em Três de Maio nesta quinta-feira

‘Balde Cheio’ prepara produtores para suprir grande demanda de leite
Começa nesta quinta-feira a primeira parte da produção de leite em pó da BR Foods, em Três de Maio. Em dois turnos, cerca de cem funcionários trabalharão na empresa.
A BR Foods vai gerar 150 empregos diretos e mais mil indiretos com esta unidade, que terá capacidade diária para processar, pelo menos, 2 mil toneladas de leite em pó.
Pensando em suprir a demanda de leite para as empresas do setor, principalmente para a nova indústria da Brasil Foods, após a sua instalação em Três de Maio, o município e algumas entidades locais criaram o Programa Regional de Qualidade e Produtividade do Setor Lácteo 2010/2020, para possibilitar o aumento da produtividade da região.
São três necessidades a serem atendidas: maior produção, qualidade e comercialização.
O programa iniciou no ano passado com dez propriedades modelos e, hoje, já tem 75 propriedades em cinco distritos. O objetivo é chegar a 90 propriedades.
Segundo o secretário de Agricultura, Valdir Ortiz, a principal meta do programa é aumentar a produtividade, a qualidade do leite e reduzir os custos da produção, por meio de uma assessoria técnica para a implantação de novas tecnologias sob uma metodologia da Embrapa.
A média geral de produção das 1.500 propriedades leiteiras do município está em torno de sete a oito litros diários vaca/dia. A meta é que em 2020 seja possível alcançar 20 litros vaca/dia.
Vagas de emprego
A operação em três turnos deve ser a partir de outubro. Há 52 vagas em aberto que deverão preencher o terceiro turno. Há posições de nível fundamental, médio e superior completo nas áreas de administração, ciências contábeis, química de alimentos, engenharia de alimentos e/ou química, engenharia de produção, cursos técnicos nas áreas de eletrotécnica, eletrônica, automação, mecânica e formação de operadores de caldeiras.
Os interessados devem entrar em contato com o departamento de recursos humanos da unidade de Três de Maio, pelo email janice.oliveira@brasilfoods.com ou via correio: Rodovia BR 472, km 143 – Nossa Senhora do Carmo – 98.910 000 – Três de Maio-RS.

Travessia de balsa é interrompida na fronteira com a Argentina

Não há previsão de liberação
Foto:Vilson Winkler / Divulgação
A travessia de balsa na fronteira entre Brasil e Argentina foi suspensa em duas aduanas do noroeste do Estado na manhã desta quarta-feira. 
Por volta das 11h, o Rio Uruguai, em Porto Mauá, no noroeste do Estado, atingiu 9m75cm. O nível da água sobe 25cm por hora. Não há previsão de retorno da travessia.
Também está suspensa a travessia do Rio Uruguai em Tiradentes. Conforme a Brigada Militar, por volta das 9h, o rio estava em 11m50cm. Não há previsão de restabelecimento do serviço.
Em Porto Xavier, a travessia de balsa está operando normalmente.

100% das Escolas de Ensino Fundamental com Laboratório de Informática

Quando o Prefeito Orlando Desconsi assumiu, os alunos
de apenas 2 escolas tinham acesso à computadores
Na segunda-feira(29), foi inaugurado o Laboratório de Informática da Escola Municipal Princesa Isabel e na tarde desta terça-feira(30), o Laboratório de Informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Conde D’eu, no Lajeado Tarumã. Agora, está cumprida a promessa do Governo de instalar Laboratórios em 100% das Escolas(Ensino Fundamental) da Rede Municipal.
Quando o Prefeito Orlando Desconsi assumiu, os alunos de apenas 2 escolas tinham acesso à computadores. Agora, todos têm, “Celebramos 100% da Rede com Laboratórios hoje. Além disso, estamos felizes em estar aqui no Lajeado Tarumã inaugurando melhorias e os computadores, pois assim, conseguimos proporcionar boa infraestrutura para que as escolas do interior tenham as mesmas condições das escolas da cidade”, destacou o Prefeito. Além do Laboratório de Informática foram realizadas outras melhorias na escola como: revisão da parte elétrica; instalação de porta em chapa dobrada; concerto de janelas; colocação de divisórias; instalação de filtro de linha; grade; computadores; impressora multifuncional; reforma e pintura da escola em parceria com a comunidade; instalação de cortinas; instalação de brinquedos no parque infantil e aquisição de geladeira.
Somando os investimentos do Laboratório de Informática com as demais melhorias realizadas na escola, a Prefeitura investiu R$ 22.671,26. Emocionada a diretora Iris Bastos, agradeceu, “Nem tenho palavras para agradecer e descrever toda a melhoria que foi feita aqui na escola, em 22 anos que estou aqui nunca tinham valorizado a escola. O interior também merece, muito obrigada”. Nos próximos dias será realizado o cercamento com tela e postes de concreto no pátio da escola com colocação de 02 portões. A partir desse ano, a Secretaria de Educação e Juventude destinou para todas as quartas-feiras, a professora Rosane Thober que trabalha artes, recreação e informática. Também na quarta-feira, a auxiliar de serviços gerais, Solange, passou a auxilia na limpeza da escola e no preparo da merenda aos alunos. No fim da inauguração os estudantes realizaram uma apresentação artística, como forma de agradecimento.

Camionete utilizada em assalto a agência bancária de Chiapetta foi encontrada em Ijuí

Por Deise Froelich
Por volta da 1h30min desta terça-feira, a agência bancária do Banrisul foi assaltada em Chiapetta, na região Celeiro. No assalto foram utilizados dois veículos: uma camionete F-1000, cor cinza, que tinha sido furtada em Erval Seco, e um automóvel ainda não identificado. A camionete foi abandonada no Distrito de Mauá, interior de Ijuí.
Do banco foi levado apenas o revólver do vigilante. Os assaltantes arrombaram duas portas, mas não obtiveram êxito no arrombamento do cofre.
Os assaltantes fugiram em direção a Ijuí e ainda não foram localizados.  

Promoção Força Premiada Sicredi sorteou 200 motos no Mês dos Pais e 05 associados da Sicredi Noroeste RS foram contemplados


A Promoção Força Premiada Sicredi na terceira fase, para comemorar o Mês dos Pais de 16 a 31 de agosto, realizou um total de 118 sorteios, premiando associados de 118 cooperativas de todo o Brasil com motos.
No último dia 26 de agosto na sede da Superintendência Regional da Sicredi Noroeste RS em Três de Maio ocorreu o sorteio da 3° fase da promoção que contemplou 05 associados da cooperativa, sendo que cada um ganhou 01 moto Honda CG 125 Fan Ks, modelo 2011.
Ganhadores da Promoção Força Premiada Sicredi - Fase Pais  
Marilene Cristina Chassot de Crissiumal, Jair Carlos Weber de Crissiumal, Evandro Caon de Doutor Mauricio Cardoso, Pamela Aline Ludschinski e Horizontina e Juçara Schwaab de Três de Maio.                                        
Com duração até dezembro, a Promoção Força Premiada Sicredi realizará um total de 473 sorteios e distribuirá cerca de 900 prêmios, entre eles, cinco picapes Toyota Hilux no final da promoção.
Próximos sorteios:
26 de outubro:  5 videogames XBOX(sorteio na Cooperativa)
20 de dezembro: 5 Toyota Hilux (Sorteio Nacional)
 Os cupons são obtidos mediante o uso de produtos e serviços do Sicredi.

HSVP investe em capacitação para os seus colaboradores

Nas próximas semanas, outros colaboradores do HSVP
estarão participando de cursos de capacitação
Foto: Paulo Marques
Em busca de melhor qualidade e resolutividade dos processos de gestão, o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio (HSVP) está investindo  em treinamentos para os seus colaboradores. 
Entre os dias 23 e 25 de agosto, cinco colaboradores  participaram em Santa Rosa do treinamento sobre Sistema de Avaliação da Gestão – ferramenta de gestão que permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento gerencial e planejar ações visando à melhoria continua. Este instrumento, segundo os organizadores do curso, possibilita a qualquer tipo de organização, de qualquer porte, setor e estágio de gestão, avaliar o seu sistema gerencial e o seu desempenho em relação às melhores práticas adotadas por organizações de alto desempenho.
O outro grupo, formado por quatro colaboradores, participou do curso sobre Gestão Emocional, entre os dias 23 e 25 de agosto. O curso abordou desde o planejamento das pessoas em gerir seus comportamentos até o comprometimento das equipes com os resultados organizacionais.
Segundo dados do Institudo Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), e apresentados no curso, cerca de 80% das demissões no Brasil ocorrem por falta de compremetimento do colaborador com a empresa ou mau comportamento e não por falta de técnica.
O curso de Gestão Emocional teve dinâmicas em grupo, oficinas, interatividade entre os participantes, focando na motivação na liderança e trabalho em equipe. Para Odirlei Borges Peixoto, técnico de segurança do trabalho e coordenador de manutenção do HSVP, o curso demostrou a importância do desenvolvimento  do exercício dos relacionamentos,  partindo do comportamento pessoal para depois analisar as relações interpessoais no  ambiente de trabalho. “Com o curso  pude concluir que se as pessoas (profissionais)  conseguirem utilizar  as emoções ao seu  favor e, ao mesmo tempo, entender as emoções dos  colegas, poderão proporcionar um convívio com mais afabilidade, compreensão e gentileza, e  assim ter  mais chances de alcançar o sucesso no ambiente de trabalho”.
Nas próximas semanas, outros colaboradores do HSVP estarão participando de cursos de capacitação. 

Prefeitura paga abono para servidores públicos municipais

Foto: Pato Roberto
Na última sexta-feira, dia 26, o prefeito Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete, alguns servidores públicos municipais, para realizar o pagamento e quitação de direitos pleiteados em processos judiciais e administrativos.
Estiveram presentes também, os advogados dos servidores, Herton Luis Muhlbeier e o  Antônio Limberger; o assessor jurídico da prefeitura municipal, Jorge Luiz Wachter, e os secretários de Administração, João Seno Bach, e de Governo, Ernani Rehn. 
Na oportunidade, o assessor jurídico informou que, apesar da redução de R$ 1,700.000,00 em 2011, devido à diminuição da população pelo índice do IBGE, o prefeito realizou um estudo para ver se haveria possibilidade de quitar a dívida com estes servidores, que tanto contribuíram para o município. “Reunimos os processos administrativos e os judiciais, para que não houvesse prejuízos, e, hoje, estamos realizando o termo de acordo, para que os processos possam ser encerrados, com o pagamento do abono para os servidores”, destaca.
João Seno ressaltou que o assunto foi tratado com a maior pressa possível, e o Projeto de Lei Nº 36/2011, foi aprovado em uma semana pela Câmara de Vereadores. “Até o momento já encaminhamos cerca de 150 Projetos de Lei, quase todos aprovados por unanimidade, o que se deve ao empenho da administração municipal em resolver os problemas da comunidade”.
O prefeito Casali  destacou estar muito satisfeito com a quitação realizada. “Só gostaria de que os servidores se lembrassem que este pagamento só foi possível pela vontade do prefeito, pois as administrações antigas poderiam ter quitado essa dívida, e não o fizeram, mas eu resolvi fazer”, informa.
Conforme João Seno, 25 servidores receberão entre R$ 48,78 até R$ 93.883,46, somando um valor total de R$ 229.586,04. “Os servidores que têm até R$ 9 mil para receber, foram pagos em parcela única, no dia de hoje, já os que ultrapassam este valor, receberam metade do montante hoje, e irão receber a outra parte, em maio de 2012”. 
Para o aposentado Ervino Eifert Filho, que estava esperando há mais de 15 anos por esta quitação, esse valor será de grande importância para auxiliar na renda familiar.

Câmara mantém mandato de Jaqueline Roriz

Câmara vota pela absolvição e Jaqueline Roriz segue com seu mandato 
Crédito: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara
A Câmara dos Deputados arquivou o pedido de cassação do mandato de Jaqueline Roriz (PMN-DF). Foram 166 votos favoráveis e 265 contrários, com 20 abstenções. Faltaram outros 91 votos para punir a parlamentar. 
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia recomendado a cassação, conforme parecer do relator Carlos Sampaio (PSDB-SP), em junho deste ano, por 11 votos a 3. Ela foi flagrada em vídeo recebendo um maço de dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo chamado de mensalão do DEM, que levou à prisão o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. A defesa da deputada alegou que o fato ocorreu em 2006, quando Jaqueline não exercia mandato e, portanto, estaria fora da alçada do Conselho de Ética da Casa.
Em parecer de 67 páginas, Carlos Sampaio traçou um histórico de Jaqueline desde 2006, quando foi eleita deputada distrital. Foi na campanha daquele ano que ela recebeu de Durval Babosa os R$ 50 mil mostrado em fita de vídeo. Segundo o relator, se o material tivesse sido revelado na época, Jaqueline não conseguiria ser eleita, assim como se fosse apresentado na eleição do ano passado também não teria sido eleita deputada federal.
“A conduta indecorosa da deputada Jaqueline Roriz teria levado à sua cassação na Câmara Distrital como ocorreu com outros deputados”, disse o relator, lembrando da então deputada Eurides Brito e outros deputados que tiveram que renunciar ao mandato para não serem cassados. A Procuradoria-Geral da República já encaminhou denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra a deputada.

Aquisição de veículos novos

Foram dois novos veículos adquiridos
A Administração Municipal de São José do Inhacorá, através das secretarias de Saúde, Agronegócio e Meio Ambiente, no último dia 25 de agosto, estiveram recebendo 02 veículos zero quilômetro para as mais diversas atividades pertinentes a suas secretarias.
A secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, através de recursos financeiros advindos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, culminaram com um projeto no qual foi pleiteado o total de R$ 20.000,00 do Estado mais contrapartida do município, adquirindo um veículo Chevrolet Prisma, novo, modelo 2012, genuinamente destinado às atividades desta secretaria com a qual irá prestar o suporte à sua equipe multiprofissional em seus deslocamentos, treinamentos, fiscalizações e vistorias de projetos, visando o atendimento ao produtor rural em sua totalidade.
E, através de recursos do Fundo Nacional da Saúde – FUNASA para erradicação da doença de chagas, a Secretaria Municipal da Saúde, adquiriu uma camioneta Chevrolet Montana, nova, modelo 2012, com o intuito de atender as principais atividades voltadas ao combate e erradicação do barbeiro, transmissor da doença de chagas, e veículo no qual serão conduzidos os materiais de apoio para a realização de visitas e detetização nas propriedades, entre outras funções inerentes ao Programa e a Saúde Pública.

Filha de Fábio Jr. tira a roupa e curte ser paquerada

Filha de Fábio Jr. tira a roupa e curte ser paquerada 
Crédito: Divulgação / VIP
Tainá Galvão, de 25 anos, filha de Fábio Júnior, diz que fez de tudo para fugir do mundo artístico. Em entrevista à revista VIP de setembro, ela conta que tentou cinco diferentes cursos universitários até se render à música, após um puxão de orelha de seu pai. "Meu pai entrou no meu quarto e disse: Agora você vai me ouvir! Você tem um dom que Deus te deu e tem que aproveitá-lo."
Decidida a desenvolver esta carreira, a bela diz que não tem tempo para namorado, pois agora o foco é o momento musical. Entretanto, a filha de Fábio Júnior assume que curte um xaveco. "Eu gosto que me olhem. Eu gosto da paquera. Acho intrigante quando o homem fica te estudando para ver como chegar em você."