25 junho 2011

Vereador Cereser, da base do prefeito Casali, critica as estradas do interior

Mais de 1 milhão de investimento sem solução eficaz
“Não é só o presidente da Câmara de Vereadores que é cobrado pela população. Quase todos os vereadores são. E eu, por ser vereador da situação, não me furto de falar e digo que deveria ser dado um empenho maior para o pessoal do interior do nosso município, especialmente aos produtores de leite, que vivem o sofrimento de levar o tarro nas costas porque os freteiros não conseguem entrar nas propriedades ou quando entram, acabam atolando. Pode-se fazer, até de graça, o cascalhamento. Os nossos produtores merecem, porque estão fazendo com que Três de Maio se desenvolva com a riqueza que produzem”. Foi o que disse o vereador Luiz Fernando Cereser, da bancada do Partido Progressista e da base do prefeito Casali, ao usar a Tribuna na sessão ordinária de segunda-feira.
Cereser acredita que é preciso fazer uma comissão de vereadores para acompanhar o trabalho de encascalhamento no interior, através do programa que vem sendo executado pelo Executivo Municipal, de forma terceirizada, e que envolveu mais mais de 1 milhão de reais de investimento. “Existem alguns problemas que precisam ser resolvidos. A comunidade da Entrada da Barrinha está satisfeita com certos trechos de estrada, mas temos problemas porque o trabalho foi mal executado pela empresa contratada. Precisamos novamente visitar o nosso interior. Temos que cobrar porque o vereador é o fiscal do povo. Se tem coisa mal feita, tá na hora de cobrar, porque a empresa terceirizada tem uma responsabilidade sobre o que ela fez e pelo que ela recebeu para fazer. Nós temos que fazer isso”, acrescentou.

Fonte: Sessão Câmara de Vereadores Três de Maio RS em 20/06/2011

Governo confirma mais duas mortes por Gripe A no Estado

Vítimas de Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul não haviam 

se vacinado contra a doença

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), confirmou, nesta sexta-feira, cinco novos casos de Gripe A (H1N1) no Estado, sendo duas mortes. Uma das vítimas era uma de 68 anos não vacinada, de Santa Cruz do Sul, e a outra, um homem de 54 anos não vacinado e morador de Cachoeira do Sul.
Os outros pacientes são um bebê de 5 meses, não vacinado, morador de Santa Cruz do Sul e que teve alta hoje; uma jovem de 19 anos não vacinada de Santa Cruz do Sul e que também teve alta hoje; e uma mulher de 52 anos não vacinada e portadora de hipertensão, residente e internada em Santa Cruz do Sul. Desde o início do ano, foram notificados 349 casos suspeitos de Gripe A, entre os quais 20 foram confirmados e seis morreram.
Número de casos e óbitos pela Gripe A:
Santa Cruz do Sul: 6 casos confirmados, sendo 2 óbitos
Bagé: 4 casos confirmados, sendo 1 óbito
São Gabriel: 2 casos confirmados
Anta Gorda: 1 caso confirmado, que evoluiu para óbito
Cachoeira do Sul: 1 caso confirmado, que evoluiu para óbito
Camaquã: 1 caso confirmado
Chuvisca: 1 caso confirmado
Pelotas: 1 caso confirmado, que evoluiu para óbito.
São Lourenço do Sul: 1 caso confirmado.
Vera Cruz: 1 caso confirmado
Viamão: 1 caso confirmado
Vacinação
A secretaria informou ainda que receberá, na próxima semana, 300 mil vacinas monovalentes contra a Gripe A, remanejadas a partir de estoques do Pará e de Alagoas. As doses foram solicitadas para ampliar a oferta de vacina para a população e deverão ser distribuídas aos municípios pelas Coordenadorias Regionais de Saúde de acordo com o tamanho da população.
A ênfase será nas regiões que já registram circulação viral. Nos municípios, a orientação é priorizar alguns grupos, como os portadores de doenças crônicas.

Retomada travessia de balsa pelo Rio Uruguai em Porto Mauá

Em Porto Xavier travessia continua interrompida
Foto:Rafaela Fernanda Reis de Paula Mendes / Divulgação
Foi retomada no final da tarde desta sexta-feira a travessia de balsa entre Porto Mauá, no noroeste do Estado, e Alba Posse, na Argentina, pelo Rio Uruguai. Desde a manhã desta quinta-feira as travessias estavam suspensas em razão da cheia do rio, que estava 12 metros acimado do nível normal.
Cerca de 30 veículos esperavam na fila para realizar a travessia. Por volta das 17h, o rio já havia baixado três metros e seguia nove metros acima do normal.
Em Porto Soberbo, distrito de Tiradentes do Sul, também no Noroeste, o serviço foi retomado no início da tarde desta sexta-feira.
Em Porto Xavier, nas Missões, a chuva não dá trégua e na aduana que faz divisa com a cidade argentina de San Javier, a travessia de balsa ainda está interrompida.