23 setembro 2009

Zelaya diz que pelo menos 10 morreram em distúrbios em Honduras

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse hoje ter informações sobre pelo menos 10 mortes no país após os incidentes registrados na terça-feira passada entre seus simpatizantes e as forças policiais.
— Tenho informação de que mais de dez pessoas foram assassinadas ontem — disse Zelaya em declarações feitas por telefone a veículos de imprensa.
Até o momento, nem seus seguidores, nem as autoridades confirmaram essas mortes.
Segundo o presidente deposto, que retornou ao país na segunda-feira passada e desde então está abrigado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, "há centenas de pessoas detidas e, além disso, dezenas de feridos".
O porta-voz da Polícia de Honduras, Orlín Cerrato, informou hoje que apenas uma pessoa morreu até o momento em decorrência dos distúrbios registrados ontem à noite em Tegucigalpa.

DACAF realiza doações de livros ao Lar bom Pastor

Na sexta-feira, dia 18, estudantes representantes do Diretório Acadêmico da Faculdade Três de Maio (DACAF), realizaram entrega de aproximadamente 4 mil livros (obras de leitura, didáticos, romances e revistas) ao Lar Bom Pastor de Ivagaci/Boa Vista do Buricá. As doações são decorrentes da campanha realizada por ocasião dos Jogos de Integração Acadêmica (Jóia) 2009.
Entende-se que através desta ação os acadêmicos exercem papel social, compartilhando conhecimentos através da leitura, tão necessária na constituição educacional e cidadã. Participaram da entrega o Professor Sandro Ergang e os acadêmicos, Ana Luísa Sipp, Joviano Lowe, Jussara Crestani e Mariela Valquiria Grohs Estevo.
Segundo Ergang, a recepção foi calorosa e cheia de expectativas. Os meninos estavam ansiosos para ver o que havia nas caixas e mergulhar no universo da leitura. “Ao encerrarmos o protocolo de entrega fomos homenageados com canções entoadas pelos meninos”, contou o professor.

Recém inaugurado Samu gera reclamações em Ijuí

Recém inaugurado em Ijuí, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência registra as primeiras reclamações de pessoas que precisaram do serviço no fim de semana.
Na sexta-feira, Noraci de Oliveira, 59 anos sofreu uma queda de bicicleta e um morador telefonou para o 192 – centralizado em Porto Alegre –, mas não obteve o atendimento imediato e resolveu chamar os bombeiros. Noraci morreu no Hospital de Caridade de Ijuí.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste, entidade que contratou médicos, Leonir Perlin, garante a ambulância do Samu foi deslocada para socorrer a vítima, porém o local do acidente informado por telefone pelo usuário estaria incorreto.
A morte do servente não foi a única reclamação. Na madrugada de domingo, algumas pessoas acionaram o Samu em razão de um acidente na rodovia Augusto Pestana-Ijuí (RS-522), mas foram informados pelos médicos responsáveis pela Central de Atendimento que o Samu não abrange a estrada. Os bombeiros tiveram de atender os feridos.

Três de Maio e Santa Rosa com programação repleta de atividades na Semana do Idoso deste ano

Em Três de Maio, do dia 25 de setembro a 04 de outubro serão realizados diversos eventos, como pedágio da solidariedade, visitação ao Lar dos Idosos e celebração religiosa.
O ponto alto será a inauguração da Capela Ecumênica Pai Abrãao no dia 04 de outubro. Segundo a Associação Tresmaiense dos Amigos dos Idosos foram investidos cerca de R$ 200 mil doados pela comunidade na obra. Após, será realizado almoço festivo no Centro Comunitário da Comunidade Evangélica São Paulo.
A Prefeitura de Santa Rosa, através do Gabinete da Vice Prefeita e da Coordenadoria de Políticas para os Idosos, realizam até o próximo domingo (27), a Semana do Idoso. A solenidade aconteceu no Lar do Idoso de Santa Rosa e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o Prefeito Orlando Desconsi, a Vice Prefeita Sandra Padilha e o Coordandor de Políticas para os Idosos, Olmédio Bamberg.
As atividades iniciaram oficialmente na última segunda-feira (21). Segundo a Vice Prefeita, Sandra Padilha, “O objetivo da Semana do Idoso é valorizar as pessoas com mais de 60 anos através de ações que melhorem a qualidade de vida delas”.

Escolas Municipais de Educação Infantil realizaram atividades diferentes na Semana Farroupilha

Para comemorar a Semana do Gaúcho, as 14 Escolas de Educação Infantil de Santa Rosa realizaram atividades diferenciadas. Em homenagem as tradições do Estado, foram realizadas atividades artísticas, com apresentação de invernadas de CTG’s e mateada com gaitaço. A comunidade escolar também auxiliou e participou das festividades.
Os alimentos típicos também foram mostrados e oferecidos na hora do lanche para os alunos, que tiveram a oportunidade de se divertir e festejar a Semana Farroupilha com muita tradição. As mais de 1.100 crianças foram caracterizadas e conheceram um pouco mais das lendas e do folclore do Estado, em diferentes atividades realizadas nas EMEIS. Segundo a Secretária de Educação e Juventude, Neli Cadaval da Costa, “Essas atividades são muito importantes para desenvolver e cultivar a tradição gaúcha, já nas crianças, para que elas cresçam admirando a sua História”.

Câmara aprova aumento no número de vereadores do país para cerca de 59 mil

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira, em segundo turno, as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos de receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. As PECs serão promulgadas em sessão solene do Congresso. O texto mantém as 24 faixas de números de vereadores aprovadas pela Câmara no ano passado, mas muda a fórmula de cálculo das despesas. Em vez de percentuais relacionados a faixas de receita anual dos municípios, como pretendido pela Câmara, os senadores mantiveram a aplicação de percentuais com base em faixas de população, como determina a Constituição atualmente.
O substitutivo votado, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), não faz mudanças de mérito nas PECs, pois apenas reúne os dois textos em um só. A matéria teve 380 votos a favor, 29 contra e 2 abstenções. No ano passado, o Senado aprovou apenas o aumento de vereadores, transformado na PEC 336/09. Quando essa proposta foi enviada à Câmara, o então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) se recusou a promulgá-la. Ele argumentou que os senadores romperam o equilíbrio do texto aprovado antes pelos deputados (o aumento de vagas estava condicionado à diminuição de despesas).
A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial do texto já aprovado pelas duas Casas e que tratava apenas do aumento de vereadores. Em março deste ano, houve um acordo que resolveu esse impasse: as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta e o Senado desistiu do mandado de segurança no STF.
Três de Maio, deverá passar de 9 para 11 vagas.