11 novembro 2009

Inaugurada a Pracinha da E.M.E.I Dona Dodó em Três de Maio

Foi inaugurada a pracinha de brinquedos para as crianças da creche Dona Dodó, que, segundo a direção, professores e pais, era um sonho e uma antiga reivindicação.
Estiveram presentes ao ato de inauguração o prefeito municipal, Olívio José Casali; primeira-dama, Elizabeth Caraffa; a diretora da creche, Dulcemar Demo Radünz; presidente da Câmara de vereadores, Gílson A. Grando; vereador, Delmar Mébius; professores e atendentes da creche; secretários e diretores municipais; presidente do CPM, Armindo Borchat; demais autoridades, pais e alunos da E.M.E.I Dona Dodó.
Na oportunidade, fizeram uso da palavra, seguindo a ordem do protocolo, a diretora Dulcemar; o presidente do CPM, Armindo; a secretária de Educação, Maria Elena e, finalizando, o prefeito municipal, Olívio José Casali. Todos foram unânimes em suas colocações, salientando a importância daquela obra para a E.M.E.I Dona Dodó, que, além de ser atendida uma antiga reivindicação, as crianças vão poder brincar ali mesmo no local, ficando mais livres para atividades recreativas, bem como, mais seguras, pois estarão dentro do pátio da creche, aos olhos dos professores e atendentes.
A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Dodó foi fundada, em 1979, na época denominada Casa da Criança Dona Dodó. Atualmente, atende 73 crianças, que vão do berçário até o Jardim A. Possui 16 funcionários, que estão sob a direção da professora Dulcemar.
O objetivo e filosofia da escola é o desenvolvimento do processo educativo com um trabalho que priorize o brincar, a integração e a recreação, pois sabemos que aprender brincando é muito mais divertido, salientou a diretora.

Após temporal, aulas da rede municipal são suspensas em Coronel Bicaco

Um temporal no final da tarde de terça-feira alagou casas e causou estragos em Cel Bicaco, no noroeste do Estado. Parte do município ainda está sem luz e sem água e 1,2 mil estudantes da rede municipal de ensino estão sem aula.
A chuva forte começou às 16h e o volume de precipitações atingiu 200 mm em apenas duas horas. A água que transbordou do Arroio Faxinal e do Rio Paiol no início da tarde de ontem deixou mais de 500 pessoas desalojadas durante o dia. Cerca de 200 famílias foram atingidas pela enchente. Pelo menos 40 residências ficaram totalmente submersas pelas águas.
Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que passar a noite em salões comunitários e escolas da cidade. Na manhã de hoje, elas mudaram-se para a casa de parentes, enquanto equipes da Prefeitura, dos Bombeiros e a da Defesa Civil auxiliavam na recuperação dos estragos. O município está sem abastecimento de água potável e muitos poços artesianos que abastecem comunidades do interior foram inundados, prejudicando a qualidade da água potável. Parte do interior também ficou sem fornecimento de energia elétrica.
Estradas do interior estão intransitáveis e os alunos não conseguiram chegar às escolas. Conforme o Secretário de Obras, Amadeus Rodrigues Vieira, foi decretada situação de emergência no município.
Segundo o secretário municipal da Educação, Luiz Emilio Nunes Carpes, a principal razão para a suspensão das aulas foi a falta de água potável na cidade, pois poços artesianos também foram atingidos pela água do rio. O fornecimento de água está sendo normalizado na manhã de hoje pela Corsan.
Outro motivo para a suspensão das atividades escolares foi a situação das estradas vicinais. Segundo Carpes, o transporte escolar teria dificuldade para chegar até os estudantes - e muitos não poderiam ser pegos. O secretário espera que as aulas possam ser retomadas a partir de amanhã.

Empresária é assaltada no momento em que chegava no Sicredi no centro de Três de Maio

Na manhã desta terça-feira (10), por volta de 10 horas, a empresária Sandra Marasca Martini teve o malote da sua empresa roubado por um elemento que a seguiu até a frente da unidade de atendimento do Sicredi em Três de Maio. Apesar do susto a empresária nada sofreu.
Com o apoio da comunidade, o meliante Marlon Mendes Santos de 26 anos, foi preso no bairro Oriental, momentos após a fuga. Ele já tinha diversas passagens pela policia por roubos e furtos. Marlon Mendes Santos, foi encaminhado ao Presídio de Santa Rosa.
No detalhe, Marlon Mendes dos Santos.
Foto: Polícia Civil de Três de Maio

Motor de carro voa cerca de 40 metros depois de colisão com micro-ônibus em Santa Maria

Um acidente provocou transtornos no trânsito da ERS-509, no bairro Camobi, em Santa Maria, por volta das 21h desta terça-feira. Um micro-ônibus da prefeitura, que trazia pacientes que foram consultar em Porto Alegre, e um automóvel Golf, dirigido por um sargento da Base Aérea de Santa Maria, chocaram-se em frente à empresa de transporte urbano Centro-Oeste.
Segundo informações do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, o micro-ônibus sofreu uma pane elétrica perto do trevo de acesso à cidade. Como o veículo ficou sem iluminação, os policiais deslocaram uma viatura até o local para fazer a escolta do coletivo até a Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Medianeira. Quando se dirigiam ao local, o Golf, que vinha no sentido Centro-bairro, invadiu a pista contrária, desviou do carro que fazia a escolta, mas acabou acertando o micro-ônibus.
Com o impacto, o motor do automóvel foi jogado a cerca de 40 metros da pista, danificando uma cerca e caindo dentro do pátio de uma empresa. O micro-ônibus se desgovernou e parou em um terreno ao lado da rodovia. Os pacientes do coletivo e o motorista Alberi da Silva, 50 anos, não sofreram ferimentos graves. O condutor do Golf, Nilton Cesar de Oliveira Oliveira, 34 anos, foi levado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O trânsito nesse trecho da RS-509 precisou ser desviado até a retirada dos veículos, o que ocorreu por volta das 22h30min.

Mausoléu de Getúlio em São Borja será modificado

Uma modificação planejada pela prefeitura de São Borja no projeto original do mausoléu que guarda os restos mortais do ex-presidente Getúlio Vargas está inquietando arquitetos.
O monumento, construído em na Praça 15 de Novembro, no centro da cidade, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, deverá ganhar um espelho d’água. A complementação preocupa arquitetos e urbanistas gaúchos admiradores do trabalho do renomado profissional.
A diretora do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae), Maria Beatriz Kother, ressalta que é necessária uma autorização por escrito de Niemeyer para mexer no entorno do monumento. Zero Hora tentou contato com o arquiteto, mas foi informada por sua mulher, Vera, que ele seria submetido ontem a exames médicos.
– O consentimento do autor do projeto é fundamental, ainda mais em se tratando de um dos maiores arquitetos que o Brasil possui – diz Maria Beatriz, que conhece o mausoléu.
Niemeyer presenteou São Borja com o projeto em 2004, ano do cinquentenário da morte de Getúlio.
– Não conheço o mausoléu, mas acredito que é preciso a autorização para alterar a obra. Não dá para mexer em algo que não foi tu quem fez – observa o arquiteto e professor da UFRGS, Carlos Comas.
A prefeitura diz já ter conseguido a liberação de verbas federais para a obra. Do total de R$ 97,5 mil, o município entrará com R$ 19,5 mil. A prefeitura abriu processo de licitação para execução do espelho d’água. O início deve ocorrer em dezembro.
Segundo o secretário de Planejamento da prefeitura, Léo Tatsch, a intenção não foi mexer no projeto inicial de Niemeyer. Ele garante que o autor foi consultado, informalmente.
O deputado federal Vieira da Cunha (PDT), autor da emenda que libera a verba para a obra, confirma que a conversa realmente existiu, mas ressalta que o espelho d’água constava no projeto original de Niemeyer. Ainda assim, Tatsch afirma que o espelho foi projetado por um arquiteto da prefeitura.