22 setembro 2009

Balsa levada pela correnteza no norte do RS é removida

Foi removida hoje a balsa que foi levada pela correnteza no norte do Estado, e provocou desespero entre os passageiros. Vinte pessoas e dois barcos ajudaram no trabalho.
O acidente aconteceu no fim da tarde passada, quando era transportado um ônibus com 35 universitários. Eles iam de Ametista do Sul para Frederico Westphalen. No meio da travessia, a espia, cabo que direciona a embarcação, arrebentou. A balsa foi levada pela correnteza girando em direção a uma ponte.
Os funcionários conseguiram puxar a embarcação até a margem. Ninguém ficou ferido, mas os estudantes reclamam da quantidade de coletes salva-vidas.
Há 15 dias, a balsa, que tem mais de 50 anos, teria passado por uma manutenção. Diariamente, cerca de cem veículos usam o serviço.
O caminho mais rápido para quem precisa ir de Ametista do Sul para o município vizinho de Frederico Westphalen é pelo Rio da Várzea. O risco poderia ser evitado com a conclusão da ponte que liga os dois municípios, mas a obra, iniciada em 2006, está parada há um ano.

Confirmadas mais cinco mortes por gripe A no Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta terça-feira a morte de mais cinco pessoas por gripe A no Rio Grande do Sul. Das novas vítimas, duas são de Porto Alegre, uma de Três de Maio, uma de Alegrete e outra de Santa Rosa. Agora, o Estado contabiliza 183 mortes pela doença.
Veja outros dados das vítimas:
1 - Porto Alegre, primeiros sintomas em 19 de julho, óbito em 28 de julho, 30 anos, sexo masculino, comorbidade obesidade mórbida.
2 - Três de Maio, residente em Santa Rosa, primeiros sintomas 22 de julho, óbito em 06 de agosto, 25 anos, sexo masculino, sem comorbidade.
3 - Alegrete, residente em Garruchos, primeiros sintomas em 27 de julho, óbito em 06 de agosto, 36 anos, sexo masculino, sem comorbidade.
4 - Santa Rosa, residente em São Paulo das Missões, primeiros sintomas em 1º de agosto, óbito em 11 de agosto, 39 anos, sexo feminino, sem comorbidade.
5 - Porto Alegre, residente em Encruzilhada do Sul, primeiros sintomas em 20 de julho, óbito em 02 de setembro, 26 anos, sexo feminino, sem comorbidade.

Derrubada de árvores provocam reclamações de moradora do bairro Santa Rita

Na tarde desta terça-feira (22), a senhora Clari Depner, moradora do bairro Santa Rita nas proximidades da quadra de esportes, solicitou a presença da reportagem da Rádio Colonial AM, para manifestar seu descontentamento com a derrubada de um pé de manga, e a poda de outros dois no canteiro central da rua, os quais segundo ela tinham mais de 20 anos e ela própria teria plantado os mesmos naquele local, e além de dar uma gostosa fruta, também proporcionam uma bela sombra no verão.
Nossa produção acompanhou o repórter Fabrício Dockhorn no local, quando o mesmo ouviu a moradora que fez a sua manifestação de descontentamento com o fato, e também ouviu o senhor Marcos Camargo, Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Três de Maio. Marcos, alegou que a árvore que foi cortada por inteira, estava muito próxima do poste de luz, inclusive encobrindo as lâmpadas do mesmo, e as demais que foram podadas, estariam atrapalhando o caminhão do lixo que não tinha mais como entrar na rua. Quando questionado a respeito do tipo de poda, Marcos Camargo disse que ele não tem como acompanhar todo o processo, e admitiu que pode até mesmo acontecer algum tipo de erro involuntário de parte da equipe de poda da municipalidade.

Prefeitura realiza Semana do Trânsito com diversas atividades

Desde a última sexta-feira(18), está sendo realizada a Semana do Trânsito. Uma intensa programação foi organizada pela Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana com parceria de empresas, entidades e das Secretarias de Educação e Juventude e Cultura e Turismo.
O objetivo principal é promover a educação para um trânsito mais seguro. Todas as ações são voltadas para conscientização e melhoria da postura dos condutores das vias. Segundo o Secretário de Habitação e Mobilidade Urbana, Ramão Moreira, “Com a participação e o envolvimento de toda comunidade nós poderemos mudar a maneira de usar esse espaço público e nos tornarmos uma referência regional de bom uso, educação e respeito no trânsito”.
Com o tema, “Quem cuida Não Descuida”, estão sendo realizadas palestras nas escolas municipais, particulares e estaduais, blitz educativa com entrega de material, intervenções urbanas com orientações sobre o respeito às sinalizações. Estas ações, e as demais que serão realizadas até a próxima quarta-feira(30), fazem parte de um importante projeto da Secretaria.
O maior destaque da Semana é o lançamento de um programa permanente para Educação no Trânsito. Este é o terceiro eixo de trabalho da Secretaria, sendo que o primeiro trata do planejamento do sistema viário(Consultoria de Mobilidade Urbana), o segundo da fiscalização(parceria com Brigada) e o terceiro então, da educação. Através deste projeto, a Secretaria realizará atividades durante todo o ano. Sempre com a intenção de chamar a atenção da comunidade e despertar o interesse e a importância de debater a questão.

Tarde de Campo Culturas de Inverno

No próximo dia 28, a Cotrimaio, Setrem, Sicredi e Emater/Ascar RS, realizarão a Tarde de Campo Culturas de Inverno, tendo por local o Campus Setrem, com início às 14h00min, onde serão apresentadas três estações: Estação 1: "Qualidade do Trigo na Visão da Indústria", com a Doutora em Qualidade Tecnológica, Eliana Maria Guarienti; Estação 2: "Manejo da Buva a partir dos cultivos de inverno", com o Engenheiro Agrônomo, Dr. Mário Antonio Bianchi. Estação 3: "Comportamento de cultivares de trigo da Fundacep, Coodetec e Embrapa", sendo ministrado por pesquisadores destas instituições. Haverá roteiro de ônibus saindo das filiais da Cotrimaio. Inscrições abertas nas Filiais da COTRIMAIO, SICREDI e EMATER.
Haverá roteiro de ônibus saindo das filiais da COTRIMAIO:
Roteiro 1: Saída de Vila Cascata às 12h30minmin passando às 13h00min pela filial de Horizontina até Três de Maio;
Roteiro 2: Saída de Dr Mauricio Cardoso passando 12h45min até Três de Maio;
Roteiro 3: Saída de Alegria às 12h30minmin passando por Esquina Grápia, Esquina Lewiski, Ponte Schmit, Esquina Budel até Três de Maio;
Roteiro 4: Saída da Filial da Cotrimaio de Tiradentes do Sul às 11h30min passando pela filial de Crissiumal às 12h20min, seguindo por Nova Candelária até Três de Maio;
Roteiro 5: Saída às 12h30min de Sede Nova, passando às 12h45min pela filial da Cotrimaio de Humaitá às 12h40min, seguindo por Lajeado Alvorada, Lajeado Pescador até Três de Maio;
Roteiro 6: Saída de Boa Vista do Buricá às 12h40min passando por São José do Inhacorá às 13h00min, seguindo por Mato Queimado até Três de Maio.