Foi removida hoje a balsa que foi levada pela correnteza no norte do Estado, e provocou desespero entre os passageiros. Vinte pessoas e dois barcos ajudaram no trabalho.
O acidente aconteceu no fim da tarde passada, quando era transportado um ônibus com 35 universitários. Eles iam de Ametista do Sul para Frederico Westphalen. No meio da travessia, a espia, cabo que direciona a embarcação, arrebentou. A balsa foi levada pela correnteza girando em direção a uma ponte.
Os funcionários conseguiram puxar a embarcação até a margem. Ninguém ficou ferido, mas os estudantes reclamam da quantidade de coletes salva-vidas.
Há 15 dias, a balsa, que tem mais de 50 anos, teria passado por uma manutenção. Diariamente, cerca de cem veículos usam o serviço.
O caminho mais rápido para quem precisa ir de Ametista do Sul para o município vizinho de Frederico Westphalen é pelo Rio da Várzea. O risco poderia ser evitado com a conclusão da ponte que liga os dois municípios, mas a obra, iniciada em 2006, está parada há um ano.