01 julho 2013

Após reunião no Rio, Grêmio anuncia retorno do técnico Renato Gaúcho

Renato Gaúcho é o novo técnico tricolor para 2013
(Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
O Grêmio anunciou na tarde desta segunda-feira, pelo twitter oficial, a contratação do técnico Renato Portaluppi. O ex-jogador, ídolo da torcida, substitui Vanderlei Luxemburgo, demitido no sábado. Chega na terça a Porto Alegre para firmar vínculo até 31 de dezembro de 2013 e já estreia no sábado, contra o Atlético-PR, pela sexta rodada do Brasileirão.

Será a sua segunda passagem como treinador no clube que o revelou para o futebol. Trabalhou por 11 meses, entre 2010 e 2011, mesmo ano em que treinou o seu último clube, curiosamente o Furacão, rival do próximo fim de semana. Renato volta com a companhia do auxiliar Victor Hugo Signorelli e do preparador físico Alexandre Mendes. Deve ser apresentado no início e comandará o treino das 15h30m.

- Estou muito feliz por reencontrar a torcida que tanto amo - disse, via assessoria de imprensa.

O acordo foi todo costurado em uma churrascaria do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, num encontro com seu empresário Gelson Oldenburg, o diretor executivo de futebol Rui Costa e o assessor de futebol Marcos Chitolina. Jogadores da seleção brasileira, campeã da Copa das Confederações, almoçavam no local naquele momento, entre eles, Fred e Thiago Silva.

Ídolo da torcida, Renato tem boa relação com Fábio Koff. Foi jogador e campeão do mundo no primeiro mandato do presidente, em 1983. No ano passado, apoiou abertamente a campanha para Koff voltar ao comando do clube, o que acabou ocorrendo ao derrotar Paulo Odone, dirigente que demitira Renato em 30 de junho de 2011. Além de todas essas coincidências, Renato se encaixa no perfil esboçado pela direção para o novo treinador. Rui Costa disse, no fim de semana, que pretendia contratar um profissional alinhado com os valores do clube e com a "cara" do Grêmio.

Em recente entrevista à RBS TV, Renato reafirmou seu sonho de voltar a treinar o Grêmio, clube que treinou por cerca de um ano, entre 2010 e 2011, com início avassalador, tirando o time da zona de rebaixamento e o levando à Libertadores. Mas a má campanha no torneio continental e a perda em casa do Gauchão para o maior rival minaram suas chances, que parecem, agora, terem retornado com toda a força.

No sábado, logo após a queda de Luxa, em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o empresário Gerson Oldenburg havia revelado um "gosto de quero mais" do treinador em comandar novamente o clube do coração.

Descobertos genes que protegem contra ferrugem negra do trigo

Foto: Alderi Bertuzzi / Agencia RBS
Dois genes que conferem às plantas de trigo uma resistência a uma nova cepa devastadora da ferrugem negra, fungo surgido na África e que ameaça as colheitas do cereal em várias partes do mundo, foram descobertos nos Estados Unidos, informaram cientistas nesta sexta-feira.

Este avanço poderá ajudar os cientistas a desenvolver novas variedades de trigo resistentes à ferrugem negra denominada Ug99, detectada em 1999 em Uganda, antes de se propagar para o restante da África e para a Ásia, assim como para a Rússia, onde provoca perdas importantes nas colheitas.

O trigo é a fonte de 20% da alimentação mundial e a cepa Ug99 poderá afetar até 80% das colheitas do planeta, com graves consequências socioeconômicas.

A "epidemia" anterior de ferrugem negra do trigo ocorreu nos anos 1940 e provocou fome no México, e foi contida graças à introdução de plantas híbridas resistentes de alto rendimento nos anos 1950. Estas plantas tinham sido desenvolvidas inicialmente por Norman Borlaug, um fitopatologista ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que é apontado o pai da Revolução Verde.

Os dois novos genes identificados, Sr35 e Sr33, permitem que as plantas de trigo sejam resistentes à cepa Ug99 do fungo, ao 'dopar' seu sistema imunológico.

– O gene Sr35 funciona como um componente chave do sistema imunológico do trigo, ao reconhecer o patógeno invasor e desencadear uma defesa contra o parasita – explicou Eduard Akhunov, professor de Patologia das Plantas na Universidade do Kansas e principal autor da descoberta do gene Sr35.

A segunda pesquisa, realizada por um grupo de cientistas australianos, identificou o gene Sr33, que permite também às plantas de trigo se proteger contra o Ug99.

– É um avanço muito significativo – avaliou Ronnie Coffman, professor da Universidade de Cornell (nordeste), que não participou dos estudos publicados na edição desta sexta-feira da revista americana Science.

– Isto poderia produzir uma resistência duradoura contra a cepa patogênica – avaliou.

A pesquisa sobre estes dois genes resistentes à Ug99 levou vários anos em virtude da complexidade do genoma do trigo, que contém cerca de duas vezes mais genes que o DNA humano, destacaram os cientistas.

– Foi preciso extrair cada gene candidato até encontrar um capaz de dopar o sistema imunológico da planta contra o patógeno Ug99 – destacou o professor Akhunov.

– Foi um processo trabalhoso, que levou muito tempo, mas valeu a pena – destacou. Após terem identificado o gene Sr35, os pesquisadores recorreram à biotecnologia para desenvolver plantas de trigo transgênicas portadoras do mesmo gene para serem resistentes à cepa patogênica Ug99 do fungo da ferrugem negra.

Tarefa acadêmica incentiva o empreendedorismo

Alunos apresentam o puff produzido com material reciclável
Planos de negócios e exposição dos produtos confeccionados com materiais recicláveis foram apresentados durante os seminários

Os alunos do 3º semestre B do curso de Administração da SETREM foram desafiados a construírem um plano de negócio para a criação de uma empresa. Através de grupos de até quatro integrantes, e após a definição do produto, eles criaram e realizaram uma pesquisa de experimentação no mercado alvo. De acordo com o professor Jesildo Lima, coordenador da atividade, os alunos desenvolveram pesquisa através de coleta de dados secundários sobre o perfil do cliente, tamanho do mercado pretendido, custos de produção e ou comercialização, além de construírem uma descrição detalhada das etapas, análise de investimentos e projeções de um negócio. A apresentação dos planos de negócios e exposição dos produtos foi realizada durante seminário nos dias 4 e 11 de junho.

Sete grupos desenvolveram seus planos de negócios, com empresas voltadas para produção e comercialização de móveis produzidos de material reciclável, alimentos, roupas linha executiva, instalação de uma vinícola, produção de acessórios femininos (bolsa produzida com materiais recicláveis), suporte para bombas e cuia, e, ainda, testes de produtos chamados energéticos (goma de marcar energética).

“O estudo detalhado de um empreendimento se torna necessário para estabelecer previamente os resultados pretendidos pelo negócio. Dentre os setes planos de negócios desenvolvidos, seis foram apresentados como viáveis e um necessitando repensar seu dimensionamento. Para os alunos, a experiência proporcionou atrelar as teorias vivenciadas em sala de aula com aspectos práticos de empreendedorismo”, explicou Lima.

O professor comenta que o plano de negócios é uma importante ferramenta detalhada do futuro empreendimento.  No Brasil, segundo dado divulgado pelo Sebrae em 2002, 49,4% dos negócios são fechados até dois anos de existência. “Mesmo sendo o segundo país - perdemos apenas para a Turquia - com maior taxa de empreendedorismo, empreendemos por necessidade, sem antes estudar o negócio. Na disciplina desenvolvida, cada acadêmico conseguiu atrelar as teorias aprendidas com os aspectos reais de simulação de criação de uma empresa. Plano de negócios não elimina os riscos de um empreendimento, mas os minimiza, buscando maior assertividade”, adverte.

Tres-maiense é preso por contrabando de cigarro

Tres-maiense é preso por contrabando de cigarro
O homem, que conduzia um Escort foi abordado pela polícia em Vila Pranchada, interior de Dr. Maurício Cardoso. Ao revistar o carro, os policiais encontraram embaixo do banco traseiro e dentro do porta-malas 14 caixas de cigarro contrabandeados do Paraguai. No total, foram apreenidos sete mil maços das marcas Classic e Paladium.

O motorista foi preso e levado a Polícia Federal em Santo Ângelo e depois encaminhado ao presídio da cidade.

Morte violenta em Alecrim

João Schmidt foi encontrado morto neste sábado (29/06)
João Schmidt foi encontrado morto por volta das 18h30min de sábado, 29, em sua propriedade no interior de Alecrim. O corpo apresentava ferimentos na cabeça e pedaços do corpo cortados.

A equipe volante da Polícia Civil compareceu no local. A morte foi comunicada por um homem que cria bois na residência de João Schmidt. Segundo ele, vai todos os dias até o local para tratar os animais e ao chegar no final da tarde de sábado encontrou o corpo mutilado.

A Polícia investiga o caso. O corpo também apresentava vários sinais de estocadas. O local indica que houve luta corporal entre a vítima e o agressor. João era casado e pai de três filhos.

Carros da Brigada Militar são incendiados em Porto Alegre

Carros da Brigada Militar foram queimados na madrugada
em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Dois carros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram incendiados na madrugada desta segunda-feira (1), em Porto Alegre. De acordo com a BM, os veículos estavam no estacionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no centro da cidade, quando foram atingidos pelas chamas. Ainda não há informações de quem pode ter cometido o ataque e quais as motivações do crime.

De acordo com a Brigada Militar, o incêndio ocorreu por volta da 1h. Pouco antes, a BM registrou incêndio em sete contêineres de lixo também no centro da capital gaúcha. No mesmo prédio onde os carros foram queimados fica o gabinete do secretário Airton Michels, além da central de chamados de emergência para o 190.
A corporação já analisa imagens de uma câmera da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que fica na Avenida Castelo Branco, próxima ao prédio do Ciosp. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda não há previsão para manifestação oficial do órgão ou do secretário sobre o assunto, o que poderá ser decidido ao longo da manhã. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Ladrões arrombaram residências no interior de Três de Maio e Independência

Ladrões agiram durante o dia deste domingo
Airton Winkelmann, morador da localidade de Entrada da Barrinha relata que sua residência foi arrombada durante o dia deste domingo (30/06).

Segundo o proprietário da moradia, meliantes arrombaram as duas portas da casa, mexeram em tudo e levaram entre outros pertences: forno microondas, aparelho de som, roupas e cobertas, e do galpão levaram uma motosserra, uma furadeira e uma máquina de cortar carne.

O dono da propriedade disse que saiu de casa por volta das 11h da manhã, retornando próximo das 16h, quando se deparou com a casa arrombada, e segundo ele, os elementos só não levaram mais utilitários ou equipamentos por falta de espaço no veículo usado no furto. Forno elétrico, cadeiras de área e outros foram encontrados no galpão e ao redor da casa.

Em Independência neste domingo, o senhor Celeste Fabrin, relatou que saiu de casa pela manhã, por volta das 10he30min, retornando às 15h, e ao chegar em casa percebeu que mesma estava arrombada.

Os meliantes levaram da propriedade localizada próximo da cidade, uma espingarda marca Rossi e uma motosserra marca Sthil.

Também em Independência, na comunidade de São Miguel, o senhor Dari da Silva Richter, relatou que saiu de casa por volta das 11h e retornou ás 16h, quando encontrou a porta da frente da residência arrombada.

Levaram de sua propriedade, uma motosserra,  um telefone celular, uma espingarda marca Rossi, uma roçadeira marfca Husqvarna e uma cartucheira.

Produtores apostam em boa safra de cevada no Rio Grande do Sul

Mais da metade da cevada produzida no Brasil vem do estado
O plantio de cevada no Rio Grande do Sul está em ritmo acelerado e deixa os produtores gaúchos otimistas. A expectativa é que a produtividade média seja de três mil quilos por hectare, já a área plantada deve ser de 10% maior que na safra anterior.

Em uma propriedade em Coxilha, na Região Norte do Rio Grande do Sul, trigo e cevada dividem o espaço. A área destinada à matéria prima do malte cervejeiro é de 300 mil hectares. O plantio está adiantado e a produtividade da lavoura é garantida pela alta tecnologia aplicada.

"A gente está investindo para ter uma alta produtividade. Esperamos que este ano tenhamos uma boa colheita", disse a produtora rural Celi Webber Mattei.

De acordo com a Embrapa, a área destinada à cevada no Brasil deve crescer pelo terceiro ano consecutivo. A previsão é chegar aos 123 mil hectares neste ano, um acréscimo de mais de 10% com relação à safra anterior. A produção deve ficar em 350 mil toneladas do grão.

Mais da metade da cevada produzida no país é cultivada no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater, este ano o estado deve plantar em torno de 30 mil hectares com a cultura.

A instalação de uma maltaria no norte gaúcho em dezembro do ano passado contribui para a ampliação de 50% da área na região. A empresa incentiva a produção do grão, porque a intenção é utilizar 100% de matéria prima nacional na produção do malte.

Hoje, para abastecer a produção que chega a 110 mil toneladas por ano, 70% da cevada é nacional. O restante é importado de países do Mercosul. A expectativa é de que a produtividade média neste ano seja de 3 mil quilos por hectare.