24 agosto 2011

Hortigranjeiros terá maquete de tamanho real de uma propriedade rural

Coordenadora Marcia Ines Hartmann
Um trabalho conjunto das escolas da rede municipal, estadual e particular de Santa Rosa produzirá uma maquete em tamanho real de uma propriedade rural, que será exposta de 08 a 12 de outubro, durante o 28º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. A iniciativa partiu da Comissão de Educação do evento. De acordo com a coordenadora da comissão, professora Marcia Ines Hartmann, a ideia é dar visibilidade à produção das escolas. “O objetivo é mostrar o potencial criativo dos alunos e professores que atuam em nossas escolas, exaltando a arte e os materiais descartáveis  que podem virar objetos de apreciação”.
A maquete está sendo produzida por alunos de 17 escolas do município, que utilizam alguns elementos confeccionados com material reciclado e ou reaproveitável. Junto com a maquete, haverá exposição do Projeto Pescar da AGCO que fará uma roda d' água. Segundo Marcia, a intenção é fazer com que as pessoas possam circular entre os elementos da obra causando assim um maior impacto. “Queremos mostrar a história de Santa Rosa nos seus 80 anos através da demonstração artística da propriedade rural do início de sua colonização. A maquete em tamanho real causa maior impacto e as pessoas poderão circular por entre a composição”, afirma Marcia. O Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontece no parque de exposições de Santa Rosa.

Dilma é eleita a 3ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes

Na lista Dilma Rousseff fica atrás apenas de Hillary Clinton (foto) 
e Angela Merkel 
Crédito: Marcello Casal Jr / ABr / CP
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece em terceiro lugar na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, divulgada nesta quarta-feira pela revista Forbes. Entre as 100 mulheres, estão políticas, empresárias e personalidades da mídia e do entretenimento. A lista é encabeçada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de 57 anos, e em segundo lugar está a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de 63 anos. A primeira-dama dos EUA, Michele Obama ocupou o 8º lugar no ranking.
A presidente brasileira, de 63 anos, é descrita como a primeira mulher a comandar a maior economia da América Latina. "Dilma Rousseff fez manchetes quando foi eleita para liderar a maior economia da América Latina em outubro de 2010, mas de muitas maneiras a eleição não foi uma surpresa. Como primeira chefe da Casa Civil sob o presidente reformista Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, era amplamente esperado que ela o sucedesse. Foi a sua trajetória até o cargo que é marcante. Envolvida na política radical da América Latina, ela ficou presa por dois anos", diz o texto da Forbes.
A revista erra no perfil quando afirma que a atual presidente foi ministra das Minas e Energia a partir de 2001. Na realidade, Dilma passou a ocupar o cargo em janeiro de 2003, após a eleição e posse de Lula: "Em 2001, quando foi indicada para o Ministério das Minas e Energia, Rousseff começou a alterar sua visão em direção a uma abordagem mais pragmática e capitalista", escreveu a Forbes. A modelo gaúcha Gisele Bündchen, de 31 anos, é a outra brasileira que aparece na lista, em 60º lugar.
A lista traz breves biografias de todas as 100 mulheres. A mais jovem é a cantora americana Lady Gaga (nascida Stefanie Germanotta), de 25 anos, que aparece em 11º lugar. Riqueza e carisma são apontados como motivos para Gaga estar na lista. A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, de 58 anos, aparece em 17º lugar.

Inauguradas reformas na EMEI Santa Rita

Foram investidos cerca de R$ 100 mil do FNDE
No último sábado, dia 20 de agosto, foram inauguradas as reformas realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Santa Rita, que tiveram investimentos de cerca de R$ 100 mil, oriundos de recursos próprios do município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
As reformas compreenderam a construção de lavanderia, refeitório e muro em volta da escola; reforma dos banheiros, telhado e toldo; aquisição de mobiliário, forno elétrico e geladeira; instalação de dois aparelhos splits e câmeras de segurança; lixamento do assoalho; pintura interna e externa da escola e melhorias na pracinha. 
Estiveram presentes no evento o prefeito municipal, Olívio José Casali; a primeira dama Elizabeth Caraffa Casali; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Naressi; o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho; o vereador Mário Gonchoroski; a diretora da EMEI Santa Rita, Itamara Segatto; presidente do CPM, Edson Gudkoski; presidente do Conselho Escolar, Jonas Miranda; demais funcionários da EMEI Santa Rita, da administração municipal e moradores do bairro.
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou que a educação é uma das principais prioridades do executivo, que já realizou melhorias em escolas da cidade e interior, bem como a recuperação de quadras esportivas, pracinhas, e aquisição de material pedagógico, para dar melhores condições de aprendizado às crianças.
A secretária de Educação destacou que com as reformas realizadas foi possível ampliar as vagas de atendimento da EMEI Santa Rita, que vai poder atender mais 12 crianças. “Além da Secretaria de Educação se envolver com infraestrutura e com o material pedagógico, estamos fazendo o possível para que os professores tenham boas condições para ministrar suas aulas e melhorar a educação no município”, informa.
Neste sábado, dia 27, a Escola Germano Dockhorn também estará realizando a inauguração de melhorias, que compreendem a reforma total dos banheiros, pintura externa da escola, e a ampliação da sala da orientadora e psicóloga. 

Crime da mala ainda intriga a polícia de Joinville

A mãe Lindanir de Almeida com o padrasto Lourival Tibes
Foto:Claudia Baartsch / Agencia RBS
Uma mala contendo um corpo, encontrada semi-submersa na lama do mangue do rio Cachoeira, no bairro Boa Vista, zona Leste de Joinville. Esse foi o ponto de partida de uma história real, com detalhes típicos de filme de suspense, que intrigou a polícia e chocou a cidade há exatamente um ano. 
Saiba mais sobre o crime
Mas, apesar da repercussão, a trama do crime da mala ainda não teve fim. Para apurar pontos questionados pelo Ministério Público, a Polícia Civil teve de pedir mais prazo para concluir o inquérito. Já se sabe que a vítima, Ana Maria Gonçalves de Almeida, 34 anos, tentava largar as drogas e pensava em voltar para a casa da família, em Três Barras, no Planalto Norte do Estado.
Ela havia se aproximado de uma igreja e vivia na companhia de um homem que também teria se apegado à fé para tentar largar o vício, segundo a polícia apurou. Os dois dividiam o mesmo espaço em um trailer estacionado perto do templo da Assembleia de Deus no bairro Petrópolis, na zona Sul. 
Conhecidos teriam ficado sem notícias de Ana Maria por quase duas semanas antes de o crime vir à tona. Dois dias depois, houve a identificação do corpo, por causa de três tatuagens e de duas próteses dentárias.
Só que a sequência de acontecimentos, desde o sumiço até o momento em que a mulher foi encontrada morta por estrangulamento numa mala atolada em meio ao lodo poluído, formam um ponto de interrogação. 
A espera pela resposta perturba justamente quem estava mais distante de Ana Maria nos seus últimos dias de vida. A mãe e o padrasto que a criou em Três Barras não a viam há cerca de um ano, desde que ela mudou-se definitivamente para Joinville.
Antes disso, as lembranças se confundem entre momentos de felicidade e outros de preocupação. 
— Ela era uma moça bonita, vaidosa. Muito querida por todo mundo. Mas andava sempre bebendo com um namorado que ela tinha quando ainda morava aqui —, conta a mãe, Lindamir Gonçalves de Almeida, 53.
Ana Maria foi a primeira de dez filhos e a única que Lindamir teve com o ex-marido. Criada como filha pelo padrasto Lourival Tibes, 43, nunca chegou a conhecer o pai biológico. Quando era criança, passou os primeiros anos agarrada nos braços da avó.
Até que a morte da idosa, moradora do mesmo bairro, forçou aproximação maior com a mãe no começo da adolescência. E já naquela época era uma relação de idas e vindas. Lindamir perdeu as contas das vezes em que viajou a Joinville para buscar a filha adolescente. 

Acadêmicas de Enfermagem da SETREM participam de ‘Semana do Benefício’

Alunos do Curso de Enfermagem da Setrem
Na quarta-feira, dia 17, a turma 6º Semestre do Bacharelado em Enfermagem da SETREM realizou na empresa SADIA, de Três Passos, atividades referentes à ‘Semana do Benefício’.
O evento é promovido pela empresa, cujo propósito é abrir espaço para ações voltadas à promoção da saúde de funcionários. Desta forma, as acadêmicas, acompanhadas pelo professor enfermeiro Paulo F. Pereira, disponibilizaram, de forma gratuita, a verificação de hemoglicoteste e pressão arterial, bem como cálculo do índice de massa corporal dos funcionários, com a finalidade de detectar precocemente a diabetes, hipertensão e obesidade.

O PT de Três de Maio comemora 25 anos neste sábado

Presença confirmada do Presidente de Honra do
PT-RS Olívio Dutra
Neste sábado o Partido dos Trabalhadores de Três de Maio estará comemorando seu Jubileu de Prata no Salão Jardim das Acácias. Entre as 350 presenças já confirmadas, destaca-se a presença do Presidente de Honra PT Estadual Sr. Olívio de Oliveira Dutra, também do Deputado Federal Bohn Gass e do Deputado Estadual Jeferson Ferandes. Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e Presidentes do PT da Região também estarão prestigiando este momento histórico do partido.
A Programação iniciará as 19h30min com a formação da mesa oficial, seguido de jantar comemorativo, entrega de certificado a todos candidatos a cargos eletivos dos 25 anos, falas dos protagonistas de candidaturas à vereador, prefeito, deputado, primeira direção do partido, experiência do governo municipal e a primeira reeleição de Três de Maio. Como símbolo da fundação do PT Nacional fará seu pronunciamento o Presidente de Honra do PT do Rio Grande do Sul, Olivio Dutra. Após Olívio fará a homologação dos novos filiados da noite. O encerramento se dará com o corte do bolo do aniversario dos 25 anos.
Breve Histórico:
O PT de Três de Maio foi fundado em 1986. Possui em sua história 10 Presidentes. Participou de 6 eleições municipais, sendo 6 candidaturas à Prefeito; 3 candidaturas à Vice-Prefeito; 72 candidaturas à Vereador; 3 candidaturas à Deputado Estadual e 1 candidatura à Deputado Federal, perfazendo a soma a 85 pleitos eletivos.
Ivan Gollin é o Presidente do PT de T.de Maio
Segundo o Presidente Ivan Gollin, "membros do Partido também integraram e integram governos municipais da região, do Governo Estadual e Federal, demonstrando assim a importância do Partido de nosso município na construção de políticas públicas voltadas às necessidades da cidadania e ao desenvolvimento econômico com justiça social".
Sobre o próximo pleito em Três de Maio, o Presidente destaca que "o PT está preparado para assumir novos desafios e, a exemplo de 2 mandatos executivos e 13 legislativos, tem sim, um projeto de desenvolvimento para Três de Maio, o qual visa retomar a gestão e aplicação dos recursos públicos nas reais necessidades da população, priorizadas pelos munícipes. Desta forma, estaremos com o time completo: Município, Estado e País. Quem ganhará, será a população trêsmaiense" - destaca o Presidente Gollin.