01 maio 2010

Aberta oficialmente 18ª Fenasoja

Foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira a 18ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2010. A cerimônia, que ocorreu na Praça de Alimentação do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, reuniu centenas de pessoas, entre autoridades a nível estadual, federal e internacional, patrocinadores, expositores, representantes de entidades e comunidade local.
O presidente Marlon Saling destacou o trabalho voluntário realizado por mais de 200 profissionais que se dedicam na organização do evento, e diz que estes representam toda a população de Santa Rosa, que de alguma forma auxilia na realização deste importante evento para a região Noroeste do Estado. Ele destacou a importância da produção leiteira local, que além da produção de soja, garante aos produtores a renda que os fazem permanecer no campo.
Ele adianta que o evento irá incentivar e divulgar a agricultura e pecuária da região, e convidou produtores e toda a população que integrem o evento. Agradeceu ainda aos políticos que atuaram em conjunto com a Comissão Centra da Fenasoja, na busca de recursos para a realização da 18ª edição do evento.
Representando a Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, o Secretário de Estado de Relações Institucionais, Hugo Prevedello, relatou a importância da região para o Estado. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Giovani Cherini, lembrou a origem do nome de Santa Rosa: “jesuítas que habitavam a região deram à um rio aqui localizado o nome de Santa Rosa, e a cidade que se formou nos arredores deste rio, Santa Rosa, foi assim denominada”. Ele diz que lembrou a história da soja partir da cidade, o que mostra a importância da mesma e da Fenasoja para todo o país.
Representando a Câmara Federal, o deputado Henrique Fontana reforçou projetos do governo federal que chegaram e estão sendo executadas na região Noroeste, o que é divulgado durante a Fenasoja. Já o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, destacou as ações locais em prol da agricultura e pecuária, e disse sentir-se honrado em pode, juntamente da Comissão Central, organizar um evento como a Fenasoja. Lembrou também que há 80 anos Santa Rosa lançou a semente da soja, a primeira cultura plantada. Trouxe um histórico do desenvolvimento local onde, após o início do cultivo da soja, chegou a indústria de colheitadeiras, de alimentos, a bacia leiteira, a suinocultura e agora, a fabricação de máquinas de biodiesel. Destacou também o setor metal-mecânico.
“A região também está se constituindo como um pólo de alimentos, construção civil e moveleiro, e logo será reconhecida como um complexo industrial com logística facilitada, com a retomada da ferrovia, tudo graças ao início de tudo, com a produção de soja”, finalizou.
O evento contou ainda com a presença de deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais, prefeitos da região, vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, presidente de honra da 18ª Fenasoja, Herberto Werner, Presidente do Conselho Consultivo da Fenasoja, Milton Racho, Superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Francisco Signor, e autoridades da Argentina e Paraguai. A 18ª Fenasoja segue até 09 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.
Ex-presidentes são homenageados na Fenasoja
Três importantes homenagens foram realizadas na Fenasoja, na manhã desta sexta-feira(30). Uma das primeiras atividades oficiais da Feira, no primeiro dia, foi o decerramento de placas que levam o nome de ex-presidentes da Fenasoja, ao pavilhão 01, 03 e 08, do parque de exposições.
Participaram do ato, o presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Saling, o Prefeito Orlando Desconsi, demais autoridades, familiares dos ex-presidentes e a comunidade presente no parque. De acordo com o presidente da Comissão de Cultura, Vilson da Rosa Lima a intenção é resgatar a memória da Fenasoja. "Esses três nomes tiveram papel fundamental na construção da Feira e fazem parte da história”, destacou.
Através de um projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito Municipal Orlando Desconsi, o pavilhão 01 passa a ser chamado de Willi Klaus, que foi o presidente da 1ª Fenasoja, realizada em 1966. O pavilhão 03 recebeu o nome de Eugênio Eurico Pilz, presidente da 3ª Feira, que ocorreu em 1976. No pavilhão 08 a placa leva o nome de João Alberto Pulcinelli, presidente da 8ª edição, realizada em 1987.
De acordo com o presidente Marlon Saling, essas homenagens são importantes para manter presente a história da Feira e também homenagear esses importantes nomes. “Hoje nós estamos colhendo os frutos do trabalho de pessoas como esses ex-presidentes que plantaram as sementes para a Fenasoja ser o que é hoje”, destacou.
Fenasoja é considerada patrimônio histórico e cultural do RS
Um anúncio tornou ainda mais especial a abertura oficial da 18ª Fenasoja, na tarde desta sexta-feira. Uma lei que declara a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, mesma data em que foi aberta oficialmente a 18ª edição da Fenasoja.
A lei, de número 13.454/2010, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 14 de abril de 2010, e sancionada pela Governadora Yeda Crusius nesta semana, com a publicação no Diário Oficial ontem. A iniciativa de lei foi do deputado estadual Adroaldo Loureiro.
A Fenasoja completa nesta edição 44 anos de atividades, e contextualiza um título da cidade de Santa Rosa, considerada como o Berço Nacional da Soja, onde chegaram e foram cultivados os primeiros grãos de soja no Brasil. Para o presidente Marlon Saling, é grande a satisfação em receber este título no momento em que a feira abre oficialmente a 18ª edição: “este título é para os mais de 200 voluntários que trabalham voluntariamente na organização deste evento, e que representam toda a população de Santa Rosa”.
O deputado Adroaldo Loureiro diz que sente-se satisfeito em ver a lei publicada no Diário Oficial, ainda mais no dia da abertura oficial da feira.

Quase 300 pessoas foram vacinadas de forma incorreta contra a gripe A no Estado

Quase 300 pessoas foram vacinadas de forma incorreta contra a gripe A no Estado. As causa do problema ainda estão sendo investigadas.
Em Porto Alegre, cerca de 150 pessoas receberam apenas o diluente, sem o princípio ativo. O problema aconteceu nos dias 22 e 23 de março, no Posto de Saúde Santa Cecília.
O mesmo caso foi registrado em Santa Maria, com outras 135 pessoas que se vacinaram no último sábado no Posto da Vila São João.
As secretarias de Saúde dos dois municípios informaram que os pacientes que foram vacinados de forma incorreta já estão sendo chamados para refazer a aplicação.