04 julho 2012

Número de mortes por gripe A no RS chega a 15 e supera marca de 2011

Segundo Secretaria da Saúde, total de casos confirmados
chega a 99
Um homem de 54 anos é a 15ª vítima da gripe A no Rio Grande do Sul. O caso foi registrado em Encantado, na Região Central do estado, e confirmado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com isso, o número de mortes causadas pelo contágio do vírus H1N1 neste ano já ultrapassou a marca de 2011, quando foram contabilizadas 14 vítimas. O número total de casos confirmados no estado é de 99.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente era cardiopata crônico e não havia sido vacinado contra a gripe. Ele foi internado no último dia 21, três dias após ter sentido os primeiros sintomas da doença. A morte ocorreu no dia 23 do mês passado.

Também nesta quarta-feira foi confirmada a segunda morte em Porto Alegre. Trata-se de uma mulher de 58 anos, que sentiu os primeiros sintomas no dia 18 de junho e foi hospitalizada sete dias depois. A paciente era asmática e não havia sido vacinada e morreu na terça-feira (3).

Além de Porto Alegre, o município de Santo Ângelo, na Região das Missões, também já contabiliza duas mortes decorrentes de gripe A. No município, o Exército está ajudando a imunizar a população. Um posto foi montado em uma praça da cidade, onde cinco militares aplicam as doses.

A vacinação Em Santo Ângelo foi ampliada para toda a população e não apenas para o chamado grupo de risco – idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, indígenas e trabalhadores da área de saúde. Por causa disso, longas filas se formaram na praça, e a Brigada Militar foi chamada para evitar tumultos.

O lote de 50 mil vacinas que chegou essa semana à Região das Missões foi distribuído proporcionalmente ao numero de habitantes de cada município. Mas em Santo Ângelo, as 12 mil doses distribuídas na ultima segunda-feira (2), acabaram nesta quarta. Um novo lote é esperado para os próximos dias. “Nós temos informação que serão de 20 a 30 mil vacinas para a região toda”, diz o coordenador regional de saúde, Lói Roque Biacchi.

A imunização também foi liberada em Cruz Alta, onde a fila começou a se formar ainda de madrugada. Quinze mil doses vão ser distribuídas para toda a população da cidade. Segundo a SES, as prefeituras que ainda tem estoques podem decidir como fazer a vacinação. Mas alerta que a vacina está acabando/ A estratégia agora, orientada pelo Ministério da Saúde, é receitar o medicamento Tamiflu para todos os casos suspeitos de gripe A.

Em 2012, também já foram registrados mortes provocadas pelo vírus H1N1 nos municípios de Canoas, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Tupanciretã, Guarani das Missões, São Borja, São Miguel das Missões, Coronel Bicaco, Encantado, Condor e Maquiné.

Três de Maio: Silagem foi tema de palestra na Afucomaio

O Projeto Sillus, juntamente com a parceira Cotrimaio, consist
em melhorar a produtividade de leite nas propriedades
Nos últimos anos, o segmento de produção de leite tornou-se uma atividade de grande importância econômica, inserida no contexto de produção de alimentos para a sociedade, geração de emprego no campo e fonte de renda mensal para o produtor.    Logo, o desafio de aumentar a produtividade de leite, buscando maior rentabilidade, tem motivado o produtor a buscar maiores informações técnicas na produção leiteira, de forragens, bem como silagem de melhor qualidade para os animais.

Diante deste cenário, no dia 28 de junho, a Cotrimaio em parceria com a Syngenta, realizou a palestra sobre Práticas e Manejo de Silagem, com o consultor Jarbas Sperotto.

Este evento foi realizado na Afucomaio de Três de Maio, sendo o público composto por técnicos da Cotrimaio e produtores de toda a região de atuação da cooperativa. De acordo com o Supervisor de Pecuária da Cotrimaio, Eliseu Roberti, o evento foi um sucesso, uma vez que o público, composto por mais de 100 pessoas, obteve acesso à informações técnicas que fazem diferença no dia a dia do campo. O objetivo deste evento foi realizar um treinamento técnico junto com os produtores de leite da região e técnicos da cooperativa.

As apresentações foram divididas em duas partes. A primeira, contou com a participação do palestrante Jarbas Sperotto, médico veterinário, e através de sua experiência nacional e internacional no segmento de gado leiteiro, forragens e práticas de silagens, transmitiu seu conhecimento aos produtores. Dentre os principais assuntos abordados, destaca-se a importância do manejo da cultura e escolha do milho, visando silagem de alta qualidade, período e tamanho de corte da planta, os cuidados que devem ter na compactação, na retirada de silagem para os animais, bem como a importância de produzir silagem visando qualidade bromatológica e escolha de híbridos com qualidade de grãos.

Na segunda parte do evento, houve a participação de Diogo Dal Castel Nunes e Luiz Paulo Sperotto, que fazem parte do grupo Projeto Sillus da Syngenta. Assim, Diogo apresentou o objetivo do Projeto Sillus, bem como o posicionamento dos híbridos – Fórmula TL, Attack TL e lançamentos como defender TL e Feroz TL da Syngenta para a produção de silagem.

O Projeto Sillus, juntamente com a parceira Cotrimaio, consiste em melhorar a produtividade de leite nas propriedades, através da capacitação técnica do produtor, difusão de tecnologia e conhecimento sobre produção e manejo de silagem.

Para isso, de acordo com o Representante Técnico de Vendas da Syngenta, João Paulo Ferreira afirma que a empresa está realizando grandes investimentos em biotecnologia e desenvolvimento de híbridos de milho voltados para o segmento de grãos e silagem. Como resultado, nossos materiais apresentam excelente qualidade de grãos e produtividade, resultando em silagem com alta qualidade bromatológica. De acordo com João Paulo, “nossa estratégia está em pensar como o produtor”, resultando em ações diferenciadas que visam capacitação, treinamento, e disponibilidade de híbridos que possam agregar valor para o produtor, através da produção de alimento de alta qualidade para seu rebanho, resultando em maior produção de leite.

Na Cotrimaio, os híbridos disponíveis para comercialização são: Attack TL e Fórmula TL. Podem ser comercializados a prazo, ou na troca por grãos de milho ou trigo.

Três de Maio: Gerente Assistenciais estiveram reunidos no HSVP

A reunião que foi coordenada pela Ir. Rosenilde Policeno,
Vice-Presidente da ASLB 
O Hospital São Vicente de Paulo serviu na sexta-feira (29) de base para importante reunião de trabalho dos Gerentes Assistenciais das três instituições de saúde da Associação de Literatura e Beneficiência – ASLB, o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio (HSVP), Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO) e o Hospital São José de Giruá (HSJ).

A reunião que foi coordenada pela Ir. Rosenilde Policeno, Vice-Presidente da ASLB, contou com a participação do Enfermeiro Marcelo Calai Ferraz, Gerente Assistencial do HSJ do HSJ, da Enfermeira Marta Bratz - Gerente Assistencial do HBO e do Enfermeiro Paulo César Pich - Gerente Assistencial do HSVP.

Tendo como objetivo principal montar um trabalho em rede dos Gerentes Assistenciais dos três Hospitais da ASLB, a reunião teve em sua pauta os seguintes assuntos: - Apresentação de Planos de Ação; - Elaboração de Indicadores Assistenciais para ser aplicado nos três Hospitais; - Organização de treinamento para as Enfermeiras Coordenadoras.

Os encontros desta área acontecem mensalmente e o próximo está programado para mês de julho no Hospital São José de Giruá (HSJ).

Três de Maio: Motorista perde o controle de veículo e bate em dois automóveis estacionados

Os policiais da Brigada Militar estiveram no local para atender 
a ocorrência  ( Foto: Paulo Marques)
Um acidente cocorrido no inicio da tarde desta quarta-feira (04), envolveu três automóveis na Av. Santa Rosa.

Vilmar Guimarães Rosaneli, conduzia um automóvel Chevrolet Kadet com placas de Três de Maio, no sentido centro-bairro, ao chegar em frente ao Mercado Cotrimaio, perdeu o controle do veículo e bateu em dois automóveis estacionados em frente ao mercado. Os veículos atingidos, um Fiat Uno e um Renault Megane, pertencem a duas funcionárias do Mercado Cotrimaio.

No acidente ninguém ficou ferido, mas os veículos ficaram bastante danificados, principalmente o Uno que ficou prensando no meios outros automóveis.

Segundo Vilmar, condutor do Kadet, ele teria perdido o controle do volante ao desviar para não atropelar um pedestre, sendo obrigado a frear por cerca de 30  metros, perdendo o domínio do veiculo.

Naquele local na Av. Santa Rosa, existe uma faixa de segurança bem em frente ao portão de saída de pedestres do mercado.

Três de Maio: Diminuem os atendimentos a suspeitos de Gripe A no HSVP

Atualmente dentre os casos confirmados está o de um paciente
de Santo Augusto, de 56 anos, que ainda encontra-se internado
em estado grave na UTI (Foto: Paulo Marques)
O tempo seco e o calor das últimas semanas auxiliaram para diminuição ao atendimento de pacientes com suspeita de Gripe A, junto ao setor de emergência do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, que desde a última quinta-feira até o dia de ontem não havia registrado nenhum caso de paciente medicado com o antibiótico Tamiflu.

Conforme o Gerente de Atendimento do HSVP, Paulo César Pich, as medidas adotadas pela instituição como a restrição de visitas, capacitação da equipe e orientações a pacientes também contribuíram para uma diminuição de casos suspeitos.

Atualmente dentre os casos confirmados está o de um paciente de Santo Augusto, de 56 anos, que ainda encontra-se internado em estado grave na UTI do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, respirando com ajuda de aparelhos. Outro caso grave que se encontra na UTI do HSVP com suspeita de Gripe A, é de uma paciente de Alecrim, de 35 anos que deu entrada no hospital dia 27 de junho. A mesma teve exames coletados e aguarda-se o resultado oficial por parte do LACEN/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Apesar da diminuição de casos suspeitos da Gripe A, o HSVP mantém a orientação para que as pessoas restrinjam suas visitas a pacientes internados, evitando assim que o vírus H1N1 se alastre.

Três de Maio: DAF visita agroindústrias familiares de Erechim

A comitiva esteve em Erechim nesta segunda-feira (02)
COTRIMAIO juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e produtores de Três de Maio visitaram pequenas agroindústrias e a Cooperativa Nossa Terra que atua como a central de vendas na cidade de Erechim.

Dispostos a impulsionar o Departamento da Agricultura Familiar – DAF, a COTRIMAIO, depois de 2 anos, voltou a visitar a cidade de Erechim, onde foram visitadas duas agroindústrias – Padaria e Confeitaria Balat e Queijaria Pietroski, além da central de vendas – Cooperativa Nossa Terra.

O objetivo foi observar se ouve crescimento, bem como observar quais as dificuldades encontradas, equipamentos utilizados nas agroindústrias e troca de experiências com suas atividades desenvolvidas nas suas propriedades, onde seu foco é incentivar os produtores de Três de Maio e região para formar pequenas agroindústrias na produção de massas, lácteos e seus derivados, embutidos e bebidas quentes, usando adequadamente as boas práticas de fabricação – BPFs.

Um dos temas abordados foi Administração Rural – tomada de decisões e funções administrativas, onde os produtores falaram para a comitiva três-maiense como fazem o gerenciamento e administração  da propriedade, mostrando as planilhas de controle e forma de organização, sendo que na propriedade é feito o 5s, o que ajuda a manter a propriedade organizada.

O proprietário Balat relatou que aproximadamente há 10 anos iniciou a atividade de padaria numa pequena peça próximo a sua garagem onde fizeram algumas adaptações no local, usavam mesas de madeira e na época não tinha-se conhecimento da Inspeção.
Há dois anos com o apoio e incentivo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar do município começaram a mudar o sistema em função dos treinamentos, capacitações e palestras que participaram entendendo a necessidade em construir uma agroindústria, adequar-se a legislação e a forma correta da industrialização dos produtos.

Na época a mão-de-obra era exclusiva da família, os equipamentos eram improvisados e hoje foi investido aproximadamente R$ 25.000,00 em equipamentos, possuem três pessoas a mais para ajudar na fabricação e entrega dos produtos e ampliaram o local para a garagem, onde tem mais espaço físico.
Já o proprietário Pietroski, que iniciou com a fabricação de queijos com matéria-prima própria, hoje ele arremata o leite dos vizinhos.

Ambos os proprietários são associados a Cooperativa Nossa Terra e os produtos são comercializados dentro do município de Erechim na cidade, mercados e na feira realizada pela cooperativa Nossa Terra de terças-feiras e aos sábados o dia todo.

Os proprietários foram questionados sobre a lucratividade, que responderam com alegria que estão muito felizes com o resultado alcançado até o momento e ressaltaram a importância do apoio da Central de Vendas e de lideranças como incentivadores na sequência da atividade, confessaram que jamais imaginariam trabalhar com isso, nem gostavam muito desta atividade, mas que hoje gostam do que fazem, planejando continuar na atividade enquanto tiverem forças para trabalhar.

Segundo o coordenador do DAF, Silceu Dalberto, a tendência das propriedades rurais é buscar novas alternativas para agregação de renda.

Foi um dia muito proveitoso, onde a comitiva três-maiense pode sanar todas as suas dúvidas de produção e de legislação, e sair dessa visita com um amplo conhecimento.

Três de Maio: Robótica Educacional é desenvolvida na SETREM

Dentro da Robótica Educacional os estudantes são
desafiados a construir um robô 
A ferramenta visa estimular o estudante a pensar e solucionar problemas através da utilização desta tecnologia

A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação ainda é um assunto muito debatido no Brasil, em países de primeiro mundo que tem esta cultura tecnológica mais desenvolvida, esta já é uma realidade na educação, pois a grande parte da população já tem acesso a recursos como o computador, internet entre outras tecnologias.

A Robótica Educacional é uma ferramenta que visa estimular o estudante a pensar e solucionar problemas através da utilização desta tecnologia. Esta é uma ferramenta que o leva a questionar e aplicar de forma prática, os conteúdos estudados em sala de aula, desenvolvendo assim, a sua capacidade de formular e equacionar soluções.

Dentro da Robótica Educacional os estudantes são desafiados a construir um robô que pode ser desde um barco de encaixe de peças a um coração que através de programações realizadas com softwares específicos, traduz os batimentos cardíacos de um coração humano.

Dentro deste contexto, a aprendizagem e o conhecimento que os estudantes adquirem através da construção, programação e visualização prática dos conteúdos estudados em sala de aula, pode-se dizer que esta ferramenta vem somar em muito no conhecimento adquirido dentro de cada conteúdo.

S.José do Inhacorá: CRAS recebe donativos arrecadados pela São Jose Industrial

A  São José Industrial comandou a campanha
O CRAS Bem Viver de São Jose do Inhacorá recebeu na última sexta-feira (29), os donativos arrecadados pela Empresa São José Industrial.  A campanha do agasalho foi realizada pela Equipe administrativa da empresa juntamente com funcionários e demais colaboradores. Dentre o material arrecadado, grande quantidade de roupas, cobertores e calçados, que serão distribuídos às famílias cadastradas na Assistência Social que se encontram em situação de vulnerabilidade avaliadas pela Assistente Social.

Santa Rosa: Grupos da Economia Solidária discutem participação no 29º Hortigranjeiros

Os participantes relembraram a trajetória por eles vivenciada,
na Feira de 2011 
Entre os trabalhos a serem expostos, destaque para reciclagem, artesanato e alimentação.

No dia 22 de junho foi realizada uma reunião com os grupos de Economia Solidária de Santa Rosa e região. O objetivo do encontro foi discutir a participação dos empreendimentos no 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

Os participantes relembraram a trajetória por eles vivenciada, na Feira de 2011, o que os motivou para a feira deste ano. Entre os trabalhos a serem expostos, destaque para reciclagem, artesanato, alimentação entre outros.

Os grupos já participaram em vários eventos, o que lhes proporcionou experiências, momentos de trocas que vivenciam crescimento das ações dos empreendedores.

“Esta economia, que luta por igualdade, tem se apresentado como alternativa de geração de renda constrói justiça social e contribui muito, para a redução da pobreza”, destacaram destacou a coordenadora da comissão de Economia Solidária do Encontro, Rosemeri de Mattos da Silva.

O 29º Hortigranjeiros, que tem entrada gratuita, acontecerá de 08 a 12 de agosto no parque de exposições de Santa Rosa.

Palmeira das Missões: Acidentes em rodovias causam duas mortes

Acidente causou morte do condutor do Gol em Palmeira das
Missões (Foto: Divulgação/PRF)
Duas pessoas morreram em acidentes nesta terça-feira (3) em rodovias federais do Norte do Rio Grande do Sul. Um motociclista de 39 anos foi vítima de uma colisão na BR-386 em Seberi, e um motorista, Jorge Barbosa Fagundes, de 67 anos perdeu a vida na BR-158, em Palmeira das Missões. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.

O primeiro acidente foi registrado no trevo de acesso a Palmeira das Missões, no quilômetro 96. A vítima trafegava pela BR-468 em um Gol que, ao cruzar a BR-158, bateu em uma carreta que havia saído de Frederico Westphalen transportando peças automotivas, com destino a Rio Grande, no sul do estado. O homem morreu na hora. A PRF suspeita que a vítima não teria respeitado a sinalização. O condutor do caminhão, de 31 anos, não se feriu.

Motocicleta ficou danificada após acidente em Seberi
(Foto: Divulgação/PRF)
Por volta das 19h, no quilômetro 51 da BR-386, uma motocicleta se chocou de frente com um furgão ao tentar converter à esquerda para entrar em um posto de combustível. O motociclista, Anildo Ildo Sierota, 39 anos, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Seberi, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a PRF, a vítima não tinha carteira de habilitação. O condutor do furgão foi submetido a um teste do bafômetro, que não apontou uso de bebidas alcoólicas.