04 julho 2012

Número de mortes por gripe A no RS chega a 15 e supera marca de 2011

Segundo Secretaria da Saúde, total de casos confirmados
chega a 99
Um homem de 54 anos é a 15ª vítima da gripe A no Rio Grande do Sul. O caso foi registrado em Encantado, na Região Central do estado, e confirmado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com isso, o número de mortes causadas pelo contágio do vírus H1N1 neste ano já ultrapassou a marca de 2011, quando foram contabilizadas 14 vítimas. O número total de casos confirmados no estado é de 99.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente era cardiopata crônico e não havia sido vacinado contra a gripe. Ele foi internado no último dia 21, três dias após ter sentido os primeiros sintomas da doença. A morte ocorreu no dia 23 do mês passado.

Também nesta quarta-feira foi confirmada a segunda morte em Porto Alegre. Trata-se de uma mulher de 58 anos, que sentiu os primeiros sintomas no dia 18 de junho e foi hospitalizada sete dias depois. A paciente era asmática e não havia sido vacinada e morreu na terça-feira (3).

Além de Porto Alegre, o município de Santo Ângelo, na Região das Missões, também já contabiliza duas mortes decorrentes de gripe A. No município, o Exército está ajudando a imunizar a população. Um posto foi montado em uma praça da cidade, onde cinco militares aplicam as doses.

A vacinação Em Santo Ângelo foi ampliada para toda a população e não apenas para o chamado grupo de risco – idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, indígenas e trabalhadores da área de saúde. Por causa disso, longas filas se formaram na praça, e a Brigada Militar foi chamada para evitar tumultos.

O lote de 50 mil vacinas que chegou essa semana à Região das Missões foi distribuído proporcionalmente ao numero de habitantes de cada município. Mas em Santo Ângelo, as 12 mil doses distribuídas na ultima segunda-feira (2), acabaram nesta quarta. Um novo lote é esperado para os próximos dias. “Nós temos informação que serão de 20 a 30 mil vacinas para a região toda”, diz o coordenador regional de saúde, Lói Roque Biacchi.

A imunização também foi liberada em Cruz Alta, onde a fila começou a se formar ainda de madrugada. Quinze mil doses vão ser distribuídas para toda a população da cidade. Segundo a SES, as prefeituras que ainda tem estoques podem decidir como fazer a vacinação. Mas alerta que a vacina está acabando/ A estratégia agora, orientada pelo Ministério da Saúde, é receitar o medicamento Tamiflu para todos os casos suspeitos de gripe A.

Em 2012, também já foram registrados mortes provocadas pelo vírus H1N1 nos municípios de Canoas, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Tupanciretã, Guarani das Missões, São Borja, São Miguel das Missões, Coronel Bicaco, Encantado, Condor e Maquiné.

Nenhum comentário:

Postar um comentário