30 setembro 2011

Dia Nacional do Vereador

Atual composição da Câmara de Vereadores de T.de Maio
O Dia Nacional do Vereador é comemorado em 1º de outubro, sendo ele o primeiro cidadão com efetivo exercício político no Brasil. Comemorar a data nacional consagrada ao vereador põe em evidência o reconhecimento a esse "interlocutor insubstituível" dos cidadãos. O vereador é, sem dúvida, o representante mais presente do poder público, no que este tem a ouvir, compreender, interpretar e transformar as demandas populares em respostas. Mas, infelizmente, do vereador se cobra uma função assistencialista sempre que faltam respostas adequadas dos demais poderes locais. O vereador é o fiscal primeiro do dinheiro público, porque observa diretamente, vê de perto as condições em que vivem os munícipes. Cabe ressaltar que o vereador é um legítimo representante popular, legislando sobre interesses locais, responsabilizando-se em aprovar leis que regulam a vida de cada município.

Casal de jovens é encontrado morto em apartamento na Cidade Baixa

Corpos encontrados no local apresentavam sinais de violência
Foto:Andréa Graiz
Um casal de jovens foi encontrado morto nesta manhã em um apartamento na Rua da República, Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Os bombeiros foram chamados ao local para conter um princípio de incêndio na residência, que fica no segundo andar de um prédio, e se depararam com os corpos de Bruno Rodrigues do Canto, 21 anos, e Gabriela Coelho Bittencourt, 20 anos.
Os corpos apresentavam sinais de violência. Segundo a delegada Clarissa Demartini, Gabriela teria sido estrangulada. A polícia encontrou marcas de facadas no corpo do rapaz. As chamas foram contidas e a polícia faz perícia no local.

Gisele Bündchen estrela polêmica sobre sexismo

Acionado, o Conar informou ontem que não se pronunciaria por não ter
sido comunicado oficialmente da representação
Bem-sucedida e listada entre as profissionais mais bem pagas do planeta, a gaúcha Gisele Bündchen foi parar no meio de uma polêmica sobre o papel da mulher. A top model estrela campanha que teve suspensão pedida pela Secretaria de Políticas para Mulheres.
Conteúdo sexista – que discrimina o indivíduo por seu gênero – foi a alegação do órgão do governo federal para pedir ao Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) a suspensão da campanha publicitária “Hope ensina”. Em comercias na TV e anúncios impressos, Gisele aparece em roupas íntimas e sugere que essa é a melhor maneira de contar más notícias ao marido. A secretaria considera que o conteúdo discriminatório infringe os artigos 1º e 5º da Constituição Federal.
Acionado, o Conar informou ontem que não se pronunciaria por não ter sido comunicado oficialmente da representação. A secretaria informou ter recebido, por meio de sua ouvidoria, manifestações de indignação. Versões do comercial foram removidas até do YouTube, apresentando a mensagem “Este vídeo foi removido porque seu conteúdo violou os Termos de Serviço do YouTube”.
A fabricante de lingerie Hope divulgou nota sobre a polêmica. Ponderou que “foi para evitar (…) viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente.” Terça-feira, Gisele estava em Itu (SP), e ontem ainda mantinha em seu site uma imagem da campanha da Hope.
Episódios semelhantes já provocaram a retirada de comerciais do ar. Foi o caso recente de uma campanha das Havaianas em que uma avó dizia à neta que não precisava namorar, apenas fazer sexo. Diante da reação de parte do público, a empresa decidiu exibir o vídeo polêmico só na internet.

Afastadas há mais de 30 anos, gêmeas se reencontram em Humaitá

Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
Um abraço apertado esperado por mais de três décadas. Esta possibilidade motivou sorrisos e muita prosa no reencontro de duas irmãs gêmeas. A alegria do reencontro em Humaitá, onde uma delas mora, contagiou a toda família.
A aposentada Lúcia Elli, 79 anos, nasceu no interior de Crissiumal e há muitos anos mora em Humaitá. A irmã, Margarida, há mais de 50 anos foi morar no Paraná. Neste período elas se viram apenas uma vez.
Depois de muitos anos afastadas as duas sentaram lado a lado, adivinha para quê? Contar histórias…
- Lembra que nós éramos seis mulheres e sempre tinha um namorado lá em casa? – comenta Lucia.
- Às vezes o pai não queria, mas a gente namorava – foi a resposta de Margarida.
- Sempre tinha que ter a polícia junto. Não deixava a gente namorar sozinhas – finaliza a irmã.
Para que o reencontro fosse possível, uma das filhas procurou em várias cidades do Paraná. Depois de anos ela procurou no cadastro do INSS e teve sucesso.
- Foi o maior presente que eu podia para dar para minha mãe, agora que ela está fazendo 60 anos de casamento. Procurei um ano e meio para achar a tia – conta a funcionária pública Sidia Hartmann.
A partir de agora, as irmãs prometem estar sempre em contato, se visitarem com mais frequencia e repetirem por muitas vezes a dança que animou o reencontro.

Esquadrilha da Fumaça atrai milhares de pessoas para o Parque de Exposições

A demonstração foi realizada com sete aviões, de modelo Tucano, 
a 300 pés, o que equivale entre 70 a 100 metros de altura
Nem o sol escaldante da tarde de hoje, nem o engarrafamento nas ruas de Três de Maio, conseguiram fazer com que a comunidade de Três de Maio e região deixassem de se dirigir ao  Parque de Exposições Germano Dockhorn. 
Quilômetros de engarrafamento fizeram com pessoas deixassem seus veículos nas adjacências e continuasse o resto do trajeto caminhando, juntamente com a  multidão que rumava para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
O Esquadrão já havia se apresentando no município em 1993, em evento realizado pela Rádio Colonial AM, nas comemorações do aniversário da emissora e do município de Três de Maio, e garantiu novamente o sucesso de público, que assistiu encantado as manobras dos pilotos, que eram também narradas pelo locutor.
A demonstração foi realizada com sete aviões, de modelo Tucano, a 300 pés, o que equivale entre 70 a 100 metros de altura, e as manobras foram realizadas especificadamente para o Parque de Exposições, mas isso não impediu que moradores das redondezas também pudessem apreciar as acrobacias.
O Esquadrão já havia se apresentando no município em 1993
Fotos: Pato Roberto
Ao final da apresentação, o locutor entregou brindes para as crianças que soubessem responder corretamente algumas questões sobre a EDA, e o prefeito municipal, Olívio José Casali, entregou o certificado de Hóspede Oficial para os capitães Álvaro Escobar Veríssimo e para o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves.