02 dezembro 2011

Últimos dias para as inscrições no Vestibular SETREM

Encerra no dia 08 de dezembro (terça-feira) o prazo para as inscrições no Vestibular 2012 da SETREM. O processo seletivo acontece no dia 10 de dezembro, às 14h, no Campus da Instituição.
São 440 vagas disponíveis em nove cursos de graduação oferecidos pela SETREM: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Design de Moda.
As inscrições estão sendo realizadas através do site www.setrem.com.br/vestibular ou no Campus SETREM. O investimento é de 50 reais e pode ser pago nas Unidades do Sicredi Noroeste.

Professores da rede estadual encerram greve no Estado

Assembleia foi realizada na tarde desta sexta-feira 
Foto: Adriana Franciosi
Cpers promete boicotar as conferências previstas para discutir a restruturação do Ensino Médio que devem ocorrer até o início do novo ano letivo
Após 12 dias de baixa adesão, termina a greve do magistério da rede estadual no Rio Grande do Sul. A suspensão foi decidida, às 16h desta sexta-feira, em assembleia na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
Os professores afirmam que permanecerão mobilizados para garantir o pagamento do piso e contra a reforma do Ensino Médio. Na avaliação da presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, o movimento já conseguiu provocar na sociedade o debate sobre as reivindicações da categoria.
O sindicato marcou para a segunda quinzena de março uma nova assembleia geral para reavaliar a posição de greve. Nesta data, promete denunciar, formalmente, as "intransigências" do governo Tarso Genro. A direção do Cpers promete boicotar as conferências previstas para discutir a restruturação do Ensino Médio que devem ocorrer até o início do novo ano letivo.

Valério e mãe de piloto da F1 são presos em operação na BA

Marcos Valério foi preso com três sócios em Belo Horizonte 
Crédito: Marcelo Prates / Hoje em Dia / CP
Entre as 15 pessoas presas suspeitas de participar de um esquema de grilagem de terras em São Desidério (BA), está a mãe do piloto de Fórmula 1 Luiz Razia, a ex-tabeliã do município de Barreiras Ana Elizabete Vieira Santos. Além dela, foi detido o publicitário e empresário Marcos Valério, com três sócios, em Belo Horizonte.
A Polícia Civil baiana, em conjunto com o Ministério Público da Bahia e de Minas Gerais, cumpriu 23 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo juiz da comarca de São Desidério, Gabriel Moraes Gomes, a pedido do MP, em três Estados (Minas Gerais, Bahia e São Paulo). 
As investigações duraram 17 meses. São dez presos na Bahia, quatro em Minas e um em São Paulo – o empresário Marcus Vinícius Rodrigues de Martins. Os suspeitos, empresários, advogados e funcionários de órgãos públicos da Bahia, são acusados de falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha. 
Eles teriam montado um esquema de registro de imóveis inexistentes, que eram dados como garantia de transações financeiras. Os quatro presos em Minas e o preso em São Paulo devem chegar à Bahiahoje, onde prestarão depoimento.

Ver. Orlando Maier critica o Projeto de Lei 56/2011 que cria novos cargos

Ver. Orlando Maier da bancada do PT
Ao fazer uso da Tribuna durante a 28ª Sessão Ordinária na segunda-feira, dia 28 de novembro, o vereador Orlando Maier comentou que o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, busca a implantação de um Centro de Hemodinâmica, que também beneficiará o município de Três de Maio. Acontece que esta região concentra a maior população com problemas cardiovasculares do Estado do Rio Grande do Sul, e toda a estrutura seria montada para o tratamento cardiológico, que futuramente se transformaria no Centro de Hemodinâmica.
O processo precisa ser credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é necessário se levar em consideração que 2012 é ano eleitoral, e que depois de 28 de fevereiro não podem mais serem liberados recursos estaduais e federais. “Torcemos para que Santa Rosa consiga o credenciamento do projeto de Hemodinâmica, o que, sem dúvida, será importante para o município e também para a nossa região, tornando mais rápido o processo de tratamento e diminuindo o sofrimento dos pacientes”, afirmou.
Orlando Maier também se referiu ao Projeto de Lei nº 56/2011, de origem executiva, apontando a necessidade da criação de cargos. Acrescentou que as atribuições já estão sendo executadas por servidores públicos municipais. “Esses servidores estão descontentes com a possível criação de novos cargos, devido ao alto salário que será pago aos seus ocupantes. Entendo que esse dinheiro poderia ser usado em outras prioridades, como por exemplo, na recuperação da ambulância que está parada no parque de máquinas da prefeitura municipal, por falta de manutenção”, finalizou o parlamentar petista.

28ª Sessão Ordinária de 2011

Ver. Ivo Novotny, presidente do Legislativo tres-maiense
Dia 28 de novembro, segunda-feira, tendo por local o auditório da ACI, foi realizada a 28ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio, presidida por Ivo Novotny e secretariada por Gilson Antonio Grando. Também estiveram presentes os seguintes vereadores: Alexandre Classmann, Delmar Mebius, Fernando Vanin Trage, Jorge Ibanês Leite de Oliveira, Luiz Fernando Cereser, Lírio Roque da Rosa e Orlando Maier.
Expediente
O secretário da Mesa Diretora, vereador Gilson Grando procedeu à leitura do expediente recebido e demais documentos: Projeto de Lei nº 57/2011 altera o Parágrafo 3º do Inciso VI do Artigo 1º de março de 2008. Projeto de Lei nº 59/2011 cria e institui a implantação  da Área Industrial II, com dimensão de 131.867,97 m² ( cento e trinta e um mil, oitocentos e sessenta e sete metros e noventa e sete decímetros quadrados), situada à margem  da BR - 472, no subúrbio da cidade de Três de Maio. Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município de Três de Maio, alterando em parte o Artigo 7º da Lei Orgânica do Município de Três de Maio. Indicação Legislativa nº 18/2011, de autoria do vereador Delmar Mebius, do PSD, pedindo que o Poder Executivo Municipal faça um estudo para a construção de uma pista para pratica do esporte de arrancada automobilística (Arrancadão) em área do município de Três de Maio. Indicação Legislativa nº 19/2011, de autoria do vereador  Gilson Antonio Grando, do PMDB, solicitando que o Poder Executivo crie a Secretaria Municipal da Mulher. Indicação Legislativa nº 20/2011, de autoria do vereador Delmar Mebius, do PSD, indicando que o Poder Executivo Municipal providencie a construção de uma pracinha no terreno de propriedade da Prefeitura Municipal, no loteamento Sol Nascente.  
Ordem do Dia
Todos os Líderes de Bancadas declinaram da palavra no período do Pequeno Expediente. Na Ordem do Dia, foi colocado em discussão e votação o Projeto de Lei nº 57/2011, aprovado por unanimidade. Na discussão do Projeto de Lei nº 59/2011. Luiz Fernando Cereser destacou a importância da aprovação do projeto para instalação de novas indústrias e recondução de algumas que se encontram em áreas residenciais. Alexandre Classmann ressaltou que a expansão da Área Industrial II deve atrair novas indústrias, gerando renda e emprego. Delmar Mebius parabenizou o prefeito Olívio José Casali pelo projeto que deverá trazer mais progresso para o município.
Grande Expediente
Delmar Mebius (PSD) cumprimentou o secretário municipal da Saúde, Valdemar Fonseca, presente na sessão, pelo trabalho realizado e superação das dificuldades da área. Disse ter conversado com o prefeito Casali, que se comprometeu a proceder o alargamento da ponte de acesso à Vila Consolata. Comentou as indicações de sua autoria, pedindo a construção de uma praça no Bairro Sol Nascente, visando proporcionar aos moradores do local um local para lazer. Também destacou que solicitou a construção de um local seguro para a prática de arrancada automotiva (arancadão).
Luiz Fernando Cereser (PP) relatou sua participação na audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual, revelando que a maior parte dos recursos já está comprometida, sobrando uma pequena parcela para investimentos. Destacou que com os novos empreendimentos industriais estabelecidos no município a arrecadação de impostos deverá ser maior nos próximos anos.  Solicitou o envio de um ofício à Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação da Emenda 29 e da proposta de divisão igualitária, entre todos os estados, dos royalties do petróleo. Disse ter visitado o Bairro Esperança no qual já foram construídas dez casas e realizado o calçamento de um trecho da rua, proporcionando qualidade de vida aos moradores e revitalizando o local. Encerrou comentando as denúncias envolvendo ministros do Governo Dilma.
Gilson Antonio Grando (PMDB) comentou sobre a sua indicação para a criação da Secretaria Municipal da Mulher, visando ampliar os serviços realizados pela Coordenadoria da Mulher, pois a mesma contará com um orçamento próprio. Comentou o Projeto de lei nº 56/2011, de origem Executiva, afirmando que o mesmo deverá ser analisado, e se ocorrer o entendido que o mesmo é bom para a Saúde, o projeto deverá ser aprovado em breve. Pediu a ampliação dos serviços de máquinas do município em propriedades do interior, visando beneficiar os produtores rurais, além de servir como um incentivo a produção agrícola e pecuária leiteira. Parabenizou o comando da Brigada Militar  pelo trabalho desenvolvido com crianças e pais em programas de educação e orientação em Três de Maio. Comentou a reforma do prédio da Câmara de Vereadores, que proporcionará uma melhor infraestrutura para o uso da comunidade três-maiense. 
Alexandre Classmann (PTB) elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário municipal da Saúde, Valdemar Fonseca. Comentou sobre o orçamento do próximo ano, que mesmo enxuto deverá atender algumas reivindicações, como o calçamento em bairros e distritos do município. Parabenizou o Oriental Futebol Clube pelos 86 anos de fundação. Relatou o andamento do Campeonato Varzeano de Futebol de Campo, além de destacar a participação de Três de Maio na Taça RBS de Futsal 2011.
Orlando Maier (PT) comentou que o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, está buscando a implantação de um Centro de Tratamento Cardíaco, beneficiando a região Noroeste do Rio Grande do Sul. Falou sobre o Projeto de Lei nº 56/2011, apontando algumas questões como a necessidade de criação dos cargos, visto que essas atribuições já estão sendo exercidas por servidores, os quais estão descontentes com a possível criação dos novos cargos, devido ao alto salário que será pago. “Esse dinheiro poderia ser usado em outras prioridades, como por exemplo, na recuperação da ambulância que está fora de uso no parque de máquinas da prefeitura municipal”.
Lírio Roque da Rosa (PMDB) relatou os muitos pedidos que recebe quase que diariamente de moradores que cobram o calçamento de algumas ruas, sugerindo que, quando for feito o loteamento de uma área, imediatamente se providencie o calçamento das ruas, bem como a instalação das redes de água e luz. Pediu uma melhor sinalização de trânsito em alguns pontos da cidade. Encerrou comentando o Projeto de Lei n° 56/2011, ressaltando que o mesmo deverá ser analisado, pois a redação, na sua opinião, está confusa.
Jorge Ibanês Leite de Oliveira manifestou-se favorável às proposições apresentadas na sessão. Relatou ter sido cobrado pelos moradores do Bairro Sol Nascente, que pedem a modificação do trevo de acesso ao bairro. Falou que a ampliação da Área Industrial II deverá beneficiar as empresas do município e atrair novos empreendimentos. Destacou a necessidade de contratação dos servidores, como pede o Projeto de Lei nº 56/2011, devido o aumento na demanda na Secretaria Municipal de Saúde.
Fernando Vanin Trage (PT) pediu o envio de um ofício a Associação Cultural e Desportiva Oriental Futebol Clube parabenizando pelos seus 86 anos de fundação. Convidou a todos para participar das festividades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Afirmou que o Projeto de Lei nº 56/2011, do Executivo Municipal, fere alguns princípios legais e lembrou que na administração municipal anterior essas atribuições eram desempenhadas por servidores efetivos e em comissão que realizaram um excelente trabalho, levando o município a conquistar o segundo lugar em saúde no Rio Grande do Sul. Sugeriu que o dinheiro que seria pago aos novos cargos seja usado para recuperar a ambulância que está parada no parque de máquinas e pediu maior investimento na saúde preventiva no município.
29ª Sessão Ordinária
A 29ª Sessão Ordinária do ano de 2011 será realizada na segunda-feira, dia 05, às 20h30, no auditório da ACI, com transmissão pela Rádio Colonial.

Quadrilha explode agência bancária no Sul do Estado

Quadrilha explode agência bancária em Tapes, no Sul do Estado 
Crédito: Pedro Revillion
Uma quadrilha explodiu uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta sexta-feira, em Tapes, no Sul do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), seis homens teriam chegado a avenida Assis Brasil, no Centro da Cidade, em dois carros. Com a ajuda de dinamite, os criminosos danificaram ao menos quatro equipamentos da sala de atendimento. 
A BM afirma que a ação foi muito rápida porque não houve confronto com a quadrilha. Os policiais foram acionados por guardas noturnos que trabalham na região. No local, foram encontradas sete cápsulas de fuzil, arma de uso restrito do Exército. 
Conforme o delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Juliano Ferreira, a polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido cometido por quatro homens. "Testemunhas nos afirmaram que viram de seis a oito homens no local, mas, pela nossa experiência, a gente acredita que tenham sido quatro pessoas em um veículo apenas. Dois entraram na agência para manipular os explosivos e os outros dois ficaram no carro. É possível que a quadrilha tenha dois atiradores", explicou. 
Os policiais não sabem afirmar a quantidade de dinheiro levada pelos criminosos. "O local agora está isolado, com a sala de atendimento totalmente destruída. Um dos caixas eletrônicos se partiu depois da explosão, o que nos leva a crer que uma quantidade de dinheiro foi levada. No entanto, nós só poderemos afirmar isso depois do trabalho da perícia", ponderou Ferreira. A BM realiza buscas na região com a ajuda do Deic.

Não-Me-Toque terá fábrica de tratores

Tratores Stara de Não-Me-Toque
A empresa de implementos agrícolas Stara anunciou, ontem (1), que a sua nova fábrica de tratores será instalada em Não-Me-Toque, na Região do Alto Jacuí. O investimento de R$ 75 milhões, que era disputado por outros estados, como o Paraná, e foi alvo, inclusive, de uma chuva de propostas de prefeituras gaúchas, ficará no município-sede da empresa, onde o grupo já emprega 1,8 mil funcionários. A nova unidade de 30 mil metros quadrados levará entre 18 e 24 meses para ser construída e entrar em operação.
Em 2016, a meta é fabricar 2 mil tratores por ano, com produção da maioria dos itens no RS. A unidade deve gerar 500 empregos diretos e 250 indiretos e atingir faturamento anual de R$ 450 milhões até 2016. Os equipamentos serão produzidos com a tecnologia da companhia argentina Pauny. Os tratores de 180 cv a 310 cv chegarão ao mercado com a marca Rinno S.
A nova fábrica integra projeto de expansão da Stara para os próximos cinco anos que soma investimento total de R$ 100 milhões. Os R$ 25 milhões restantes devem ser aplicados em centro para produção de máquinas na Argentina.
A notícia, formalizada na noite de ontem durante show em Não-Me-Toque, foi comemorada por lideranças e autoridades. O secretário de Desenvolvimento de Não-Me-Toque, Jair Kilpp, disse que o empreendimento representa um marco para o município. "Não-Me-Toque será outra", pontuou. Representando o governador Tarso Genro, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destacou que a decisão da empresa de instalar fábrica no RS é uma vitória de todos e "enche de orgulho os gaúchos".
Fundada há 51 anos, a indústria também vai organizar um centro de pesquisa no Estado. 

Estudante é amarrada e assaltada na rodoviária de Cruz Alta

Mulher de 30 anos desceu de ônibus para ir ao banheiro, quando foi atacada
Uma passageira foi amarrada e assaltada dentro do banheiro da Estação Rodoviária de Cruz Alta, na região noroeste do Estado, na noite de quinta-feira. Por volta das 19h, a estudante de 30 anos, que estava em um ônibus da linha Posadas (Argentina)-Florianópolis, desceu na rodoviária para ir ao banheiro.
Minutos depois, uma mulher de aproximadamente 35 anos teria entrado no local com uma faca. Ela teria feito ameaças à estudante e a agredido. A mulher amarrou a vítima e levou seu cartão de crédito e celular.
A estudante foi encontrada quando um funcionário da rodoviária entrou no banheiro após o motorista do ônibus ter sentido a falta dela. Na rodoviária de Cruz Alta não há seguranças nem câmeras de videomonitoramento.